O bolso é um detalhe de um avental que carrega uma dupla carga: funcional e decorativa. Graças a esse detalhe, as roupas de casa ficam confortáveis e práticas. Você pode colocar muitas coisas aí: óculos, isqueiro, chiclete, telefone, relógio, para que estejam sempre à mão. Elementos sem espaçadores são personalizados em aventais. Todas as peças são primeiro totalmente processadas e só depois costuradas na forma acabada.
Como fazer um bolso de avental
Consideramos passo a passo o procedimento para fabricação da versão da fatura.
Planejamos o local
Primeiro, determinamos onde as peças serão localizadas e como tudo ficará visualmente. Anteriormente Recortamos o layout no papel e, por meio de testes, determinamos o local onde ficará o futuro bolso ou bolsos do avental.
Determinando o tamanho e a forma
Referência! Pode haver um, dois ou três bolsos no avental. Eles podem ser localizados tanto na parte superior do avental quanto na parte inferior.
Então, na parte superior, uma opção inteiriça certamente é adequada. Mas na parte inferior existem opções possíveis: duas ou uma.
O tamanho pode ser pequeno ou grande. Tudo depende das funções exigidas por esta parte do avental.
Quanto ao formato, na maioria das vezes é retangular ou com bordas inferiores arredondadas. Se desejar, você pode decorar com apliques ou rendas.
Fazendo um padrão
Para criar um padrão, desenhe um retângulo com as dimensões principais sem margem para bainhas.
Para arredondar os cantos, recorte um retângulo, dobre-o ao meio e corte de forma que os cantos fiquem igualmente arredondados.
Recortamos o molde e ele está pronto para uso.
Descobrir
- O material precisa ser decomposto. Para evitar dobras ou vincos, umedeça e passe a ferro antes de cortar para evitar maior encolhimento do tecido.
- Coloque o padrão no material e trace-o ao longo do contorno com giz. Este será o contorno da peça. Colocamos o padrão estritamente ao longo do fio da fibra. Ao cortar, certifique-se de deixar folgas de tecido de cada lado: a borda superior tem pelo menos 3 cm, as bordas inferior e lateral são cerca de 1,5 cm, recortamos a parte levando em consideração a folga. O bolso está quase pronto para uso.
Importante! Você pode usar o tecido com que o produto é feito ou uma cor e composição de linha completamente diferentes.
Como costurar um bolso em um avental
- Antes de costurar o bolso, todas as costuras traçadas ao longo do contorno devem ser passadas a ferro. Direcione a margem da costura em uma direção, prendendo com um ferro.
- Se houver cantos arredondados, será necessário fazer entalhes neles com uma tesoura.
- Passamos a linha de entrada no bolso 2 vezes, pois ali há 2 marcas. Uma marca evita que o fio se desfie em pelo menos 0,7 cm na parte interna. A outra principal é a entrada do bolso.
- Existe a opção de uma bainha. Em seguida, é necessário encobrir as bordas voltadas para dentro com um overlocker para evitar que as seções abertas do tecido desfiem.
- Pegamos o produto acabado e conectamos as peças, colocando-as umas sobre as outras e selecionando o local.
- Em seguida, traçamos uma linha ao redor da borda com giz para não deslocá-la durante o processamento posterior. Prenda com alfinetes e alinhave com pontos de 1–3 cm de comprimento.
- Agora só falta costurar o ponto final. Neste caso, deixe uma distância de pelo menos 1–2 mm da borda e pelo menos 1 cm dos cortes inferiores e laterais. A costura deve ser uniforme, a largura da costura deve ser uniforme.
- Certifique-se de fazer pontos de segurança para que os bolsos não saiam. Geralmente eles são protegidos no início e no final da linha.
Atenção! Se quiser decorar o produto com elementos decorativos, isso é feito no blank, quando as duas bases ainda não estão conectadas.
Podemos afirmar com segurança que até um iniciante pode dar conta da tarefa de costurar um avental com bolso.