Para fazer um abajur de fitas com suas próprias mãos, primeiro você precisa decidir em que moldura fará seu desenho. Existem muitas opções.
- Pegue um abajur antigo, remova o revestimento antigo e use-o como uma nova moldura.
- Compre uma luminária nova com abajur simples e cubra-a com fitas.
- Faça sua própria estrutura de arame. Então você pode imaginar o formato do abajur e seu tamanho. Para implementar a ideia, você precisa comprar fio de aço em qualquer loja de ferragens. Isso tornará o quadro forte e confiável. Vamos esboçar um esboço de nosso artesanato e começar a fazê-lo - corte pedaços de fio de aço de comprimento igual com um alicate e prenda-os nos anéis superior e inferior usando um fio fino e macio ou simplesmente dobre-os. Para evitar que apareça ferrugem, é melhor pintar essa moldura.
- Use malha de construção para a moldura - corte a peça necessária, enrole-a em forma de cone ou cilindro e prenda com restos de malha.
Depois de preparada a moldura, vamos começar a fazer o abajur.
Abajur de fita de cetim faça você mesmo
A opção mais rápida e fácil é mudar a decoração de uma luminária. Considere uma master class sobre como fazer um abajur com fitas.
- Vamos preparar uma fita de cetim com largura de 1,5 a 2,5 cm, cola (PVA), prendedores de roupa ou alfinetes para fixar as fitas.
- Em um anel da moldura colamos a borda de uma fita de cetim e prendemos com um prendedor de roupa. Estamos esperando a cola secar completamente.
- Começamos a enrolar a fita de um anel a outro, fazendo pequenas sobreposições. No anel superior nós os tornamos mais largos.
- Terminamos o enrolamento da mesma forma que começamos - fixamos com cola e prendemos com prendedor de roupa ou alfinete.
A luminária pode ser decorada com uma borda ou fita adesiva colada ao longo da linha do anel maior localizado na parte inferior do produto.
A segunda opção é semelhante à primeira, mas existem diferenças - a fita é enrolada sem sobreposição. Depois de enrolar o primeiro círculo, desdobramos a fita 90° e fixamos como todas as outras. Aí passamos por baixo do primeiro, puxamos para fora e colocamos no segundo, descemos novamente e subimos por um. O resultado é uma trama que preenche gradativamente toda a estrutura.
Outro tipo de tecelagem são duas fitas. Então, cada linha subsequente deve ser deslocada em uma barra transversal. Essa tecelagem direcionará a luz para baixo - ideal para luminárias de chão localizadas perto da cama. Iluminará seu travesseiro, livro, cortinas. Se você pretende ler, é aconselhável esticar o tecido sob a trama para proporcionar uma iluminação mais uniforme.
Sem ele, fluxos de luz romperão as rachaduras da tecelagem e criarão várias faixas de luz.
O terceiro tipo de decoração é adequado para uma moldura cilíndrica. Os materiais são os mesmos. Enrolamos a fita verticalmente, como na segunda opção - bem fechada, sem sobreposição. Em seguida, pegamos a fita horizontalmente e prendemos no anel inferior, deixando um pedaço de fita de 20 cm livre. Começamos a tecer nossa obra-prima - enfiamos a fita horizontal por baixo da vertical, depois por cima da vertical e assim trançamos o círculo inteiro. Cortamos o excesso de fita, deixando 20 cm livres, amarramos as duas pontas soltas em forma de laço.
Fazemos a segunda carreira da mesma forma, mas prendemos as fitas para que o laço fique do lado oposto. Trançamos toda a lâmpada da mesma maneira.
As fitas selecionadas podem ser de cores diferentes ou da mesma cor, mas diferentes em textura e saturação. Tudo depende do seu gosto e imaginação.