Itens de feltro estão associados a conforto e aconchego. Mais cedo ou mais tarde, muitos decidem que os coletes de feltro podem ser uma alternativa válida a um suéter ou suéter de lã. Neste artigo você encontrará recomendações para a escolha de coletes de feltro e com quais acessórios do dia a dia você pode usar esse guarda-roupa incomum. Ao final do material encontram-se fotos e ideias para uma imagem original.
História da feltragem
A feltragem é provavelmente um dos métodos mais antigos de processamento de tecidos. É difícil dizer onde exatamente eles aprenderam a fazer feltro com lã. Também há disputas sobre o período. Os cientistas se concentram no período em que as pessoas domesticaram ovelhas e começaram a domesticar o gado - aproximadamente 9.000 anos atrás. Muito provavelmente, estes eram povos do norte que foram forçados a sobreviver em um clima difícil.Embora entre os sumérios tenha surgido a primeira lenda associada à produção de feltro, segundo a qual o guerreiro e herói Ur-Nammu aprendeu a sentir lã, ele transmitiu esse conhecimento ao seu povo. É sabido que os guerreiros sumérios usavam munição grossa de feltro em vez de armadura, cuja parte superior parecia um pouco com coletes de feltro. A tradição europeia afirma que o processo de feltragem da lã foi introduzido na sociedade medieval por São Clemente, o futuro quarto papa. Existe até uma versão bíblica da criação do feltro: o processo de feltragem foi descoberto totalmente por acaso, quando os animais da Arca de Noé começaram a soltar e pisar na lã com as patas e cascos, criando um grande tapete de feltro. Os nômades eurasianos faziam quase todos os seus utensílios domésticos com feltro: barracas para yurts, parte superior dos sapatos, roupas, travesseiros, tapetes, sacolas para mantimentos e até dormitórios. Acredita-se que o feltro apareceu na Rus' com a chegada dos mongóis-tártaros; As famosas botas russas começaram a ser feltradas muito mais tarde. Os primeiros coletes feltrados surgiram apenas no século XVII e faziam parte dos uniformes militares.
Características e técnicas de feltragem
O primeiro feltro não era brilhante (principalmente cinza, preto e marrom), por isso era decorado com inserções de couro genuíno e tecido colorido ou bordado com fios. Também foi encontrado feltro branco, mas os itens de feltragem feitos com esse material raro exigiam mais tempo, então os itens feitos com ele eram usados nos feriados. Basicamente, os artesãos utilizam duas técnicas de feltragem: a seca - realizada com agulhas especiais (usadas para confeccionar brinquedos e joias), e a úmida - utilizada para feltrar roupas e outros produtos planos.
Como escolher o colete de feltro certo
Em primeiro lugar, é preciso focar na composição do colete feltrado. Hoje, matérias-primas mais avançadas são usadas para feltrar lã. A lã das ovelhas Merino é mais macia e fina que a dos outros tipos de ovelhas, por isso os artesãos preferem trabalhar com ela. As artesãs transformaram a feltragem de lã em uma verdadeira arte e estão constantemente inventando novas formas de decoração. Portanto, é bastante inesperado que às vezes o feltro se combine com texturas sólidas, como cerâmica, vidro e até metal.
Qual a melhor forma de usar colete de feltro?
Historicamente, os coletes de feltro (como os coletes em geral) eram roupas masculinas. Esses itens foram usados pelos militares durante a guerra russo-polonesa no século 17 e foram usados sob as roupas, não sobre elas. No século XIX, o colete de feltro passou a fazer parte do guarda-roupa feminino e virou opção de agasalhos de verão. O colete feltrado adquiriu seu aspecto moderno no final do século XIX: começou a ser usado no inverno e por baixo da roupa. Provavelmente pelo passado masculino do colete, hoje muitas fashionistas o usam principalmente com calças ou jeans. Na maioria das vezes, os coletes modernos assumem a forma estrita de jaquetas sem mangas e cabem harmoniosamente no guarda-roupa do escritório. Muitas pessoas usam coletes de feltro como cardigãs, vestindo uma camisa ou (menos frequentemente) um vestido feito de tecido liso por baixo. Esta peça de roupa pode tornar-se uma decoração original decorada ao estilo nacional, com decoração em forma de bordado original, acrescentando inserções de veludo, couro ou pele.