De acordo com a sua figura, as mulheres são divididas em 5 grupos principais:
- A (pêra) - a circunferência do tórax é significativamente menor que a circunferência do quadril.
- O (maçã) – cintura maior que quadril e peito, barriga saliente.
- H (retângulo) - aproximadamente os mesmos volumes de tórax, cintura e quadris.
- V (triângulo invertido) – ombros largos com quadris estreitos.
- X (ampulheta) – seios e quadris volumosos com cintura estreita. Ombros e quadris são aproximadamente iguais.
Na hora de confeccionar produtos é preciso levar em consideração o tipo de figura, pois com a ajuda das roupas é possível esconder falhas e destacar as vantagens da imagem.
Desde a antiguidade, a relação cintura-quadril ideal é considerada 0,7 para mulheres e 0,9 para homens. Esse valor foi obtido dividindo-se a circunferência da cintura pela circunferência pélvica. Mas nem todos podem se orgulhar de tal proporção. A maioria das pessoas possui números fora do padrão, com um ou outro desvio da norma e uma certa singularidade.
Um número fora do padrão é uma dor de cabeça para seu dono. É difícil para essas pessoas escolherem roupas e muitas as costuram elas mesmas.
Cintura estreita e quadris largos - como garantir que o que você vai costurar caiba perfeitamente? A diferença entre a cintura e os quadris é um dos problemas mais comuns. Ter cintura fina é muito bonito, mas se você tem quadris largos, inevitavelmente surgirá a questão de diminuir a largura do cinto.
- O volume do quadril é medido pela circunferência ao longo de uma linha localizada 20 cm abaixo do topo do padrão (na parte mais larga).
- Usando uma tabela retirada de uma revista ou da Internet, determine seu tamanho habitual.
- Meça sua cintura no ponto mais estreito e compare com sua tabela de tamanhos. Vamos calcular a diferença.
Se for 2 a 4 cm menor que o indicado na tabela, basta costurar nas costuras laterais das calças - nas laterais de cada molde na parte superior reservamos ¼ da diferença entre os volumes em espécie e em a mesa. Conecte-se a um ponto na linha do quadril e o ajuste estará completo.
- Se diferir do valor da tabela em 5 a 7 cm, a profundidade das costuras laterais e dos dardos é ajustada. Nas costuras tiramos 1 cm na metade da frente das calças e 4 cm nas costas. O excesso de tecido restante é levado para os dardos.
- Se diferir do valor da tabela em mais de 8 cm, ajustar apenas as costuras laterais e os dardos não será suficiente. Para garantir que o produto se ajusta corretamente à figura, novos dardos devem ser inseridos.
Como fazer isso:
Desenhe as linhas do quadril nos detalhes. Desenhamos 2 linhas verticais sob os dardos para que fiquem a distâncias iguais a:
1/8 do volume do quadril “-2cm” e 1/8 do volume “+3” - para os painéis frontais das calças;
1/8 volume “-4” e 1/8 volume “+3” - para a parte traseira.
Transferimos a dobra frontal anterior para a linha localizada próxima à parte lateral, e a que estava atrás - mais próxima do meio do produto.
As linhas restantes são futuros novos dardos.
Cálculo de novos dardos:
Divida a diferença no tamanho da cintura por dois. Dois terços deste valor são dardos na parte traseira e um terço na parte frontal.
Usando este método, você pode corrigir uma figura em que a diferença entre a cintura e os quadris é de 30 cm.
Como alargar os quadris, lados
Outra forma de aumentar a circunferência do quadril em mais de 5 cm é adicionar esse número a todas as costuras.
Corte o molde entre o corte lateral e a dobra, mova cada parte do molde para os lados em ¼ do tamanho planejado. Coloque uma tira de papel sob o corte. Lembre-se que na cintura a nova linha do quadril deve coincidir com a original. Para que o item caiba corretamente, você precisará adicionar mais dardos. Então, uma linha acentuada do quadril ficará perfeita.
Vimos como fazer quadris femininos a partir de um padrão padrão. Conhecendo os princípios básicos das mudanças, você pode ajustar facilmente qualquer padrão e, como resultado, obter um produto acabado com excelente caimento.