Costure uma manta de patchwork com suas próprias mãos: padrão, diagramas e descrição

6b5b76d96a64acca806a825a2925ccaa

Creativecommons.org

Antes de processar a borda da colcha de retalhos, você precisa selecionar um material que tenha cor e textura adequadas. Podem ser tecidos em tons pastéis ou tecidos brilhantes com uma textura original. Na técnica patchwork, o debrum da manta confere ao produto uma aparência acabada. Além disso, é difícil distinguir esse produto de uma colcha cara feita na fábrica. Hoje, o patchwork é especialmente popular na criação de interiores exclusivos. A faixa ao longo da borda do produto faz com que pareça uma pintura real feita por um artista profissional. Estas mantas são adequadas para decorar uma sala, quarto ou quarto de criança. Este é um excelente presente para parentes no feriado, que certamente impressionará pessoas criativas que valorizam trabalhos exclusivos.

Bordando uma colcha - master class “Como fazer a borda de uma colcha”

 

Você pode ler detalhadamente sobre como processar a borda de uma manta de patchwork em revistas e livros especiais dedicados às técnicas de patchwork. Abaixo está um algoritmo operacional detalhado. Isso permitirá que você complete facilmente o produto original adicionando cores brilhantes a ele. Bordando uma manta de patchwork - master class:

  1. Primeiramente vamos selecionar o tecido com o qual será feita a faixa decorativa. Pode ser feito para combinar harmoniosamente com a manta ou contrastar. Na hora de escolher um tecido, é preciso levar em consideração a direção da fibra. As fibras transversais são mais adequadas para orlas do que as longitudinais. Eles eliminam a possibilidade de a matéria se espalhar ao longo de sua extensão. Se o tecido estiver desfiado é só até a costura nas juntas entre a borda e a manta. A segunda opção é usar tecido com fibras diagonais. Quando há rasgos, esse tecido não diverge ao longo da orla.
  2. Para fazer uma borda bonita, é preciso medir o produto. Para determinar a quantidade de tecido, são necessárias as dimensões da colcha e a largura da borda. Primeiro, meça o perímetro do cobertor nos quatro lados. Vamos adicionar trinta centímetros aos parâmetros obtidos. A borda da colcha pode ter qualquer largura. Com bordas previamente formadas, é melhor escolher uma opção mais estreita. Uma borda larga será mais visível e brilhante. O material será cortado em tiras, que depois serão dobradas ao meio.
  3. Para cortar tiras, utiliza-se uma faca especial na qual a lâmina gira. Se você não tiver essa faca, poderá cortar o tecido com uma tesoura.

É necessário obter uma tira que ultrapasse o comprimento do perímetro da manta. Para fazer isso, procedemos da seguinte forma:

  • Colocamos dois fragmentos de tiras, formando um ângulo reto. Eles devem se sobrepor nas extremidades. Use um alfinete para prender o canto externo.
  • No ponto de encontro das tiras, fazemos uma costura diagonal. Puxe o fragmento superior para baixo até formar uma linha reta de duas listras. Corte um pedaço triangular de material do lado de fora da costura. A distância da linha é de cinco milímetros.
  • Costuramos as tiras usando este princípio até obtermos uma longa tira de tecido.
  • Ao final do trabalho passe o produto. Dobramos a tira longitudinalmente e passamos novamente. Um vinco claro deve se formar no centro.

Vamos preparar a colcha para processar as bordas. Usando uma máquina, faça costuras retas em todas as bordas do produto. A distância da borda será de aproximadamente quatro milímetros. A costura evitará que as camadas do cobertor se movam enquanto você contorna o cobertor. Use uma tesoura para remover todos os excessos de tecido. Os contornos devem ser iguais.

f063cce16ffacb1e103f9f98ec9d—dlya-doma-i-interera-detskoe-loskutnoe-odeyalo-tsvetnye-kotik

Creativecommons.org

Agora você pode começar a processar. Para isso, aplicamos uma tira de tecido nas bordas para que a dobra fique para dentro. Pressionamos a borda a sete centímetros do canto. Deixe um pequeno pedaço de tira para dobrar mais tarde. Algoritmo adicional:

  1. Escolha a largura da tira a seu critério. O valor médio é meio centímetro.
  2. Para evitar que o tecido caia, pressionamos com o pé da máquina, baixando-o.
  3. Fazemos uma costura na primeira face do produto. Seguimos em direção ao canto oposto. Paramos o trabalho quando restam tantos milímetros no canto quanto a largura da borda.
  4. Faça alguns pontos atrás e corte a linha.
  5. Para processar o primeiro canto, você precisa dobrar a ponta longa da fita. Deve estar paralelo à próxima borda do produto. A parte inferior da tira cria um ângulo de quarenta e cinco graus. Ele precisa ser fixado quando dobrado, dobrando a extremidade para baixo.A faixa se alinha automaticamente à próxima borda.
  6. Cortamos a orla e costuramos em todo o comprimento, mantendo um ângulo reto. Também é aconselhável fazer o flash.

Trabalhamos com os cantos e arestas restantes por analogia. Percorremos todas as bordas com a máquina, deixando uma distância idêntica das costuras às bordas. Ao se aproximar de um canto, é importante manter essa lacuna e não se aproximar do final do produto. Dobre os cantos e siga em frente até que todo o perímetro esteja costurado. Como terminar o acabamento da borda de uma colcha:

  • A costura repousa no ponto de trabalho original.
  • O final da fita é cortado. Não deve haver mais de dez centímetros do ponto inicial.
  • A cauda é dobrada diagonalmente para baixo e enfiada na segunda extremidade na parte inferior.
  • Um ponto repetido de três centímetros de comprimento é feito ao longo da costura. Depois costuramos alguns pontos atrás e cortamos o fio. A orla da frente está pronta, só falta costurar na parte de trás.

Vire a manta e aplique uma tira de orla. Ajuste a distância entre a costura e a borda frontal. Usando o calcador da máquina, pressione o material no nível desejado para que o tecido não fique amontoado. A costura é feita lentamente, sem pressa. Se necessário, o produto pode ser movido. A principal tarefa é fazer uma costura uniforme.

Quando encontramos a primeira curva do caminho, agimos da mesma forma que na parte frontal. Selecionamos um ângulo de quarenta e cinco graus e colocamos o material ao longo do comprimento da próxima borda. Vire o produto com cuidado e continue costurando. Percorremos todo o perímetro do produto. Chegando ao ponto inicial, costuramos novamente três centímetros ao longo da costura, recuamos dois centímetros e cortamos a linha.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano