A marca mundialmente famosa veste os principais atletas do mundo há quase cem anos. As três listras tornaram-se um emblema icônico, primeiro no mundo esportivo e depois no resto do mundo.. A história da criação, rebranding e nascimento do moderno logotipo da Adidas está repleta de espinhos, mas qualquer obstáculo motivou os autores a tomarem medidas adicionais.
Fundo
Em 1936, o corredor Jesse Owens recebeu diversas medalhas de ouro. O atleta relata que seus calçados desempenham um papel importante na sua sorte. Então Tênis Dassler tornou-se popular em todo o mundo, e os irmãos Adolf e Rudolf Dassler iniciar a produção.
A Segunda Guerra Mundial faz seus próprios ajustes na vida. Adolf volta para casa para produzir sapatos para os soldados, mas Rudolf continua prisioneiro. Isto é o que acontece A maior lacuna entre irmãos, que dará origem a um acontecimento histórico - a criação das marcas Adidas e Puma. Falaremos com mais detalhes sobre o simbolismo do primeiro deles.
Aparência do logotipo
A versão original do sinal foi padrão de pontas entrelaçadas localizadas nas letras “d” alongadas para cima. Acima da imagem em forma de semicírculo estava escrito “adolf dassler”. E para uma designação mais precisa, “sportshuhe” foi adicionado abaixo. Este logotipo existiu até 1970.
Interessante! Adolf Dassler comprou o logotipo de três listras do fabricante esportivo finlandês Karhu por US$ 1.800. Pareceu-lhe que esta imagem simboliza a vontade e o desejo de vencer. E ele não estava enganado.
Reconstrução global
Em 1970, a Adidas estava passando por rápidas mudanças. O logotipo fica completamente diferente. Em 1972, paralelamente às Olimpíadas de Munique, foi realizada a apresentação de uma nova placa, levando em consideração as reconstruções de rebranding. Agora isso trevo com o nome da empresa localizado na parte inferior. As três queridas listras são brancas e riscam a flor horizontalmente.
Por falar nisso! O trevo simbolizava o mapa mundial em uma propagação. Se você imaginar, a primeira folha significará a América, a segunda – África e Europa, e a terceira – Ásia. Esta divisão indicou os principais territórios de exportação dos produtos Adidas.
Muitas celebridades apoiaram a nova marca. Naquela época, a Adidas poderia ser equiparada a um produto de culto e colocada no mesmo nível de popularidade da música de ídolos mundiais como Freddie Mercury, Bob Marley, David Bowie e muitos outros.
Queda do Olimpo
Em 1978, faleceu o fundador da empresa. Chegou um período negro para a marca Adidas. A empresa foi literalmente dilacerada, novos e novos gerentes “puxaram o cobertor sobre si mesmos”. Enquanto isso, os concorrentes não dormiam. Reebok e Nike começaram a se desenvolver com uma velocidade incrível.
Para que a empresa não falisse, foi necessária uma reestruturação global. E começamos com o logotipo.
Nascimento de um novo logotipo
Em 1997, a marca Adidas finalmente ganhou popularidade. A reformulação da marca exigia clareza, consciência do próprio valor e poder. As queridas três listras adquiriram uma aparência nova e mais espessa, o trevo foi abolido por enquanto e as letras tornaram-se enormes. A placa se transformou em um pico, que simbolizava a superação de obstáculos. Foi assim que surgiu um novo logotipo moderno de “montanha”, que ainda funciona hoje.
Sobre a placa: 8 fatos interessantes
- O primeiro logotipo foi criado tendo em conta a influência da cultura alemã na sociedade e nas suas necessidades. O texto foi feito em forma de letras alongadas, populares na época na Alemanha. A cativação e o construtivismo inerentes a esta direção foram valorizados e utilizados por muitas marcas em todo o mundo.
- Escrever em letras minúsculas também faz algum sentido. Segundo a ideia do autor, trata-se de uma partilha de informalidade e diversidade. Aquilo é o caráter da marca não é rígido e envolve compromissos.
- Três listras são um sinal em grande escala e facilmente reconhecível. Por volta de meados do século passado, a Adidas começou a produzir não apenas calçados esportivos, mas também roupas e acessórios. Três longas listras aparecem nas mangas, laterais das calças e bolsas. Então várias figuras geométricas marcaram época.
- Logotipo nº 2 – trevo - ainda é usado na produção. Denota uma coleção Adidas Originals - equipamentos esportivos não só no clássico, mas também no street style. Moletons, calças, capas de chuva, moletons, moletons, camisetas, tops e outros itens esportivos com trevo são oferecidos à atenção de adolescentes, hippies, seguidores casuais e de rua.
- Desempenho da Adidas (Equipamentos) – linha de roupas e calçados esportivos profissionais. Foi nisso que a gestão uma vez confiou. As vendas de equipamentos para atletas dispararam quando celebridades, inclusive músicos, começaram a ser convidadas para publicidade. Marcado "montanha".
- Três linhas horizontais e o nome da marca atrás delas são considerados logotipo universal, significando qualquer tipo e natureza de roupas, calçados, acessórios esportivos.
- A Adidas nunca criou um slogan para o logotipo. Ao mesmo tempo, as empresas de publicidade exibiam “o impossível é possível", mas a frase nunca pegou. A vaga para criador de slogan ainda está aberta.
- Linha Estilo Adidas – o mais orientado para o consumidor moderno. As colaborações com designers de moda ganharam novos contornos e o letreiro da Adidas começou a aparecer em roupas e calçados que tinham apenas uma relação remota com o esporte. O fundador aqui pode ser chamado de lendário Yohji Yamamoto com sua coleção Y-3. O logotipo representa um círculo preto riscado por três linhas brancas.
Adidas SLVR é outra tendência rara, também relacionada à moda e incluída no Adidas Style. Estilo quase esportivo, estilo casual, cor preta e couro são os principais parâmetros do gênero. Os sapatos têm um design clássico-inovador.
Hoje três listras – um sinal universalmente reconhecível. Apesar de sua versatilidade e variedade de modificações, roupas ou sapatos com ele significam alta qualidade, frescor e reconhecimento.