Fazer uma manta de retalhos para bebê com as próprias mãos é bastante simples. Será preciso perseverança, criatividade e tempo para criar uma peça exclusiva para o seu bebê. Patchwork está se tornando mais popular a cada ano. A tecnologia antes imerecida está novamente em demanda em vários campos. Patchwork é usado para costurar acessórios, roupas, roupas de cama e itens de interior. Uma manta de bebê com retalhos pode ser feita com agulhas de tricô ou costurada em tecido. A criança certamente irá gostar das duas opções. Um conjunto infantil feito com peças de tecidos diversos, por exemplo, uma fronha e uma manta quentinha, parece original. Cobertores infantis em estilo patchwork serão um excelente presente de Ano Novo ou aniversário. E o bebê vai se lembrar dessa lembrança de um parente pelo resto da vida.
Como escolher o tecido para uma manta de bebê
Antes de costurar um cobertor de bebê em estilo patchwork, você precisa selecionar o material ideal e pensar no design.Deve ser o mais confiável e durável possível para que o produto possa servir a criança por muitos anos e não se quebre ou quebre. É necessário não apenas costurar firmemente todos os elementos com fios de alta qualidade, mas também acolchoar novamente a manta. Caso contrário, várias lavagens poderão danificar o produto.
Um cobertor patchwork para bebês inclui três componentes principais - uma base, um isolamento e um lado externo. Existem certos requisitos para materiais:
- Nenhuma possível reação alérgica no bebê. É aconselhável escolher tecidos hipoalergênicos.
- Composição natural. A melhor opção para uma criança seria um produto feito de chita, seda ou linho.
- Permeabilidade ao ar de alto nível. Para um descanso relaxante é importante que o ar não fique estagnado, circule e permita que a pele respire.
- Resistência ao desgaste e resistência do tecido. Cobertores de patchwork para bebês costumam ser laváveis, por isso devem ser adaptáveis à máquina de lavar - não esticar ou deformar.
- Sem corante tóxico. Os materiais modernos são ricos em diversos aditivos prejudiciais à saúde. O primeiro indicador é a presença de um odor desagradável ou a rápida perda de cor dos desenhos após a lavagem.
- Presença de propriedades antiestáticas. Os materiais dos móveis são perfeitos para o exterior. Não irritam a pele, são agradáveis e macios ao toque.
O algodão é adequado para a base. É barato, respirável, mas perde rapidamente a aparência. Os tecidos de bambu ou seda são um pouco mais caros. Mas eles mantêm sua cor e forma por muito tempo. Cobertores de bambu para bebês, feitos com suas próprias mãos, feitos de retalhos, são considerados os mais quentes.
Na hora de escolher uma tela, é preciso focar na época em que a manta será usada. Para a base da versão de inverno, lã ou flanela são adequados. É melhor costurar colchas de verão em algodão.
Patchwork - mantas infantis - foto, estampa, técnica geral
Vejamos as regras gerais para fazer um cobertor de bebê no estilo patchwork - master class:
- Independentemente do modelo e da cor, você precisará das seguintes ferramentas: máquina de costura, ferro para passar costuras, alfinetes, agulhas, tesoura, régua.
- A partir dos materiais deve-se preparar o isolamento, um conjunto de fios nas cores desejadas, material para processamento com acabamento, tecido para forro e pedaços de tecidos diversos.
- Antes de iniciar o trabalho, é aconselhável verificar o tamanho de todos os pedaços de tecido. É muito mais fácil trabalhar com fragmentos idênticos.
- A espessura do isolamento não deve ultrapassar um centímetro.
- Todos os tecidos e abas que serão utilizados são passados previamente.
- Usar um cortador rotativo em vez de um cortador convencional ajudará a simplificar o processo de corte do tecido.
- Corte o número necessário de quadrados de diferentes tecidos. As bordas dos quadrados são do mesmo tamanho. É mais conveniente desenhar inicialmente a tela, fazer grades e depois recortar as formas.
- Começamos a costurar uma manta de bebê em quadrados, unindo os pedaços de tecido com uma costura manual, com os lados direitos voltados um para o outro. Recebemos várias fitas.
- Alisamos todas as folgas das fitas para que o produto fique uniforme.
- Corte o enchimento. É um pouco menor em tamanho que a base da colcha e menor que o tecido da colcha. Fixamos o enchimento e a parte externa do produto com fitas já costuradas. Costuramos com máquina.
- Colocamos a manta de duas camadas resultante na parte principal, composta por um material.
- Costuramos a manta nas bordas superior e inferior à mão ou com máquina.
- Agora acolchoamos o produto acabado para torná-lo o mais durável possível. Usando uma máquina, costuraremos pontos ao longo das linhas dos pedaços de tecido. Isso também ajudará a destacar as bordas e o formato dos patches.
Manta de bebê faça você mesmo em estilo patchwork - materiais e ferramentas necessários
Para costurar uma manta de retalhos para bebê seguindo o exemplo, você precisará de:
- Flanela de algodão.
- Rebatidas de algodão. O tamanho do enchimento deve ser medido em relação ao cobertor existente da criança, sob o qual ela se sente confortável.
- Substrato para corte de material.
- Faca de disco, tesoura.
- Régua confeccionada em material transparente.
- Um conjunto de fios, um marcador para desenhar no material.
Muitas costureiras costuram peças de algodão comum para crianças, mas a flanela é considerada mais adequada para colchas acolchoadas. Uma manta precisará de cerca de cinco metros de tecido no total se seu tamanho for 130 x 118 centímetros. O tecido principal terá cerca de dois metros e meio, as sobras terão de 50 a 70 centímetros. O resto vem do isolamento. Não é recomendável lavar os materiais antes de costurar uma manta.
Cobertor de bebê DIY patchwork - master class
- Recortamos 180 quadrados com bordas de quinze centímetros cada. Destas, 132 figuras são feitas a partir do material principal, oito peças cada uma de 6 telas diferentes.
- Do enchimento cortaremos um número semelhante de elementos - 180, mas reduziremos as costelas para 13 centímetros. É melhor trabalhar com uma tesoura circular no tapete, mas cortadores normais também funcionam.
- Colocamos a parte isolante no meio do fragmento de tecido. Coloque um segundo quadrado em cima dele e alinhe os contornos. Fazemos o mesmo com todos os detalhes, obtemos noventa quadrados de tecido, dentro dos quais há um enchimento de poliéster.
- Fazemos 42 peças do tecido principal e 28 peças dos tecidos adicionais. Neste caso, o material principal é utilizado para o fragmento posterior de cada quadrado.
- Usando uma régua e um marcador, desenhe uma diagonal no tecido de um canto ao outro.
- Desenhe uma segunda linha semelhante, conectando os cantos restantes.Obtemos a letra X em todos os quadrados.
- Costuramos cada elemento ao longo dos segmentos desenhados.
- Dobramos alguns quadrados com o avesso e costuramos, deixando um recuo de 1,3 centímetros. Os recortes permanecem na parte externa do produto.
- A primeira linha é composta por nove figuras da tela principal, distribua-a.
- Na segunda linha, os quadrados se alternam - o tecido principal e o material adicional.
- Continuamos a traçar as linhas restantes, movendo o quadrado colorido em cada uma delas um para frente.
- Combine as duas primeiras linhas, deixando uma margem aberta nos recuos. Ao costurar, mantenha uma distância de 1,3 centímetros da borda. Costure todas as linhas da manta.
- Costuramos o perímetro do produto, observando um recuo semelhante.
- Cortamos as bordas livres do material em intervalos de cinco milímetros. Deixe três milímetros nas costuras ao cortar.
- Lavamos e secamos o produto. Recortes levemente desgrenhados darão originalidade ao produto. Cada quadrado terá limites difusos. O cobertor em geral é macio e aconchegante. Ideal para uma criança.