A capa de chuva de camurça é uma das tendências para 2021. A textura aveludada, por um lado, confere nobreza e “caro” à imagem e, por outro, obriga o dono da capa a seguir as regras e manusear a peça com muito cuidado. Neste material veremos com que combina melhor uma capa de chuva de camurça, para que clima ela foi projetada e quais acessórios podem decorá-la. No final do artigo você encontrará os melhores exemplos de combinações com capa de chuva de camurça.
O que é camurça?
A camurça natural parece um tecido aveludado com um pequeno pêlo em ambos os lados. Ao contrário do que se pensa, a camurça retém bem o calor e, com processamento adequado, pode até ser utilizada no corte de casacos de pele de carneiro. A camurça é o couro processado na chamada técnica de curtimento de gordura e é utilizada na costura de agasalhos, saias, calças e sapatos.
História da camurça
Como de costume, existem várias versões sobre a origem da palavra “camurça”.Segundo a primeira, o nome camurça vem da palavra francesa “camurça”, que se traduz como “camurça, cabra montesa”. Segundo a segunda versão, “camurça” deve a sua origem etimológica à palavra holandesa “zeem”, que, tal como a versão francesa, é traduzida como “cabra montês”. A primeira menção à camurça remonta ao século IV dC. Foi então que os curtidores da Europa experimentaram revestimentos para couro para que mantivesse sua elasticidade e maciez por mais tempo. Os artesãos utilizaram todos os ingredientes disponíveis contendo gorduras: banha de porco e cordeiro, gemas de ovo e óleo de colza, mas no final, os curtidores franceses do início do século XVIII decidiram apostar no óleo de peixe e nas misturas vegetais. No entanto, posteriormente, óleo de foca, gordura óssea e óleo de linhaça também foram usados às vezes para esse processo.
O maior local de produção de camurça era a pequena cidade de Biarritz, no sudoeste da França. Os pescadores locais vendiam bacalhau não só aos residentes locais para cozinhar, mas também aos curtidores para processamento de couro. Acredita-se que o segredo do processamento do couro veio deste lugar para a Rússia, passando pelas fronteiras da Alemanha e da Polônia. Novgorod e Astrakhan tornaram-se centros russos de processamento de couro, onde o óleo de foca era usado principalmente. Mas a camurça nacional não era popular: era comprada principalmente na Polónia.
Como resultado de experimentos em várias etapas de muitas gerações de curtidores em todos os países, no final do século XVIII, foi desenvolvida uma tecnologia unificada para a produção de couro camurça. Esse processo consistiu em várias etapas e incluiu o tratamento químico do material. Para começar, a pele não tratada (mas sem lã) era lubrificada com um dos tipos de gordura.Em seguida, foi colocado em uma máquina especial, onde o material ficou embebido em gorduras sob pressão por várias horas (em média 3 a 5). Penetrando na pele, as gorduras formam fortes ligações com as proteínas do material e permanecem por muito tempo em seu interior. Em seguida, as películas foram retiradas e aquecidas. Após múltiplas etapas de curtimento da camurça (alternando impregnação na máquina e aquecimento), obteve-se um produto semiacabado tecnicamente pronto para uso. A camurça raramente ficava completamente sem tratamento: mais frequentemente era enviada para outra etapa - a pintura.
Camurça natural e artificial
A tendência para o respeito pelo ambiente não anulará o facto de a maioria dos clientes preferir usar capas de chuva feitas de camurça natural em vez de um substituto artificial. E aqui o principal argumento é a alta resistência ao desgaste da camurça e de materiais naturais semelhantes. Este é o caso quando o jogo realmente vale a pena.
A camurça natural pode ser: não refinada e refinada. E estes não são simples nomes poéticos. Os dois tipos de materiais diferem nas matérias-primas utilizadas, bem como no grau de estresse mecânico. O fato é que a camurça não refinada geralmente é feita de pele de bezerro ou ovelha, e a camurça refinada geralmente é feita de pele de camurça, veado e cabra. Os agasalhos, especialmente as capas de chuva de camurça, são geralmente feitos de camurça não refinada.
O veludo pode substituir a camurça. Mas, ao contrário da camurça, o veludo tem uma pilha unilateral, que é muito mais curta que a da camurça. O veludo é feito de peles defeituosas de ovelhas, cabras e porcos e processado pelo chamado curtimento ao cromo. Ao contrário da camurça, o veludo é muito mais fino e não tão resistente ao desgaste, mas essas desvantagens estão incluídas no preço do produto.Existe também um subtipo de veludo, um material mais denso - o veludo dividido, que é obtido por camadas e processamento de várias peles ao mesmo tempo. Outro substituto da camurça pode ser o nobuck, que também é obtido por curtimento ao cromo, processamento multicamadas e tratamento com componentes abrasivos. Ao contrário da camurça, o nobuck praticamente não tem fiapos, mas devido ao processamento mais longo é altamente resistente ao desgaste e à água. Devido a essas propriedades, o nobuck é muito utilizado na fabricação de calçados.
Como alternativa ecologicamente correta, você pode usar camurça artificial, feita de fibras de microfibra (versão tecida) ou criada por lixamento de um revestimento de polímero especial. Agasalhos também são feitos com esses materiais, decorando o material com pulverização e perfuração adicionais. Mas esteja preparado, pois ainda terá qualidade inferior à camurça natural.
O que vestir com capas de chuva de camurça
A camurça é um dos materiais mais luxuosos e mais difíceis de cuidar. A camurça natural parece enfatizar o status do proprietário, que dificilmente decidirá fazer compras com um casaco de camurça ou dar um passeio na floresta de outono. E não é só o capricho do material: a camurça parece cara e é mais indicada para reuniões de negócios e eventos.
Devido à sua aparência apresentável, uma capa de chuva de camurça pode ser usada com quase todos os looks do dia a dia. Uma combinação de capa de chuva de camurça natural com calças largas e botins de couro preto será universal. Se o encontro for informal, você pode substituir as calças clássicas por jeans skinny.Outra opção para um look business pode ser uma jaqueta trespassada xadrez cinza e uma capa de chuva de camurça jogada casualmente por cima. E, claro, quase qualquer vestido feito de tecidos grossos ficará bem com uma capa de chuva de camurça desabotoada: esta combinação cria um look descontraído e é adequada tanto para um primeiro encontro quanto para um jantar de negócios.
Com quais acessórios você pode combinar capas de chuva de camurça?
Assim como o veludo, a camurça é autossuficiente e não precisa de decorações adicionais. Num look do dia a dia, combinando camurça e bijuteria, corre-se o risco de exagerar. Se desejar, você pode adicionar detalhes com brincos minimalistas e correntes de vários níveis. Vale a pena abrir mão de joias enormes, joias com pérolas, além de decoração alegre no estilo boho.
Regras para cuidar de uma capa de chuva de camurça
A camurça natural precisa de cuidados cuidadosos. E como as lavanderias muitas vezes podem estragar esses itens delicados, limpar manchas e tratar uma capa de chuva de camurça recai sobre os ombros do proprietário. A sujeira recente pode ser removida limpando a área afetada com um algodão umedecido em água, mas é melhor tratar manchas gordurosas com refrigerante. Se a sua capa de camurça estiver coberta de poeira e desgastada, uma escova especial para camurça pode melhorar a situação. A sêmola limpa bem a sujeira seca teimosa, mas lembre-se que você terá que realizar um procedimento estranho: primeiro polvilhe as áreas afetadas com sêmola e deixe por várias horas (pequenos grãos de trigo absorverão o excesso de gordura e um pouco da sujeira), e em seguida, esfregue as áreas contaminadas por muito tempo com o lado macio da esponja e semolina. Apesar da estranheza e do consumo de energia, esta é uma das formas mais suaves e eficazes de limpar camurça e não perder dinheiro (e possivelmente a própria peça) na lavagem a seco.
Mas, claro, a melhor maneira de prolongar a vida útil de uma capa de chuva de camurça é tratar o material com sprays protetores especiais contendo fluorocarbono ou impregnação de silicone. O cuidado oportuno e o uso cuidadoso podem prolongar significativamente a vida útil do seu item.