O patch pocket é considerado um dos tipos de bolsos mais populares. Mesmo um mestre inexperiente pode dominar rapidamente a tecnologia de montagem. Para que o produto acabado tenha uma aparência decente e elegante, você precisa conhecer os truques de processamento.
Bolso de remendo - conceitos básicos
O bolso pode ter várias configurações: em forma de círculo, quadrado, com pontas pontiagudas. É melhor levar todo o revestimento superior para processamento. Os seguintes tipos de elementos são usados:
- sem forro;
- com forro de peça única;
- forrado com tecido adicional;
- com entrada inclinada, cujo rebordo superior é feito por bainha estreita.
Que costura é usada para costurar um bolso de remendo?
Na maioria dos casos, a peça é costurada ao produto principal por meio de uma máquina de costura. Em alguns casos, isso é feito manualmente, imitando uma costura à máquina. Neste caso, é utilizada uma costura de remendo de conexão com um corte fechado.
Como costurar um bolso de remendo sem problemas
Cada mestre com experiência adquire seus próprios segredos de costura em sobreposições. Vejamos as recomendações básicas que ajudarão a tornar seu trabalho mais preciso.
De dentro
Antes de costurar o elemento, vale a pena passar a ferro as sobras da bainha ao longo da linha de entrada. Nas áreas arredondadas os entalhes são feitos com tesoura. Para tornar o canto oblíquo, ele, junto com as costuras passadas, é dobrado e fixado com ferro. A linha de entrada é passada duas vezes: começando 1 cm dentro da peça e depois a linha marcada com giz. Você pode simplesmente deixar de lado a borda, virar o tecido, costurar na lateral e cortar o excesso de tecido na lateral. Pronto, o trabalho interno está concluído e a peça pronta para retificação.
Para obter a borda perfeita, são usados estênceis de papelão no corte. Com a ajuda deles, você pode dobrar delicadamente a lateral. A peça de trabalho é inserida sob o corte superior e, dobrando as costuras, é passada a ferro.
Para uma moldura quadrada, primeiro dobre a margem diagonalmente na área do canto.
Ao escolher um revestimento inteiriço para o trabalho, um pedaço de tecido é dobrado ao meio com o lado direito para dentro. A seguir é feito um ponto, fazendo um recuo de 1 cm na borda, neste caso é necessário fazer um entalhe na costura medindo 3 cm. Para conseguir o formato correto cortam-se as folgas: para um retângulo diagonalmente, e para um círculo, os entalhes são feitos com uma tesoura. Em seguida, o elemento é virado para o rosto e passado a ferro. Se for usado forro, as peças são dobradas com o lado direito juntas e costuradas na borda superior, deixando também uma reentrância de alguns centímetros. Neste caso, as sobras são passadas em direção ao forro. Dobrando o forro e a borda da peça ao longo da linha de dobra, costure as partes laterais e a borda inferior.
A abertura aberta após a ligação do forro e do bolso do casaco pode ser simplesmente costurada à mão ou com ponto de acabamento.
Fora
O patch pocket é colocado no corte no local designado na parte frontal do corte ao longo das marcas visíveis. Para evitar que se mova durante o processo de costura, pode ser alinhavado ou preso com alfinetes. Neste caso, os pinos devem ficar perpendiculares ao bolsão. Isso protegerá o elemento contra mudanças indesejadas. O produto é conectado à bainha do fundo do bolso, garantindo que nenhum fio fique visível do rosto. O bolso é fixado com uma ou duas linhas. A segunda linha deve cobrir as partes abertas da bainha.
Com o tempo ou com desgaste intenso, as peças dos cantos desgastam-se e tornam-se feias. Para fortalecê-los, são necessárias costuras decorativas adicionais, no final das quais são colocados pequenos triângulos. Um travete em zigue-zague apertado no final do ponto principal também é adequado.
Características de costura de bolsos em diferentes tecidos
Existem muitos tipos de peças de costura. Dependem do modelo do produto, material e método de processamento selecionado. Por exemplo, quanto mais denso o material utilizado, mais regulamentações existem para isso.
Itens para agasalhos e ternos exigem o uso de materiais de amortecimento e forro. Em produtos confeccionados com texturas leves, como roupões, vestidos, roupas infantis, não é utilizado forro. Atenção especial deve ser dada aos elementos cortados ao longo de uma rosca oblíqua. O revestimento interno deve ser duplicado com filme adesivo. Nas demais opções, basta processar o revestimento com costura de bainha com corte pré-processado em overlocker.
O patch pocket é usado para diferentes tipos de produtos. Conhecendo as nuances básicas, é fácil de cortar e processar, mesmo para uma costureira novata. Esperamos que as recomendações oferecidas ajudem no seu trabalho.