Que roupa as pessoas comuns associam à marca Chanel, exceto o vestidinho preto? A maioria responderá que esta é uma jaqueta elegante de tweed. Neste material contaremos a história da grife Coco Chanel e a história da criação de uma das peças icônicas de sua coleção. Tradicionalmente, no final do material você encontrará um molde e uma master class passo a passo sobre como tricotar uma jaqueta no estilo Chanel.
A história de Coco Chanel: não só o vestidinho preto
Hoje em dia, poucos se lembram que as origens da grife Chanel foram uma pequena oficina de chapéus, liderada pela jovem e empreendedora Gabrielle Chanel. Na casa onde foi inaugurada a chapelaria já existiria uma loja de roupas, então pelas regras da época, Chanel não poderia ir além de sua estreita especialização por muito tempo. Mas seus chapéus começaram a ser procurados pela elite parisiense - e ela conquistou o apoio de pessoas nobres.Três anos depois, Chanel já tinha sua própria loja de roupas, que se posicionava como uma loja de roupas esportivas (!) para mulheres ativas. Os looks discretos da Chanel estavam tão fora de sintonia com sua época, com lindos looks de renda com espartilhos agitados, que eram considerados esportivos na época. Chanel insistiu que as roupas femininas deveriam, antes de tudo, ser confortáveis. E sua abordagem foi apreciada e aceita por muitos, pois em 1915 a Chanel abriu uma segunda loja em frente ao Ritz em Paris. Na década de 1920, os ternos Chanel tornaram-se o novo uniforme. Na década de 1920 surgiu a famosa jaqueta estilo Chanel e, em 1926, o lendário vestido preto. Na década de 1930, a grife Chanel encontrou outro nicho - joias e perfumes, e passou a se concentrar nesses dois nichos. Na década de 1940, Coco Chanel tirou um longo período sabático – e voltou a campo triunfante em 1957. Depois, até os últimos dias, Chanel concentrou-se no design de roupas, porém sem se esquecer de outras áreas.
A história de uma jaqueta de malha no estilo Chanel
A história da criação da icônica jaqueta estilo Chanel começa na década de 1920. Segundo uma versão, a jaqueta icônica surgiu graças ao duque de Westminster, Hugh Richard Arthur Grosvenor, que adorava usar jaquetas de tweed. Durante o romance, Coco Chanel costumava pegar emprestada a jaqueta do amante para usar com blusas. Se antes esse tweed era predominantemente um tecido para ternos masculinos, depois do início da relação entre o Duque e Coco Chanel surgiu uma coleção de roupas femininas confeccionadas com esse material denso e texturizado. Chanel tornou o tecido mais flexível e ampliou a paleta de cores.Segundo o próprio estilista, foi ela quem incentivou os escoceses a criarem um tweed leve. Em meados da década de 1920, começaram a surgir as primeiras coleções com jaquetas femininas no estilo Chanel. Esses produtos de estreia foram montados e, muito mais tarde, na década de 1950, viria a moda das jaquetas estilo Chanel com corte reto. Em seguida, esses modelos foram usados por Romy Schneider, a primeira beldade de Hollywood e a futura princesa Grace Kelly e a primeira-dama Jacqueline Kennedy. E a senhora que criou o lendário vestido preto sempre usou jaquetas de tweed de corte reto.
A próxima ascensão das jaquetas estilo Chanel ocorreu em 1983, quando Karl Lagerfeld se tornou o chefe da grife Chanel. Graças a ele, as fashionistas conseguiram “desamarrar” a jaqueta do terno e usá-la com jeans e tops. Quase todas as coleções subsequentes apresentavam jaquetas icônicas com acessórios, decoração, comprimento ou corte modificados. Não se sabe ao certo se isso foi feito deliberadamente em memória do criador das jaquetas ou se o próprio Karl Lagerfeld gostava desse tipo de produto. E a segunda opção é bem possível, já que o próprio estilista admitiu que há três coisas que não sairão de moda por muito tempo: “jeans, camisa branca e jaqueta Chanel”.
Após a saída do Kaiser, a grife passou a ser chefiada por seu braço direito Virginie Viard, que se afastou da tradição conservadora de Lagerfeld e se permitiu experimentar o comprimento da jaqueta e suas cores. Hoje, uma jaqueta estilo Chanel pode ser universal: você pode usar uma clássica monocromática de comprimento médio e corte reto para o escritório, e uma jaqueta ousada cortada com lapelas coloridas para jantar com os amigos.
Jaqueta estilo Chanel em 2021
Nesta temporada, quase todas as marcas de luxo se lembraram da jaqueta estilo Chanel. Dezenas de casas de moda decidiram adicionar opções clássicas às suas coleções. Além disso, os estilos das jaquetas em si não sofreram alterações, mas as opções de combinação passaram para um novo patamar: agora, com a mão leve dos designers da Celine, uma jaqueta estilo Chanel pode ser usada não só com calças e saias clássicas , mas também com jeans. Nesta temporada, o carro-chefe do mundialmente famoso estilo francês ficou ainda mais ousado. Uma opção mais conservadora é a preferida pelos representantes da grife Saint Laurent, que relembraram o paletó e o terninho no estilo dos anos 1960. Mas, ao contrário da versão elegante do terno estilo Chanel anterior, a saia 2021 ficou quase pela metade do comprimento e a jaqueta alongada mal cobre a bainha.
O que você precisa para tricotar uma jaqueta Chanel com as próprias mãos
Vários novelos de linha na cor desejada. É aconselhável utilizar fios naturais com uma mistura mínima de sintéticos, pois neste caso é a qualidade da matéria-prima que determina em grande parte o aspecto da jaqueta acabada. Se este é o seu primeiro projeto de malha, o melhor é usar um fio de cor sólida.
- Agulhas de tricô nº 5. Como alternativa, você pode usar agulhas de tricô de ferro anelar.
- Material de costura e tudo que você precisa para decoração.
- Três botões.
Progresso passo a passo do trabalho em uma jaqueta estilo Chanel
No total, a jaqueta estilo Chanel tem cinco partes: costas, duas frentes e mangas. Cada fragmento é tricotado separadamente, o comprimento do produto é ajustado pela própria artesã: se você ficar com a versão clássica da jaqueta, seu comprimento deve ficar um pouco acima da linha do quadril. O diagrama proposto neste material mostra uma jaqueta estilo Chanel com corte reto e gola redonda.Se o tempo e a qualificação permitirem, você pode adicionar decoração em forma de bolsos de imitação (ou fazer bolsos reais).
- Tricotar as costas, duas prateleiras e mangas em padrão “fantasia”. O melhor é começar pela frente e terminar nas mangas. A diferença entre uma jaqueta estilo Chanel e outras jaquetas é que a largura da manga é a mesma em todo o comprimento.
- Quando todas as peças estiverem prontas, conecte a parte traseira e as duas prateleiras do lado avesso.
- Depois costure cuidadosamente as mangas.
- O produto acabado deve ser lavado e deixado secar.
- Cozinhe a jaqueta acabada no estilo Chanel.
- Finalize as costuras laterais, se necessário.
- Costure os botões.