De muitas maneiras, o sucesso na alfaiataria depende da consideração das características individuais da figura de uma pessoa. A classificação geral distingue três tipos - constituição corporal oblíqua, proporcional e flexionada. Você precisa levar em conta que todas as pessoas são diferentes. As diferenças de gordura, altura, comprimento das pernas e dos braços desempenham um papel importante no design das roupas. Os designers de moda calculam separadamente todas as medidas nos mínimos detalhes. Por exemplo, um terno caberá de maneira completamente diferente em uma pessoa com ombros retos em comparação com um modelo com ombros altos ou baixos.
Um problema comum nas roupas femininas é a relação entre o busto e os quadris e outras partes do corpo. Um busto excessivamente pequeno ou quadris muito grandes obrigam os artesãos a escolher um corte especial para os looks. Permite destacar suas vantagens e ocultar suas falhas. Nenhum padrão fornecido em uma revista ou na Internet pode ajustar-se perfeitamente às medidas na maioria dos casos.Você precisará fazer seus próprios ajustes, cuja extensão poderá ser discutida já durante a primeira adaptação. A figura, seu tipo, variedade e características são determinados pelo mestre somente no momento das medições.
Figura curvada - foto, descrição
As artesãs iniciantes muitas vezes têm uma pergunta - uma figura curva - o que é e quais são suas características? Os proprietários deste tipo têm costas estreitas e curtas, enquanto o peito permanece bastante largo. As nádegas se projetam visivelmente com uma cintura estreita. Parâmetros aproximados que uma figura flexionada possui:
- O comprimento das costas até a cintura nas costas é menor que a linha de comprimento do pescoço até a cintura na frente;
- A largura do peito é maior que a largura das costas na meia circunferência;
- A primeira metade do volume do tórax é pelo menos cinco centímetros menor que a segunda metade do volume;
- O segundo semicírculo do tórax é seis centímetros menor que o semicírculo dos quadris;
- O meio volume da cintura é onze centímetros menor que o segundo meio volume do peito.
Padrão para uma figura curva - recursos de construção
Costurar roupas para pessoas com figuras curvas de acordo com o padrão tem características próprias. O principal problema neste caso é o aparecimento de uma protuberância nas costas. Nem sempre um dardo na cintura ajuda a resolver o problema. A razão para o aparecimento de excesso de material não está na largura excessiva. Consiste em costas excessivamente longas. A principal tarefa é remover o comprimento. Como fazer isso:
- Disponha a metade posterior do produto. Desenhe um segmento horizontal a três centímetros da cava. A seguir, três centímetros depois, desenhe uma linha idêntica paralela ao primeiro segmento. Usando essas linhas retas ajustamos a costura lateral.
- Desloque a linha de costura do meio das costas um centímetro em direção à cintura.
- Desenhamos um segmento da cintura até a parte inferior, aproximando-o gradativamente da linha reta primária.
- Se o modelo tiver costas muito largas, não é necessário estreitar em direção à costura do meio.
- Cortamos a parte traseira e combinamos duas seções horizontais. Removemos o excesso de borda. O comprimento das costas foi reduzido em dois centímetros. As mudanças não afetaram ombros, decote ou outros detalhes.
- A linha de costura lateral foi encurtada em dois centímetros. A frente precisa ser nivelada. A dobra da costura lateral é estendida em meio centímetro. Isso ajuda a aumentar a solução. As laterais precisam ser alinhadas e ajustadas novamente. A frente continua com o mesmo comprimento, as laterais encolheram dois centímetros.