A vida consiste em pequenas coisas, se você usa tesouras de costura com frequência, sabe quantas vezes é difícil encontrá-las à mão no momento em que precisa delas. Um estojo de tesoura pode resolver esse pequeno problema de uma vez por todas. Neste material mostraremos como fazer um estojo para tesoura com as próprias mãos em casa. No final do material você encontrará um hack de vida útil da própria Coco Chanel, que às vezes também precisava procurar uma tesoura para fazer alterações no design.
A história das tesouras e como surgiram os casos para elas
Como na história de qualquer outra ferramenta útil, a história da tesoura inclui muitos nomes de pessoas que são consideradas os primeiros inventores deste útil dispositivo. Uma das histórias coloridas sobre a criação de tesouras é descrita em uma antiga lenda grega. Um dia, um certo pastor, caminhando com seu rebanho, vagou para longe de casa e viu um brilho dourado no topo de uma montanha. Ele decidiu subir para descobrir a origem do brilho e negligenciou o rebanho por curiosidade.Após dois dias de viagem, o pastor subiu a montanha e viu maravilhosos carneiros com lã dourada, que brilhavam como ouro ao sol. Ele queria levar pelo menos um animal para mostrar esse milagre aos aldeões, mas por mais que tentasse, não conseguia mover um único carneiro. Exausto, desceu a montanha e regressou à sua aldeia. Os moradores não acreditaram nas histórias do pastor e riram dele, ofendendo o testemunho de um verdadeiro milagre. O pastor trancou-se em sua casa e ficou vários dias sem sair dela, até que uma manhã saiu correndo, carregando nas mãos duas facas unidas por um arco. Subiu a montanha pela segunda vez e, com a ajuda dessas primeiras tesouras, cortou toda a lã dos carneiros. Tendo trazido a confirmação do que tinha visto, o pastor empolgou os moradores, e agora eles correram para a montanha para ver os maravilhosos animais com seus próprios olhos. Mas os carneiros tosquiados deixaram o pasto. E os aldeões voltaram para a aldeia sem nada e novamente tentaram ridicularizar o pastor bem-sucedido. Então o dono da lã dourada mostrou-lhes mais uma vez as evidências e perguntou de onde ele tirou tal milagre. Quando questionado sobre como ele conseguiu tosquiar animais maravilhosos, o pastor mostrou aos seus companheiros de tribo sua invenção na forma de duas facas conectadas e imediatamente demonstrou seu efeito em um carneiro comum. A partir desse momento, o pastor tornou-se uma pessoa respeitada na sua aldeia e os seus moradores tomaram conhecimento da nova ferramenta e continuaram a usar a tesoura.
Mas se ignorarmos a ficção e nos voltarmos para os fatos áridos, então os primeiros protótipos de tesouras foram realmente inventados nos tempos antigos. Assim, um dispositivo semelhante a uma tesoura foi encontrado durante escavações nas ruínas de casas do Antigo Egito e data do século XVI aC. Mas, ao contrário dos análogos modernos, as amostras egípcias eram feitas de uma única peça de metal.Infelizmente, não se sabe se este instrumento tinha uma caixa separada. As primeiras tesouras semelhantes às modernas foram encontradas nos templos da Roma Antiga e foram fabricadas por volta do século I dC. Neste ponto, a história das tesouras é interrompida até ao século XV, quando foram reinventadas por... Leonardo da Vinci. Acredita-se que a ferramenta foi inventada por um gênio para facilitar o corte da tela de fragmentos imperfeitos de suas pinturas. Conhecendo o pedantismo do mestre, podemos certamente supor que sua tesoura definitivamente tinha estojo. Com a mão leve do mestre, o dispositivo conveniente chegou às massas. Pois bem, quanto às massas, o aparelho passou a ser utilizado por quem podia pagar pelos serviços de Leonardo da Vinci e mestres do seu nível. A cada século, as tesouras tornavam-se cada vez mais atraentes: agora eram feitas sob encomenda e os cabos eram decorados com padrões extravagantes e elementos vazados. Mais ou menos na mesma época, quando a tesoura se tornou análoga a um brinquedo caro e surgiram os primeiros estojos para tesouras: em primeiro lugar, não queria que o dourado fosse apagado rapidamente do produto e, em segundo lugar, a ferramenta, guardada em um estojo especial , era mais difícil de perder. Além disso, a tesoura tornou-se um presente simbólico em sinal de simpatia pela senhora: o cavalheiro sempre incluía uma tesoura em estojos de tecido caro ou couro junto com o presente. Com o desenvolvimento de guildas e oficinas, as tesouras tornaram-se um item obrigatório em todos os lares europeus.
É realmente necessário um estojo para tesoura?
A tesoura foi e continua sendo uma ferramenta bastante frágil. Qualquer pessoa que deixou cair a tesoura no chão de cerâmica ou simplesmente em uma superfície dura em um ângulo infeliz está convencida disso. As lâminas podem rapidamente ficar cegas e até mesmo entortar devido ao impacto.Cortar tecidos finos de seda com essas tesouras, por exemplo, será muito mais difícil do que com novas, pois podem estragar o tecido e danificar a borda do tecido. E ao guardar tesouras sem estojo, elas podem entrar em contato com outras ferramentas, fazendo com que as lâminas também percam o fio. Afinal, se houver uma criança pequena em casa, ela pode facilmente se machucar com a ferramenta. Para evitar tais incidentes, é aconselhável ter um estojo especialmente feito para cada tesoura.
O que é necessário para fazer um estojo para tesoura com as próprias mãos:
- Um pedaço de algodão grosso ou linho. Você pode até usar tecidos diferentes e pegar materiais com estampa.
- Um pedaço de selo.
- Material de costura (agulha, linha e tesoura).
- Trança (opcional).
Costura passo a passo de um estojo para tesoura
Um estojo para tesoura pode ser feito de forma fácil e rápida com as próprias mãos e sem equipamento profissional.
- Corte quatro pedaços idênticos de tecido e dois pedaços idênticos de selante.
- Dobre os pedaços de tecido aos pares para que haja uma vedação entre cada pedaço de tecido. Determine os lados frontais.
- Costure as peças, fixando adicionalmente a vedação no meio do produto. Você deve acabar com duas partes com um selo no meio.
- Conecte as partes resultantes do produto com os lados direitos voltados um para o outro. Conecte os produtos, deixando uma pequena área sem costura para a tesoura.
- Pressione a costura e vire a roupa do lado direito.
- Finalize a borda restante dobrando-a para dentro ou decore a borda com uma trança.
E aqui está o hack prometido de Coco Chanel. Se você olhar as fotos do criador do famoso vestido preto no trabalho, provavelmente verá uma tesoura em cada uma delas.Não os vê em suas mãos? Dê uma olhada mais de perto, talvez eles estejam pendurados no cinto, presos com uma fita especial. Tudo o que é engenhoso é quase tão simples quanto um vestidinho preto. Corte o comprimento necessário da fita e prenda as pontas passando-as pelos anéis da tesoura. Agora a tesoura definitivamente não se perderá.