Hoje, os produtos patchwork são onipresentes - a técnica envolve o uso de pedaços de tecidos diferentes para criar um produto único e combinado. Uma manta de retalhos, uma capa para poltrona ou pufe ou uma manta para sofá parecem brilhantes e elegantes. Patchwork é usado ativamente por designers para criar coleções novas e elegantes. Bolsas, xales, casacos e vestidos feitos com peças de tecidos diversos ficam lindos. Para quem gosta de costura e artesanato, dominar essa direção não será difícil. Basta aprender as técnicas básicas de costura patchwork para criar coisas exclusivas para seu prazer.
Tipos de patchwork por método de costura e tipo de aba
Existe mais de um tipo de patchwork. As técnicas diferem em muitos princípios. Estes são o material, características de design, método de costura, costuras utilizadas e outras nuances. As técnicas de patchwork mais comuns são:
- Técnica japonesa.Sua peculiaridade está na escolha do material. As artesãs usam apenas tecidos de seda naturais, que são bastante caros. O formato e o tamanho das peças de seda podem ser qualquer um.
- Caminho tradicional. Essa é uma ótima opção para iniciantes que querem entender os truques e regras do patchwork. Os componentes de qualquer produto à escolha da artesã serão blocos de patchwork. Eles são baseados em formas geométricas simples. Podem ser triângulos ou quadrados costurados em uma fileira. Primeiro você precisa costurar um grupo de formas e depois combinar esses blocos entre si. Um único pedaço de tecido é costurado no verso - a base.
- Método maluco. Na costura são utilizados retalhos de diversos tamanhos e formatos. Qualquer ponto pode ser usado para costurar. Esses produtos costumam ser decorados com uma abundância de elementos decorativos - botões, apliques, miçangas e outros. Esta técnica permite que você dê asas à sua imaginação sem ser limitado por limites.
- Retalhos de malha. O princípio da costura é fundamentalmente diferente de outras abordagens. Quase sempre, as abas são costuradas à mão ou à máquina. Aqui uma agulha de crochê é usada para combinar as peças.
- Acolchoado. Para combinar fragmentos do produto, utiliza-se apenas costura à máquina. Neste caso, todos os detalhes parecem acolchoados. Essa direção está sendo desenvolvida ativamente na área de criação de roupas de cama - tapetes, cobertores, colchas. As duas camadas de tecido no meio são frequentemente separadas por isolamento.
Mapa tecnológico - patchwork, técnica patchwork
Como acontece com qualquer técnica, o patchwork possui uma série de regras específicas que devem ser seguidas. Os especialistas compartilharam algumas recomendações para costureiras iniciantes:
- Ao trabalhar com tecidos, é melhor usar uma tesoura de alfaiate.Eles são mais nítidos e longos que os modelos normais. No entanto, eles não devem ser usados para cortar nada além de tela.
- Se o tecido for novo, deve ser umedecido com água antes de fazer o patchwork. O material encolherá até um certo nível. As artesãs chamam esse processo de descatificação. Após umedecimento, o tecido é seco e passado a ferro. Caso contrário, quando o produto acabado for lavado, poderá deformar-se devido ao encolhimento.
- É impossível trabalhar na técnica patchwork sem ferro. Se não tiver vapor ou umidificador, será necessário usar um pano úmido para passar o trabalho.
- Ao marcar, você pode usar giz ou sabão. Usar uma caneta esferográfica ou giz de cera resultará em marcas que podem aparecer na parte frontal do item acabado.
- Antes de iniciar o trabalho, é aconselhável separar o tecido por cor. Na maioria dos casos, seis tons são usados como base - verde, azul, vermelho, amarelo, laranja e roxo. Mas tudo depende dos tons escolhidos. Primeiro colocamos os claros, depois os escuros.
- Ao cortar, deve-se levar em consideração o fio do grão. Caso contrário, existe um alto risco de deformação. O material deve ser cortado de acordo com sua direção. Se as telas forem novas, a borda é tomada como guia.
- Para transferir o desenho para o material, é melhor usar lápis macios ou papel carbono de cores diferentes.
Regras do patchwork - qual deve ser o tecido
O resultado do trabalho depende muito da qualidade e características do material. Muitas costureiras preferem fazer retalhos com tecidos de algodão. Suas vantagens são as seguintes:
- o material é fácil de costurar à mão e à máquina;
- não altera sua cor, preservando as cores;
- o tecido é fácil de cortar, as bordas não desfiam nem desfiam;
- tem peso e densidade ideais;
- ao costurar, o produto assumirá imediatamente a forma desejada e não se deformará;
- O tecido não encolherá após a lavagem.
A segunda opção popular são pedaços de tecido de linho. Os tecidos são bastante resistentes ao desgaste, não causam reações alérgicas e duram muito tempo. Os produtos feitos de linho permitem uma boa passagem do ar, são bastante quentes e não ficam eletrificados. Artesãos experientes também fazem luxuosas obras-primas de seda. Mas é muito difícil de trabalhar e a tela é cara.