Os babados como decoração de vestidos surgiram no século XVIII e nunca mais saíram de moda desde então. O uso de babados deixa a mulher mais romântica, paqueradora, especial e arejada.
Mas vale considerar que os babados acrescentam volume e a seleção do estilo do futuro vestido deve ser feita de acordo com o seu tipo de corpo.
Se você tem ombros largos e quadris estreitos, um babado nos ombros não é recomendado para você, pois os tornará ainda mais largos visualmente. Mas o babado na parte inferior, ao contrário, vai equilibrar a figura e torná-la mais harmoniosa.
Se pelo contrário - quadris largos e ombros estreitos - um babado nos ombros seria o ideal.
Mulheres baixas devem usar babados apenas em vestidos curtos. E para pessoas altas, todos os comprimentos são bons.
Como costurar um vestido com babados
Em primeiro lugar, vamos decidir o tecido. Materiais finos que caem lindamente em ondas são adequados para essa finalidade. Pode ser chiffon, tecido de cetim, seda e renda são perfeitos.Nos vestidos curtos é tecido de algodão ou chita.
Costurar um vestido com babados não é difícil. O que é uma peteca? Esta é uma tira de tecido pendurada no vestido em vários lugares.
Você só precisa decidir onde quer costurá-lo: nos ombros ou na barra do vestido. Vamos considerar as duas opções.
Você pode costurar um vestido com babados nos ombros com as próprias mãos em uma noite. É costurado de forma muito simples.
Como costurar um vestido com babado nos ombros:
- Fazemos medições. Quanto menos medidas, mais simples será o padrão.
Precisamos do comprimento do produto. Nosso modelo de vestido não tem ombros, o vestido é preso no peito. A partir disso mediremos o comprimento.
O comprimento da peteca será igual à circunferência dos ombros.
Ajustamos a largura do vestido ao longo do V do peito.
- Para modelar um modelo tamanho 48 com folgas, recorte 4 retângulos (duas partes do vestido 66x90 cm) e duas partes do babado (132x32 cm);
- Costuramos os detalhes do vestido nas laterais e deixamos pedaços de 25 cm sem costura na parte superior, que serão as cavas do produto;
- Costure a peteca;
- Usando alfinetes conectamos o meio do vestido com o babado. Vamos compor;
- Dobramos a parte de cima do vestido e costuramos, deixando um furo de 1,5 cm para passar o elástico;
- Passamos o elástico pela cueca, costuramos as pontas e costuramos o buraco;
- Cortamos a linha inferior da peteca;
- Costuramos um cinto e nosso vestido está pronto!
Como costurar um vestido com babado na parte inferior
Existem várias maneiras de criar um folho na parte inferior do vestido.
Visual circular - quando se obtêm lindas ondas devido ao corte em formato de “donut” (círculo). Neste caso, o raio interno (R1) é calculado como o comprimento da peça dividido por 3,14x2 (3,14 é o número Pi), e o raio do círculo externo (R2) como R1 + largura do elemento.
Esse folho é costurado com a parte interna na saia do vestido e, devido à largura da parte externa, cria um efeito de babado.
Em espiral - este método de corte é um pouco mais difícil de construir. Você precisa desenhar duas linhas que se cruzam em forma de cruz e, como em um sistema de coordenadas, fazer entalhes de acordo com a largura do folho. Desenhamos uma espiral, recortamos, costuramos e costuramos na base.
No formato de uma tira plana - corte uma tira de material com a largura necessária e monte-a de uma determinada maneira:
- Marque o meio da peteca dobrando-a ao meio;
- Costuramos duas vezes no lado comprido, deixando as pontas dos fios dos dois lados;
- Começamos a puxar as pontas restantes dos fios, criando uma peteca. Endireitamos uniformemente, combinamos com a barra do vestido e ajustamos a largura;
- Colocamos a peteca em nosso produto e fazemos duas dobras na parte inferior.
Como você pode ver, costurar um vestido com babados com as próprias mãos é uma tarefa muito real. Se você tiver vontade, tudo dará certo.