O que é uma fivela?

Boa metade das roupas, sapatos e acessórios são equipados com fechos especiais que conectam e prendem seus elementos. A fivela é uma delas.

O que é uma fivela?

Este é um dispositivo simples e útil que é parte integrante de um cinto ou cinto.

Existem muitas opções para instalar um prendedor de cinto. É baseado em uma estrutura de metal ou plástico (muito menos frequentemente - couro ou madeira) de vários formatos, que pode ser sólido ou encaracolado.

fivela de cinto

A maioria dos espécimes padrão clássicos são equipados com uma parte móvel ou fixa - um pino firmemente preso à estrutura. Ele é inserido em um dos orifícios do cinto, prendendo-o com segurança. Nas fivelas e placas automáticas é substituído por um clipe. Alguns tipos, nomeadamente presilhas para cinto e de fenda dupla, não têm pino e dependem do atrito. Uma fivela de bloqueio moderna possui uma trava.

Finalidade da fivela

Em primeiro lugar este é um fixador universal. O cinto, enrolado no braço, perna, cintura e pescoço, é puxado pela armação.Usando um dos dispositivos acima (pino, trava), ela segura o cinto em um determinado diâmetro de um círculo correspondente ao volume de qualquer parte do corpo. Graças a isso, o item não sai do lugar.

fivela clássica

Nos conjuntos de uniformes, o distintivo é decorado com insígnias. Deve ser mantido em perfeitas condições: constantemente polido e brilhante. É um símbolo de pertencimento aos militares, às agências de aplicação da lei, às instituições de ensino e outras associações, uma fonte de orgulho e até de inveja.. Por exemplo, os cintos dos uniformes dos soldados do Exército Soviético estavam gravados com uma foice e um martelo no centro de uma estrela de cinco pontas. Tais exemplos são de grande valor para colecionadores fibulistas (do latim “fíbula” - fivela).

Interessante! Fivela hoje não precisa ter valor prático. Muitas vezes é um acessório moderno e estiloso que decora uma roupa e complementa o visual.

História da aparência

Os historiadores atribuem sua invenção aos povos nômades. Os motivos são muitos: o amor por decorar cintos e cintos, a necessidade de se manter aquecido durante as longas viagens, a necessidade de prender armas ao corpo.

Sármatas, citas e turcos mesmo antes da nossa era os cintos masculinos e femininos se distinguiam pelos fechos. Estes últimos foram ricamente decorados com pedras preciosas e diversas sobreposições. Mais tarde tornou-se um sinal de prosperidade, e a fivela passou a ser percebida como um acessório, indicando o status de seu dono.

fivelas antigas

Onde é usado?

A versatilidade da fixação determina uma ampla gama de suas aplicações:

  • Em cintos de roupas. Um cinto inserido nas calças ou saia com a ajuda de um acessório “ajusta-as” à figura. Num vestido, este é mais um detalhe decorativo, tornando a silhueta mais ajustada e elegante.Em jaquetas, casacos e jaquetas, com sua ajuda, a alça pressiona bem o material ao corpo, protegendo-o melhor do frio e do vento.
  • Em botas, botas, sandálias, sandálias femininas - mantém o pé firmemente no sapato.
  • Nas pulseiras dos relógios. Graças a este pequeno fecho, o acessório cabe perfeitamente no pulso.
  • As coleiras e trelas para cães são desenhadas de forma que o animal fique sob controle e ao mesmo tempo não sufoque.
  • Nas bolsas, mochilas e pára-quedas, as alças são fixadas na base, ajustando simultaneamente o seu comprimento.
  • Em cinto ou tipoia para porte de armas, que acompanha o uniforme.
  • Em cintos e cabides especiais para fixação de cargas diversas.
cinto com placa

Por conta própria uma fivela sem cinto raramente é usada. Seu design depende muito de fatores como tamanho da correia, sua finalidade, necessidade ou falta de ajuste, confiabilidade e velocidade de desaperto e fixação.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano