A empresa alemã que produz roupas esportivas, calçados e acessórios é uma das mais reconhecidas e populares. Seus produtos são usados com orgulho por estrelas mundialmente famosas e pessoas comuns.
Em que país a Adidas é fundada?
Sua pátria é a Alemanha do pós-guerra, a data oficial de criação é 1949. Porém, a marca deve seu surgimento a acontecimentos ocorridos quase três décadas antes.
Como tudo começou
Em 1920, a família bávara Dassler, que morava na cidade provincial de Herzogenaurach, abriu seu próprio negócio. Chinelos e calçados esportivos ortopédicos foram feitos com uniformes militares e pneus de carros desativados. A oficina era dirigida por dois irmãos - Adi e Rudi Dassler, e todos os membros da grande família estavam envolvidos na produção.
Os negócios da empresa subiram rapidamente. Em 1925, o empreendedor Adolf criou as primeiras botas com tachas. Suas solas não escorregaram, portanto o risco de lesões foi minimizado. Não só iniciantes, mas também atletas famosos passaram a dar preferência a esses calçados. Suas vitórias em competições importantes deram boa publicidade aos garanhões.
Em 1938:
- os irmãos eram proprietários de duas fábricas;
- diariamente foram produzidos mais de 1 mil pares de calçados;
- A renda anual da empresa familiar aproximava-se de meio milhão de marcos alemães.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial e a ocupação americana da Alemanha Ocidental, os irmãos brigaram e dividiram as fábricas. Cada um criou sua própria empresa: Adi Dassler - Addas, Rudi - Ruda. Os nomes logo foram renomeados como Adidas e Puma.
História do desenvolvimento da marca
Nos vinte anos seguintes, Adolf introduziu uma série de inovações que contribuíram para o rápido crescimento da empresa, incluindo:
- Iluminou as botas substituindo couro e aço por náilon e borracha.
- Tornou os espinhos removíveis.
- Ampliou a gama de produtos, estabelecendo a produção de bolsas e roupas e até equipamentos esportivos.
- Conduziu uma série de campanhas publicitárias de sucesso. Ele foi o primeiro empresário a envolver atletas profissionais na divulgação de seus produtos. Para cada evento foram desenvolvidos novos produtos exclusivos que nenhum outro fabricante poderia oferecer.
Além disso, a marca conquistou não só o mercado europeu, mas também o mercado externo e internacionalizou-se.
Por falar nisso! Nos Jogos Olímpicos de 1976, os atletas vestindo equipamentos Adidas ganharam 249 medalhas. Nenhuma empresa pode se orgulhar de tal troféu ainda.
Após a morte do fundador em 1978, a empresa passou por tempos difíceis. Passou de mão em mão e desapareceu nas sombras da Nike e da Reebok. Em 1993, foi adquirida por investidores franceses liderados por Robert Louis Dreyfus. Quase dobraram o orçamento de marketing da empresa e definiram o rumo para exportar a produção para países asiáticos. Atrair mão de obra barata ajudou a reduzir custos e aumentar a competitividade dos produtos Adidas.A empresa conseguiu estabelecer preços acessíveis e pessoas com diferentes níveis de renda puderam adquirir os produtos.
No início do século 21, a marca tornou-se o segundo maior fabricante de artigos esportivos, depois da Nike. Um papel positivo foi desempenhado pela aquisição de ações de outras empresas, por exemplo, Reebok e sua fusão na empresa.
Adidas no mundo moderno
Hoje, a marca internacional com as “três listras” mantém firmemente uma das posições de liderança no mercado mundial. A lendária empresa tem grande influência não só no desenvolvimento do esporte, mas também na indústria da moda e na cultura. Ela acompanha os tempos e cria colaborações com celebridades mundiais.
Atividades principais
Uma das marcas mais populares trata de:
- Fazendo roupas e calçados não só para competições esportivas, mas também para a vida das pessoas comuns. Em 2001, foi decidido lançar duas filiais de produção. A linha Performance representa coleções criadas com base em desenvolvimentos de alta tecnologia. Os originais são looks do dia a dia com elementos esportivos.
- Produção de diversos acessórios e equipamentos. A receita desta categoria de produto é de aproximadamente 4%.
- Anúncio. Vídeos com David Beckham, Muhammad Ali, Lionel Messi, Katy Perry, Kanye West e outras estrelas tornaram-se slogans icônicos para gerações inteiras.
- Patrocínio. A empresa assina regularmente contratos tanto com jogadores individuais como com equipas e clubes inteiros. Estes incluem Real Madrid, Milan, Manchester United e até mesmo a União Russa de Futebol e a NHL.
Onde os produtos da marca são produzidos e vendidos?
Cerca de metade das ações está concentrada nas mãos de diversos acionistas da França, América, Canadá e Ilhas Cayman.A própria empresa possui apenas duas fábricas: na Alemanha e nos Estados Unidos. Os produtos são fabricados principalmente por 130 empresas parceiras. Mais de 70% de todos os bens são produzidos na Ásia, cerca de 20% nos EUA. O resto do mercado está dividido aproximadamente igualmente entre a Europa e a África.
A sede da empresa ainda está localizada em Herzogenaurach (Alemanha).
Os principais escritórios estão localizados em Portland (EUA), Xangai (China), Amsterdã (Holanda), Moscou (Rússia e antigos países da CEI), Costa del Este (Panamá), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e outras partes do mundo.
A maioria dos produtos (90%) é vendida sob a marca Adidas, o restante é rotulado como Reebok. Você pode adquiri-lo nas lojas próprias em qualquer país onde a empresa ou seus parceiros tenham escritório de representação.