Marie Kondo ficou famosa e ganhou muito dinheiro graças ao seu hobby inusitado: limpar. A japonesa conseguiu transformar a limpeza regular, considerada uma verdadeira tortura doméstica, em algo significativo e meditativo. Graças ao seu livro “Limpeza Mágica”, milhares de pessoas reconsideraram sua atitude em relação à organização do espaço em suas casas e pararam de adiar a limpeza de suas casas. Neste material contaremos como Marie chegou ao seu método, quais são seus benefícios e por onde começar se você decidir introduzir a limpeza segundo o método Marie Kondo em seu sistema.
Marie Kondo e seu caminho para o sistema ideal
A essência do método Marie Kondo é que cada coisa na casa tem seu lugar, onde deve ser devolvida após o uso. Pareceria uma verdade banal, mas lembre-se quantos dias depois da limpeza geral tudo começa a voltar ao normal. Essa história é familiar até mesmo para as pessoas mais organizadas e obcecadas por limpeza. Marie Kondo promete que, seguindo a abordagem que propôs, você conseguirá limpar sua casa de uma vez por todas. A própria Kondo admite que desde criança era obcecada por arrumar as coisas e limpar: voltava da escola e a primeira coisa que fazia era arrumar o quarto. A partir de sua experiência, Marie desenvolveu regras para uma ordem ideal na casa, uma ordem fácil de manter.
Livre-se de tudo que é desnecessário e do que não te faz feliz
E você deve começar a limpar segundo o método Marie Kondo, dizendo adeus às coisas desnecessárias. Segundo Marie Kondo, coisas desnecessárias não são apenas aquelas que você não usa há vários anos, mas também aquelas que não te fazem feliz. Por mais que você queira manter tudo intacto, você tem que aceitar o fato de que terá que jogar fora uma porção significativa de itens não funcionais durante o processo de limpeza. Muitas pessoas pulam esta importante etapa de organização e começam imediatamente a organizar. No entanto, tal experiência não proporciona o efeito a longo prazo dessa mesma limpeza mágica.
Faça perfeito na primeira vez
A limpeza precisa ser feita perfeitamente na primeira vez. Ou seja, você deve decidir por si mesmo que hoje limpará uma das categorias de coisas de uma vez por todas e gastará tanto tempo quanto for necessário. O melhor é que a sistematização dos itens de uma categoria não leve mais que um dia, para que você possa sentir imediatamente o resultado da limpeza global e tentar manter a ordem. Kondo recomenda fazer tudo o mais rápido possível e não prolongar a limpeza por vários dias. Antes de limpar, você deve imaginar detalhadamente a imagem do seu apartamento atualizado e começar a trabalhar.Se a situação não permitir que você resolva o problema de uma só vez (por exemplo, o apartamento precisa de reformas e investimentos sérios, ou você tem muitas coisas), encontre ilustrações da casa dos seus sonhos e trabalhe diariamente para atingir o objetivo. Certifique-se de que seu modelo esteja sempre à sua frente e que você tenha prazos específicos para concluir a grande limpeza. Kondo considera seis meses o prazo ideal para pequenas reparações e reconstrução global.
Comece a classificar tudo em categorias
Se você tem muitas coisas em casa, pense em como pode organizá-las e classificá-las em categorias. A parte mais demorada é organizar seu guarda-roupa e itens em geral. Mas uma vez que você decida por si mesmo onde tudo deve estar e mantenha a ordem, não será difícil mantê-la. Antes de trabalhar com uma categoria, é mais eficaz colocar todos os itens da categoria em uma grande pilha. Assim você não perderá nenhum item e o resultado do seu trabalho ficará mais visível.
Você precisa manter a ordem não por quarto, mas por categoria
Uma das ideias de limpeza mais incomuns e ao mesmo tempo óbvias de Marie Kondo é que você não precisa limpar por cômodo, como a maioria das pessoas faz, mas por categoria. A reorganização de pelo menos uma categoria leva ao fato de que a aparência de todos os quartos muda para melhor. Para ver rapidamente o resultado da limpeza, Kondo sugere a seguinte sequência: roupas, livros, papéis, itens diversos, sentimentais. Você pode determinar por si mesmo qual ordem deve seguir, mas é importante que ela não mude a cada limpeza.A categoria de itens sentimentais é considerada a mais difícil de classificar, por isso é melhor deixar para o final. Não é tão fácil decidir por si mesmo que é hora de jogar fora/doar/vender esta boneca de porcelana que lhe foi trazida da Inglaterra há dez anos como presente.
Pergunte a si mesmo se isso te faz feliz
Na era do consumo, cada pessoa se tornou um pequeno Plyushkin e se esforça para acumular o máximo de bens. Mas com o tempo, algumas dessas coisas deixam de ser necessárias e não trazem alegria. Por sua vez, a casa deve ser aquele mesmo lugar de poder, onde cada pequena coisa deve agradar. Kondo insiste que apenas as suas coisas favoritas devem estar por perto, por isso, na hora de decidir se vai dar/jogar fora/vender essa coisa, além de razões puramente práticas, vale a pena responder à questão de saber se isso te faz feliz. Se um item não te deixa feliz (especialmente se te irrita), é hora de se livrar dele. Nem o preço do item nem a sua novidade devem importar. Esta regra não se aplica a coisas que têm uma função puramente prática (eletrodomésticos de cozinha, ferramentas de reparação, etc.). Porém, em todos os outros casos, deve-se dizer adeus aos objetos que não trazem alegria de imediato, mas com respeito. Marie Kondo ainda recomenda agradecer aos itens que lhe serviram bem e que não lhe trazem mais alegria.
Armazenamento vertical
Apenas os pratos devem ser guardados em pilhas, é mais racional empilhar todas as outras coisas verticalmente para agilizar a busca. Isto aplica-se não só ao vestuário, mas também às especiarias, cereais, roupa de cama e toalhas. O armazenamento vertical também é bom porque você pode obter as coisas que precisa sem tocar nas que estão por perto.Você pode precisar de compartimentos e compartimentos adicionais para uma colocação vertical conveniente nas prateleiras; você pode usar caixas de sapatos para dividir o espaço.