Provavelmente todo morador de um apartamento ou casa particular já se perguntou pelo menos uma vez na vida o que ajuda contra as mariposas no armário e como lidar com elas? Os parasitas entram naturalmente nos espaços internos. Eles podem subir no capô, voar por uma janela ou varanda. Às vezes, o apartamento de um vizinho se torna um criadouro de insetos. O mais perigoso não é a borboleta, mas a larva do parasita. Os insetos adultos não procuram comida. A sua atividade vital é assegurada pelos recursos energéticos que se encontram em reserva. O acúmulo dessas reservas energéticas ocorre quando a mariposa se desenvolve como larva.
O indivíduo alado esvoaça pelas casas em busca de um local para botar ovos. Os movimentos deste inseto são muito rápidos. Se o parasita for macho, ele voa para visitar as pessoas em busca de uma fêmea. Se uma mariposa se instala em um armário com roupas e come tecidos naturais como algodão, lã ou seda, ela é chamada de traça da roupa. Para ela, o ambiente mais confortável para morar são os móveis onde ficam as roupas.
As borboletas pousam nas prateleiras com as coisas, nos bolsos das roupas e depositam larvas. Esse processo leva três semanas. Além disso, em um período tão curto, um pequeno parasita pode botar mais de cem ovos. Segundo especialistas, já foi registrado o máximo de descendentes de mariposas, que chegou a duzentas larvas.
Traças de roupa – como se livrar delas, o que colocar no armário contra traças
Há muitos anos, as pessoas buscam uma resposta para a pergunta: o que é melhor para as mariposas no armário? Reparar peças de lã danificadas por traças não é apenas um procedimento complexo e caro. Às vezes é impossível restaurar um produto.
Todo produto para controle de insetos tem algum tipo de desvantagem. Um produto é ineficaz, outro tem odor desagradável e o terceiro é perigoso para animais de estimação. Os fabricantes lançam regularmente novos inseticidas, mas muitos continuam a confiar nos métodos tradicionais. Qual remédio popular contra mariposas no armário você deve escolher? Aqui estão os mais eficazes deles:
- Dente de alho descascado. Se as larvas já escolheram um local, o alho não ajudará a resolver o problema. Mas é eficaz na luta contra parasitas voadores. Nossas bisavós aproveitavam esse cheiro de mariposa, arrumando cuidadosamente os cravos nas prateleiras dos armários.
- Coleções de ervas secas. Um pequeno pacote de hortelã, erva de São João, absinto, camomila, tomilho e outras ervas repelirá os insetos. A bolsa pode ser feita de gaze ou chita.
- Gotas de óleos essenciais. Segundo muitas donas de casa, o melhor remédio para as mariposas no armário é o óleo de lavanda, eucalipto, hortelã-pimenta e laranja. Mas também não combate as larvas. Mas algumas gotas nas prateleiras repelem as borboletas por muito tempo.
- Uma barra de sabão em pó. A vantagem deste método é o seu preço acessível e eficácia comprovada.A desvantagem é que o aroma ficará não só no armário, mas também nas coisas.
Mariposas nos sapatos - o que fazer, como se livrar das mariposas no armário
O segundo problema comum são as mariposas nos sapatos. Os parasitas não se importam em comer o pelo das botas de inverno e ficam felizes em botar ovos em suas botas favoritas. Meios comprovados para combatê-los:
- Cassetes ou discos – a eficácia dura por um período de quatro a seis meses. São baseados em matérias-primas poliméricas impregnadas com um agente especial. Ele não apenas repelirá os insetos alados, mas também lidará com as larvas. Basta colocar uma cassete no compartimento dos sapatos.
- Spray – válido de seis meses a um ano. Produtos à base de ingredientes fitoterápicos não prejudicam animais de estimação ou pessoas. O efeito é perceptível instantaneamente, o spray elimina larvas e borboletas.
- Tábua. Este é um método bastante desatualizado de combate às mariposas, mas muitos ainda o usam hoje, especificamente para departamentos de calçados. O tablet é eficaz em compartimentos pequenos. Por exemplo, para proteger 1m3, serão necessários cinco comprimidos. Mas eles não apenas matam larvas e borboletas, mas também impedem que se reproduzam por quatro meses.
Há mariposas no armário com roupas - o que fazer?
Se forem notadas traças na casa, lavar ou congelar as coisas é a primeira forma de proteger as roupas. Além disso, o armário deve conter uma fonte de algum tipo de aroma que os parasitas não possam tolerar. Por exemplo:
- Coloque as cascas de frutas cítricas nas prateleiras e gavetas. A casca de tangerina, limão ou laranja é adequada. As borboletas não voam para locais com cheiro cítrico, mas esse método não assusta as larvas.
- Você pode colocar alguns galhos de uma nogueira ou castanheiro na prateleira. Algumas lascas de pinho com um cheiro forte de resina também funcionarão.Os parasitas não toleram o odor pungente dessas árvores.
- Uma planta viva de tabaco é outra opção para afastar inquilinos indesejados. O vaso deve ser colocado o mais próximo possível do móvel onde a mariposa foi avistada. Se não houver flor viva, o tabaco seco servirá. Basta colocar as folhas esmagadas em uma jarra e colocá-la na prateleira.
- Por muitas gerações, existe a opinião de que, se houver gerânios em casa, não aparecerão buracos de traça no casaco. Além disso, esta flor de interior é capaz de afastar não só os parasitas das roupas, mas também as traças da cozinha. Infelizmente, o gerânio é impotente contra as larvas.
Uma mariposa comeu um casaco - o que fazer, como consertar um buraco de traça em um casaco
Se, afinal, a mariposa comeu a pelagem, deixando marcas terríveis no produto, a restauração será bastante difícil. Uma superfície lisa coberta de penugem parece batida e irregular. Você pode tentar devolver a aparência original das roupas usando agulhas especiais e um pincel usado para feltragem.
A principal tarefa deste processo é restaurar as áreas consumidas. É claro que, se os parasitas comeram o material, as ferramentas de feltragem não poderão ajudar. O princípio de funcionamento é semelhante ao utilizado pelas costureiras que utilizam a técnica de feltragem.
Do interior do agasalho tentaremos puxar as fibras para o exterior. Usando uma agulha triangular, você precisa empurrá-la com muito cuidado, um fiapo de cada vez, de dentro para frente. Usando uma agulha triangular reversa, agimos de maneira oposta - forçamos a parte frontal da pilha por dentro e puxamos para fora.
Após a conclusão do trabalho, passe cuidadosamente as áreas restauradas com vapor. Primeiro, uma malha ou gaze especial é colocada no casaco.