O tecido Capiton ou, como também é chamado, capiton, é uma malha densa à base de algodão. Consiste em duas ou três camadas, entre as quais é colocado o isolamento. As camadas são acolchoadas com várias formas geométricas. Isso é feito usando equipamentos especiais.
Capitonium - que tipo de tecido é, a composição do tecido.
Sua composição é 100% algodão, confeccionada com fios de algodão. Porém, em alguns tipos de capitônio é permitida a adição de fibras sintéticas de poliéster, mas não mais que 30%. Geralmente é adicionado à camada inferior do material. Isso é feito para reduzir o custo do tecido e melhorar algumas de suas propriedades:
- a vida útil do produto aumenta;
- tornam-se mais resistentes às intempéries;
- secar mais rápido.
Tecido feito de fibras sintéticas tem baixa permeabilidade ao ar e não é recomendado para costurar roupas infantis.
O tecido Capiton sem sintéticos possui as seguintes propriedades:
- Tecido macio e denso.Parece volumoso e bonito.
- Mantém-se aquecido perfeitamente.
- Boa permeabilidade ao ar.
- Possui alta densidade - 220-290g/m2.
- Durável e resistente ao desgaste.
- Fácil de cortar.
- O material não está eletrificado.
- Não enruga.
Examinamos o tecido Capitônio - o que é, a composição do tecido. Agora vamos ver em que tipos o material capitônio é dividido dependendo de sua estrutura:
- Peña é o da mais alta qualidade e o mais caro dos 3 tipos de tecido. Feito de 100% algodão de fibra longa de alta qualidade lixado. O tecido é liso e fino, com brilho agradável. Este tecido não enruga, os produtos feitos com ele não enrugam e não perdem a cor após múltiplas lavagens.
- O anel é um material de qualidade inferior e mais barato. É feito de algodão de fibra média e contém uma pequena quantidade de fibras artificiais. Sua textura não é tão lisa e não tem o brilho que o canto tem.
- A extremidade aberta é o tipo de tecido mais barato e econômico. Confeccionado em algodão de fibra curta com adição de fibras sintéticas. Poliéster e viscose são usados como aditivos. As características distintivas são a total falta de brilho e uma superfície fosca coberta de fiapos.
Agora está claro o que é o tecido capitônio, que tipo de material é, quais propriedades ele possui e que tipos estão à venda.
Vamos ver o que eles costuram de capitônio. Como o tecido é muito diversificado, você pode costurar uma grande variedade de coisas com ele:
- Vestidos, suéteres, suéteres, ternos, peças elegantes.
- Uma variedade de fatos de treino e outras roupas desportivas.
- Roupas de lazer, roupas casuais, ternos para casa, roupões.
- Roupas para bebês e recém-nascidos. Observe que o tecido com o qual são feitos não deve conter produtos sintéticos.
- Coletes sob agasalhos proporcionam excelente isolamento no inverno.
- Usado como forro ao costurar agasalhos quentes.
- O tecido também é utilizado como estofamento de móveis.
Como cuidar dos produtos Capitonne. O cuidado não é difícil:
- lavar em t=30-40o em máquina de lavar ou lavar à mão;
- não use alvejantes;
- seque em uma superfície plana;
- ferro em baixas temperaturas.
Além do nome do tecido “Capitone”, existe também o estilo Capiton. O que é?
Traduzido do francês, a palavra capitonner significa “estofar móveis”. A técnica capitonné teve origem na França no século XVIII. É um estofamento de móveis em que os botões são colados em uma determinada ordem em um material macio e grosso, criando elementos convexos. Esta técnica era muito popular entre a nobreza francesa. Mais tarde, espalhou-se por toda a Europa. Na Rússia, essa técnica era usada para decorar o interior das carruagens de pessoas nobres e era chamada de “mesa de carruagem”.
Hoje em dia, a técnica de estofamento capitonné não perde popularidade. Parece muito luxuoso, muito prático e confortável. Principalmente se você usar couro natural ou artificial como material de estofamento. Essa técnica é utilizada para fazer cabeceiras de cama, sofás, pufes e painéis de parede. Ela ainda parece luxuosa.