Um cartão bordado é um ótimo complemento para qualquer presente. E tem um valor muito superior ao normal. Afinal, foi feito com as minhas próprias mãos, com alma e amor. Cada artesanato é único e inimitável.
Os cartões com ponto cruz ficam especialmente bonitos. Para bordar, é melhor levar um tecido especial - tela com células pequenas. Você pode encontrar o diagrama de desenho em nosso artigo ou baixá-lo da Internet. O principal é que corresponda ao evento para o qual se pretende apresentá-lo.
Hoje em dia, fazer cartões bordados não é particularmente difícil. Existem muitos espaços em branco à venda. É melhor escolher os duplos, com janela. Eles vêm com diferentes recortes (“aberturas”) e são feitos de diferentes tipos de papel. Tudo o que você precisa fazer é costurar o fragmento em ponto cruz e inseri-lo na moldura preparada.
Diremos como fazer isso abaixo:
- Passe o bordado acabado de dentro para fora. Coloque-o sobre um mouse pad e coloque um cartão postal comprado pronto com uma janela no topo.
- Insira alfinetes em todo o perímetro do recorte.
- Apare o excesso de tela, deixando 1 cm dos alfinetes.
- Abra o cartão e cubra a parte de trás da janela com pedaços de fita dupla-face se a abertura for oval. Se o recorte for quadrado, corte em pedaços no sentido do comprimento das laterais.
- Remova o filme superior da fita dupla-face e prenda-o no bordado. Você pode primeiro marcar no desenho os principais pontos onde o cartão postal deve ser fixado com alfinetes. Retire os pinos e pressione cuidadosamente as peças.
- Se o contorno se estender até a dobra do cartão, corte-o com uma tesoura.
- Agora precisamos processar o verso do bordado. Isso é feito usando outro pedaço de papel. Também é necessário colar fita dupla-face em todo o perímetro, retirar a camada superior e, pressionando, combinar com o verso do bordado.
- Resta escrever parabéns e votos. Isso pode ser feito com uma caneta gel metálica ou qualquer outra - conforme sua imaginação mandar.
Se não quiser usar cartões postais prontos, você mesmo pode fazê-los facilmente. Para isso, use papelão colorido e recorte você mesmo a “abertura”, no formato desejado. Pode ser: um oval, uma estrela, um coração, uma janela, ovos de Páscoa - o que você quiser.
Você pode perfurar a parte frontal do papelão colorido. Ela parece muito impressionante. Para isso, utiliza-se um furador figurado. Com sua ajuda você pode fazer um cartão “renda”.
Lurex, rendas, miçangas e fitas são usados como decoração.
A confecção e ponto cruz de cartões postais também é feita por outro método, ainda mais simples - colando-os em um cartão postal.
Neste caso, é melhor escolher um formato quadrado ou retangular.
- Preparamos o bordado - passamos a ferro de dentro para fora.
- Cortamos a tela no tamanho que precisamos.
- Começamos a puxar lentamente os fios ao longo das bordas da tela. Graças a este procedimento simples, obteremos uma espécie de franja ao longo da borda do bordado. Não há necessidade de relaxar muito - tudo é bom com moderação.
- Colamos o bordado em um pedaço de papelão, de preferência de cor diferente, alguns milímetros mais largo que a peça.
- Já colamos esse papelão em um cartão postal, que você mesmo pode fazer ou comprar em uma loja especializada. Preparar!
Você está convencido de que o bordado - um cartão postal - é um artesanato bastante simples. E com a utilização de materiais e tecnologias modernas, sua produção ficou ainda mais fácil.
O processo não leva muito tempo, mas é muito divertido. E o resultado supera todas as expectativas!