Um dardo é um elemento básico que contém quase todos os padrões. Graças a uma costura curta simples, a figura parece mais esbelta e graciosa. Fazer você mesmo dardos em um vestido ou jaqueta não é difícil, é importante calcular corretamente as medidas e escolher o local ideal. Este elemento é usado para dar uma silhueta única. O modelo com dardos parece elegante, o produto em si tem uma aparência acabada.
Transferindo a dobra do peito para a costura lateral com o deslocamento superior
A versão mais comum do corpete é decorada com dardos laterais invisíveis. As costureiras usam ativamente esse detalhe em seu trabalho - é relativamente fácil de modelar e costurar. Em alguns casos, é necessário transferir os dardos do corpete. Isto é especialmente importante ao projetar e alterar modelos baseados na figura. Deve-se levar em consideração que ao movimentar o dardo principal seu topo pode se mover, por isso é aconselhável fazer um desenho preliminar.Costuras corretamente posicionadas ajudam a destacar os padrões do tecido e enfatizar a originalidade do material. Na maioria das vezes eles são usados em camisas, vestidos e blusas. Como transferir um dardo no peito:
- Encontre o ponto mais baixo da cava.
- Reserve seis centímetros ao longo da costura lateral. O parâmetro pode variar dependendo do corte e tipo de produto.
- Pegamos o padrão e marcamos o ponto central do peito - CG.
- Alongamos o dardo no peito, conectando suas pontas com o CG. Neste caso, é o CG que fica no topo da costura.
- Do ponto de conexão traçamos uma linha até o topo do CG.
- Cortamos o molde de papel ao longo do segmento que modelamos.
- Fechamos a lacuna da dobra no peito, a linha de costura lateral se abre.
- Deve ser reduzido em dois centímetros. A transferência do dardo no peito está concluída.
Transferindo a dobra para a costura lateral sem mover a parte superior
O segundo método de mover uma pequena costura no peito para os lados não envolve mover a parte superior. Não se desloca para o centro do peito, permanecendo no lugar. Neste caso é necessário:
- Encontre o ponto mais baixo da cava e reserve cinco centímetros para baixo. É necessário focar nas características do modelo do produto. Pode ser necessário reservar uma porção maior ou menor.
- Conectamos o ponto resultante ao centro do peito.
- Cortamos o padrão da costura lateral até o CG.
- Fazemos um corte de um lado e fechamos a lacuna resultante. Você precisará de outro corte para fechar o dardo. Origina-se na lateral do produto e atinge o centro do peito.
- Conecte os dois lados com fita adesiva.
- Nota-se a abertura do dardo lateral. Neste caso, sua profundidade é formada automaticamente.
- Encurtamos a lacuna resultante em um centímetro e meio. A parte superior se moverá ligeiramente para a esquerda do CG.
- São as dobras encurtadas que enfatizam ao máximo o contorno do peito.Neste caso, não se formam cantos vivos, o produto não fica saliente ou saliente na dobra.
Onde passar dardos no peito de um vestido, como transferi-los
Qualquer tecido requer engomar constante durante o processo de costura. Na maioria dos casos, a dobra é alisada no meio. Ao costurar a lacuna, você deve mover-se suavemente em direção à borda para que a dobra desapareça. Uma estrutura construída corretamente tem a forma de um triângulo alongado.
A costura começa sempre na cintura e vai gradativamente até a parte inferior do produto ao longo do comprimento do elemento decorativo. Outras regras para costurar dardos:
- Depois de terminar a costura, dê um nó perfeito na linha. Para puxar os fios restantes para dentro, use uma agulha ou uma agulha.
- Devemos passar todos os elementos com ferro. É aconselhável usar uma almofada especial. Colocamos a peça voltada para baixo, umedecemos o travesseiro com água e torcemos. Se estiver muito úmido, use um ferro levemente aquecido para passar.
- É costume alisar as dobras do peito em direção à parte inferior do produto, na cintura. O relevo é pressionado no centro da roupa. Em alguns casos, eles são costurados na frente com pontos de acabamento.
Transferindo uma dobra no peito para um decote - como transferir uma dobra
Para transferir a dobra para o decote, é necessário dividir a metade frontal ao longo do decote em duas partes iguais. Encontramos o topo do dardo. Desenhamos um segmento até a marca central. Corte o modelo do produto em seções. Fazemos um corte de um lado, onde fica a abertura do peito.
Fechamos o dardo alinhando o papel e selando com fita adesiva. Uma nova lacuna se abre ao longo do pescoço. Nós arredondamos de acordo com o padrão.Durante o trabalho, sobra tecido, que colocamos em dobras ou dardos. Isso depende do estilo de produto escolhido.
Você também pode mover o elemento em dobras em direção ao meio da parte frontal. Vamos desenhar um segmento do topo da abertura do peito até o meio da parte frontal. Vamos cortar o layout em um segmento e uma dobra no peito. Vamos fechar a lacuna que aparece dobrando-a em dobras.
Transferindo o dardo para a cava
Para passar para a cava, siga o padrão básico da ombreira. Trabalhando com a parte superior:
- Traçamos o contorno da prateleira, levando em consideração todas as linhas e entalhes.
- Desenhe uma linha reta do ponto central até a cava. A linha é desenhada na direção inicialmente especificada no modelo. Pode chegar a qualquer ponto da cava.
- Fazemos um corte no comprimento para fechar a abertura no peito, que vai até a costura dos ombros. O dardo da cava frontal abrirá automaticamente.
- Encurtamos o comprimento do topo em alguns centímetros para evitar o aparecimento de um ângulo agudo.