A rosa Prokhorov é um dos mais antigos enfeites de tecido russos, ainda hoje bastante utilizado. Neste artigo você encontrará a história da origem do tecido com o padrão “rosa Prokhorov”, sua composição e uma descrição detalhada das características. No material você também verá exemplos do uso desse tecido.
História do tecido rosa Prokhorovskaya
A versão clássica do tecido com o ornamento “Rosa de Prokhorov” retrata rosas de chá recém-desabrochadas, flores sobre as quais romances foram compostos e poemas foram escritos. Tecidos com estampa “rosa de Prokhorov” apareceram na famosa fábrica Trekhgornaya. Acredita-se que este foi um dos primeiros tecidos e a data de seu nascimento pode ser considerada o ano de fundação do empreendimento, 1799. A estampa imediatamente ganhou popularidade e passou a ser usada ativamente por donas de casa na costura de lençóis, cortinas e almofadas decorativas.Mais tarde, surgiu um grande número de variações sobre o tema usando vários tipos de rosas de outras cores, mas foi esse tecido que entrou para a história dos têxteis russos.
A primeira impressão “Rosa de Prokhorov” tornou-se popular, em parte devido ao fato de que, na época de sua criação, a impressão de chita não estava suficientemente desenvolvida na Rússia. Até esta viragem, todos os têxteis eram manuseados principalmente por artesãs, que, por mais que quisessem, não conseguiam ser tão eficazes. Na verdade, a história do negócio doméstico de impressão de chita começou no último ano do século XVIII, quando foi celebrado um acordo entre o comerciante moscovita Vasily Prokhorov, que investiu seu dinheiro no negócio, e seu sócio Fyodor Rezanov, que havia amplo conhecimento em tecidos e foi responsável pela parte aplicada. Segundo a lenda, esse acordo foi oral, mas ambos os comerciantes mantiveram sua palavra e a Manufatura Prokhorov Trekhgornaya foi inaugurada em Moscou. O momento mais difícil do desenvolvimento não foi nem a compra de equipamentos, mas o recrutamento e a formação de operários e artesãos.
As fábricas de tecelagem foram finalmente concluídas apenas em 1810. No início, a manufatura não comprava amostras de desenhos e patentes para eles na Europa, mas contava com artistas russos. Foi assim que surgiu um dos primeiros tecidos com o enfeite “rosa Prokhorov” e outros padrões folclóricos. A originalidade dos desenhistas russos pode ser vista em muitos padrões que remetem às tradições persas e bizantinas. Porém, nem tudo correu bem na fábrica: dois anos depois, surgiram divergências entre Prokhorov e Rezanov e eles decidiram dividir o negócio. A situação complicou-se em 1812, quando os franceses praticamente destruíram a produção.A separação foi finalmente concluída apenas em 1920, quando os negócios do comerciante Prokhorov já haviam sido assumidos por seu filho, Timofey. Naquela época, a manufatura produzia principalmente tecidos jacquard, lenços, xales e colchas.
Em 1830, a fábrica Prokhorovskaya tornou-se a primeira na Rússia em termos de qualidade, graças à compra de novos equipamentos - motores a vapor estrangeiros. E depois de algum tempo, os netos do fundador já estão tentando otimizar o funcionamento do empreendimento e reduzir o custo do produto final mudando para um novo combustível, a turfa, e estão até desenvolvendo de forma independente a turfeira Butyrsky.
Em 1877, a fábrica localizada perto do rio Moscou foi totalmente queimada junto com todos os seus equipamentos e bens - apenas a fábrica em Três Montanhas e a fábrica comprada em Serpukhov permaneceram. A nova geração de Prokhorovs presta atenção ao processo químico e dá ênfase a esta etapa do processamento dos tecidos de algodão, para que o desenho dos tecidos (em particular o famoso enfeite “rosa Prokhorov”) fique mais brilhante.
Como a maioria das outras empresas, a Manufatura Prokhorovskaya foi nacionalizada em 1918 e, um ano depois, foi renomeada como Manufatura Krasnopresnenskaya Trekhgornaya. Em 1925, a gama de tecidos expandiu-se e a gama de produtos mudou, mas o ornamento da “rosa de Prokhorov” aparecia regularmente em cetim e depois no crepe da moda. A fábrica Prokhorovskaya Trekhgornaya foi fechada em março de 2020, mas os lendários tecidos com o ornamento “Rosa Prokhorovskaya” ainda podem ser comprados em lojas online.
Qual é a composição do tecido rosa Prokhorovskaya?
O padrão “rosa Prokhorov” pode ser usado em quase todos os tecidos, mas na maioria das vezes é transferido para algodão, linho, cetim e chita.Esse padrão raramente pode ser visto em toalhas waffle (a menos que seja costurado para um único conjunto) e em roupas. O tecido é utilizado principalmente para a confecção individual de detalhes de interiores: cortinas, roupas de cama, almofadas decorativas e até painéis de parede. Como o enfeite “rosa Prokhorov” é obrigatório, depende muito da qualidade do tecido, sua densidade e textura. Se você decidir costurar um conjunto para si mesmo, não economize na qualidade, pois isso afetará a aparência do produto.
Propriedades do tecido rosa Prokhorovskaya e ele estica?
Como os tecidos com padrão rosa Prokhorov são diferentes, suas propriedades também são diferentes. Na maioria das vezes, tecidos pouco elásticos são usados para roupas de cama e roupas: algodão, linho, cetim e chita. Não recomendamos a compra de tecidos de poliéster para costurar roupas de cama, pois na maioria das vezes esse material não é confortável de usar, atrai mais poeira e fica eletrificado. A mesma regra se aplica aos materiais para costurar roupas, embora raramente sejam costurados em tecido com esse enfeite. O material de poliéster com padrão rosa Prokhorov pode ser usado para costurar cortinas e colchas.
Onde você pode usar o tecido rosa Prokhorovskaya?
O padrão de tecido específico “Rosa Prokhorovskaya” é uma decoração muito necessária para o interior. Todos os outros móveis devem ser tão neutros quanto possível, para que toda a atenção esteja voltada para os tecidos Prokhorov Rose e seus padrões.Apesar da popularidade entre os fabricantes, eles preferem utilizar esse tipo de material para costurar conjuntos individuais para quartos e cozinhas, entre eles: roupas de cama, colchas, almofadas decorativas para cama ou sofá, cortinas, toalhas de mesa, toalhas, guardanapos e pegadores de panela.
Roupas feitas de tecidos com estampa “rosa de Prokhorov” são costuradas relativamente raramente devido ao padrão bastante grande, mas vestidos e conjuntos para casa feitos com esse material estão à venda.
O que é “decoração de interiores obrigatória”? Decoração obrigatória?