Como qualquer equipamento, uma máquina de costura necessita de manutenção regular. Caso contrário, ele não dará conta das tarefas básicas e falhará rapidamente. Hoje em dia é possível reparar muitos danos, mas nem sempre isso é eficaz e o custo dos reparos pode ser bastante elevado. Portanto, para evitar a visita a um especialista, é preciso cuidar do equipamento. Existem algumas regras simples de cuidado. Por exemplo, uma ferramenta de costura deve ser coberta com um pano ou guardada em uma caixa se não for usada por mais de um dia. Após o trabalho, é aconselhável retirar restos de fios e tecidos e limpar a máquina com um pano ou pedaço de material levemente úmido. A camada superior de sujeira é facilmente removida e visível a olho nu. Mas o equipamento também fica entupido por dentro. Portanto, recomenda-se limpar e lubrificar o instrumento pelo menos uma vez por ano. Se usado com frequência, o procedimento é realizado uma vez a cada três meses.
Como cuidar de uma máquina de costura - procedimento de limpeza
A limpeza adequada e abrangente da máquina ajudará a preservar suas peças. Equipamentos limpos também funcionam de maneira mais rápida, eficiente e organizada. Ao costurar produtos, os compartimentos da bobina ficam sujos. Contém fios cortados, restos de material, fiapos e outros pequenos elementos. A bobina funciona mais devagar e é mais difícil de mover. Os especialistas limpam o mecanismo de transporte mensalmente. Existe uma certa sequência de ações durante a limpeza:
- Vamos preparar a ferramenta. Você precisará de um pincel ou escova de cerdas duras e um pedaço de material macio.
- É aconselhável ler as instruções da máquina para compreender o algoritmo de desmontagem e montagem de peças.
- Se o equipamento for alimentado por uma tomada elétrica, deve-se desconectar o cabo e deixar esfriar.
- A agulha e o calcador são removidos. Agora você pode chegar ao compartimento do ônibus. Deve ser aberto de acordo com as instruções. Em seguida, a bobina e o suporte são removidos.
- Uma escova com cerdas duras é usada para processar a bobina. Remove bem tecidos, poeira, resíduos de linha e outros detritos. Depois o aparelho é limpo com um pano macio.
- O transportador inferior é limpo. É dada especial atenção aos dentes.
- Depois o compartimento do ônibus é limpo. As lançadeiras verticais às vezes são lubrificadas, as horizontais não precisam de lubrificação.
- O mecanismo porta-bobina é instalado em seu lugar original de acordo com as instruções.
- A chapa da agulha é devolvida. Durante essas etapas você pode trocar a agulha.
Às vezes, os artesãos recomendam limpar as superfícies internas do dispositivo guia de linha, mas nem todas as máquinas têm essa opção.
Lubrificação – manutenção regular da sua máquina de costura
Nem todos os equipamentos requerem lubrificação regular. Recomendações exatas podem ser encontradas nas instruções da máquina.A lubrificação não é necessária se o metal for substituído por um polímero plástico. Isso é típico de modelos novos e profissionais. A máquina, que possui lançadeira metálica vertical, precisa de lubrificação a cada seis meses. Recomendações de lubrificação:
- O trabalho deve ser realizado com óleo especializado para máquinas. É vendido em lojas de costura.
- Para facilitar o uso, é melhor usar uma seringa com uma agulha longa e fina. Isso permitirá que o lubrificante goteje em doses.
- Em máquinas mais antigas, é muito difícil remover a graxa velha restante. Ferramentas especiais ajudarão a tornar a tarefa mais fácil.
- Os procedimentos de lubrificação e limpeza devem ser realizados em conjunto.
- Se a parte superior do corpo do equipamento for retirada, vale a pena trabalhar com as peças localizadas abaixo dela.
- Na maioria das máquinas, ele pode ser removido desaparafusando os parafusos à esquerda. Eles são cobertos com um invólucro de plástico ou um tampão especial.
- Todos os elementos que sofrem atrito durante o funcionamento do equipamento devem ser lubrificados.
- A quantidade máxima de óleo por unidade é de duas gotas.
Terminado o trabalho de lubrificação, limpe o equipamento com um pano para remover quaisquer resíduos de óleo. Para verificar, é recomendável fazer várias costuras em materiais indesejados de cor clara. Isso garantirá que a máquina não manche o tecido durante a operação. A tensão correta da linha está predefinida.