“Como se veste um dândi londrino” – mesmo aqueles que faltaram às aulas de literatura lembram-se destas palavras. Estas socialites impecavelmente vestidas estão associadas ao século XIX, com ternos perfeitamente ajustados e modos aristocráticos. A imagem ficou tão arraigada na mente dos escritores que para a imagem do dândi eles criaram um gênero próprio na literatura - o “romance da moda”, onde o personagem principal era um jovem estiloso que levava um estilo de vida boêmio. Este artigo é dedicado à imagem mais paradoxal do século retrasado - o dândi. Vejamos a história desse tipo sociocultural, de onde surgiu o fenômeno dândi e como costurar um terno dândi em casa. Façamos já uma reserva: este trabalho é pensado para pessoas que já têm experiência no corte de produtos complexos ou que estão dispostas a dedicar muito tempo a um trabalho minucioso para deixar o fato perfeito.
Quem são os dândis e de onde vieram?
Os primeiros dândis começaram a percorrer as ruas da Inglaterra no final do século XVIII.Paradoxalmente, os jovens sofisticados que eram tão cuidadosos com a elegância dos seus trajes e penteados, não perdiam um único evento social e ainda são associados aos aristocratas, eram na sua maioria... filhos de burgueses ricos. Toda a sua aparência, modos e desejo de se elevar acima da sociedade eram uma espécie de compensação excessiva por suas origens humildes. Um verdadeiro dândi é aquele que, à primeira vista, está vestido com modéstia e reserva, mas após um exame mais detalhado fica claro que dedicou tempo e dinheiro suficientes à sua aparência. Sem cores brilhantes ou decorações cafonas - a ênfase está na alfaiataria impecável (é por isso que costurar um terno elegante requer muita paciência). Talvez tenha sido por causa de sua posição intermediária entre a burguesia e a aristocracia que surgiu outra característica distintiva do dândi: um ostensivo desrespeito pela sociedade. Assim era o dândi mais famoso de Londres, George Brummell, filho de um oficial que conseguiu encantar o rei George IV. O jovem era bonito e sabia se apresentar corretamente na sociedade, e o dândi gastava, sem exagero, três horas todos os dias com seu traje casual, mas elegante. Mais tarde, no século XIX, esta atitude escrupulosa em relação à aparência seria adoptada pelos nobres.
Características distintivas de um dândi
Os atributos obrigatórios de um dândi eram: cartola, terno multicamadas, que incluía paletó, calça, colete e gravata (ou lenço). As únicas joias que um verdadeiro cavalheiro londrino poderia usar eram um alfinete de gravata e um relógio caro preso a uma corrente. De todos os detalhes do terno de um dândi, apenas o colete e a gravata podiam ser de cor bastante viva; os demais elementos do guarda-roupa deveriam ser de tons escuros e suaves.
O que você precisa para costurar um terno elegante e quais regras são melhores a seguir:
- Um pedaço de tecido liso de alta qualidade. Você não deve escolher tecido xadrez para seu primeiro terno, pois será difícil combinar esse padrão. Escolha materiais naturais com uma pequena mistura de sintéticos para que o produto se adapte mais rápido, mas não perca a forma. Lã, tweed, veludo cotelê e jersey são adequados. Lembre-se que será necessário muito tecido, pois será necessário aparar os detalhes do acabamento.
- Botões minimalistas.
- Acessórios de costura (agulhas que combinam com a cor da linha).
- Detalhes em couro genuíno e camurça para decorar bolsos ou lapelas de um elegante paletó.
A escolha do tecido depende muito da sua finalidade: a fantasia é necessária para um baile de máscaras adulto ou festa infantil. Para um evento escolar você pode comprar qualquer material para uma fantasia, aqui o formato, o capricho do corte e as camadas da imagem serão mais importantes. Mas para obter o efeito adequado de um terno adulto costurado à mão, vale a pena gastar muito tempo e esforço para que fique realmente perfeito. Faz sentido prestar mais atenção à textura do tecido e escolher vários materiais que combinem entre si para fazer colete e gravata/lenço de um e o resto do terno de outro.
Plano passo a passo para costurar um terno elegante com suas próprias mãos:
- Verifique cuidadosamente todos os parâmetros e ajuste os padrões ao tamanho desejado.
- Conecte o padrão já ajustado ao tecido por meio de alfinetes, fixando cuidadosamente cada elemento. Verifique a posição da linha da fibra no tecido, o padrão deve ficar localizado ao longo da linha da fibra, caso contrário o produto pode deformar ou ficar mal quando usado.
- Recorte todas as peças, recuando 1 cm da borda.
- Conecte as peças e costure com ponto corrido, e depois experimente a parte de dentro para fora no modelo para verificar a exatidão do padrão e, se necessário, ajustá-lo. É necessário garantir que cada peça do traje tenha um caimento perfeito.
- Costure todas as peças novamente com ponto fechado.
- Remova qualquer ponto corrido restante.
- Passe a peça e certifique-se de que ela se encaixe corretamente no modelo.
- Repita todos os passos acima com cada peça do guarda-roupa, prestando atenção nas dobras.