Cachecol de malha: diagrama, padrão e descrição passo a passo

E embora muitos acreditem que um lenço de malha é coisa do passado, ele está gradualmente ganhando popularidade. E isso não é surpreendente, já que agora existem muitos métodos diferentes de tricô que permitem criar um padrão incrivelmente bonito. Você só precisa escolher as ferramentas e o fio certos e escolher o padrão de tricô ideal para você.

Lenço de malha

Ferramentas e materiais: quais escolher

O principal objetivo de um lenço é mantê-lo aquecido durante a estação fria. Portanto, o fio deve ser volumoso e quente. Mas aqui é importante não exagerar, para não causar irritação na pele. Escolha um material que não seja espinhoso e hipoalergênico.

É desejável que a quantidade de lã no fio não seja superior a 40-50%. Componentes adicionais são acrílico e bambu. O comprimento da meada será de 350 m por 100 g.

Você pode usar qualquer tipo de linha para criar um lenço. É importante que você se sinta aquecido e confortável. Na hora de escolher o material para tricô, deve-se levar em consideração a sazonalidade.O fio também deve ter as seguintes propriedades:

  • resistência ao desgaste;
  • hipoalergênico;
  • suavidade;
  • propriedades de economia de calor (para modelos de inverno).

A melhor opção é um material combinado que inclua fibras naturais e artificiais.

Laço de lenço

Também vale a pena prestar a devida atenção na escolha das agulhas de tricô. Aqui você precisa se orientar pelo volume dos fios. A espessura da ferramenta de trabalho deve ser 2 vezes maior que a espessura do fio. Por exemplo, para uma linha de 350 m, o tamanho da agulha de tricô será 2,5-4.

A densidade do tricô também afeta o tamanho da ferramenta de trabalho. Se estiver muito apertado, use agulhas de tricô grandes e, para agulhas de tricô soltas, as pequenas são adequadas.

Esquema de um lenço clássico simples

Este método é um dos mais simples, por isso é perfeito até para costureiras novatas. A base é ponto jarreteira e elástico inglês. Esses dois padrões permitirão fazer um tecido dupla-face, cuja peculiaridade é que as costas e o rosto não serão diferentes.

O ponto jarreteira envolve tricotar em carreiras viradas com pontos tricotados em redondo. As linhas pares são o lado errado, as linhas ímpares são a face. As fileiras rotativas ajudarão a evitar que a tela estique durante a operação. Para isso, a primeira laçada é sempre retirada sem tricotar, e a próxima é feita em purl. Um lenço tricotado com este padrão revela-se bastante volumoso, mas agradável e macio ao toque. E se quiser deixar original, pode usar fios multicoloridos.

Plano de tricô passo a passo

A técnica de confecção de costela inglesa só deve ser utilizada se você dominar os fundamentos do tricô. O fato é que para esse elástico são usados ​​​​laços de malha e purl.

O procedimento é o seguinte:

  1. Monte o número necessário de pontos nas agulhas de tricô. Só que deve ser um múltiplo de 3, adicione mais 2 loops de borda.
  2. Retire o primeiro ponto e tricote o último ponto.
  3. Primeira carreira: tricotar o próximo ponto depois do ponto ourela, depois laçar e retirar o próximo. Execute etapas semelhantes até que a linha termine.
  4. Segunda carreira: deslizar o primeiro ponto, tricotar o seguinte com uma laçada tricotada, depois deslizar novamente a laçada e não tricotar. Alterne até que a linha termine.
  5. Execute etapas semelhantes (linhas 1 e 2) até obter um lenço com o comprimento necessário. No final do tricô feche as laçadas, corte o fio e prenda a ponta restante com uma agulha de crochê.

O laço de lenço resultante parece interessante e volumoso e é simples e rápido de fazer. É bem possível tricotar em apenas um dia. O padrão utilizado é considerado a base para a maioria das outras técnicas de tricô mais complexas. Aliás, um lenço é adequado não só para adultos, mas também para crianças, basta reduzir o número de carreiras.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano