O bolso lateral é um detalhe integrante que pode ser visto tanto em roupas femininas quanto masculinas. Em itens leves geralmente é simples, simétrico e feito do mesmo material. Para têxteis de meia estação e quentes, utiliza-se a opção com cano recortado.
Bolso lateral simples: como modelar e costurar em um produto
É usado em vestido de verão, vestido de verão, saia larga e shorts infantis. A tarefa não é nada difícil, até uma costureira novata pode lidar com isso.
O que você precisa para trabalhar
Antes de começar a criar, você precisa preparar:
- o tecido com que a peça é feita (principal);
- material de forro;
- tesoura;
- centímetro;
- materiais de costura.
Tecnologia de corte
Primeiro você precisa cortar dois espaços em branco - serapilheira. Para coisas leves e finas, podem ser feitas de material básico: assim ficarão quase invisíveis.
O formato de um bolso simples será redondo.É fácil de modelar: basta traçar a palma da mão no papel e ajustar levemente os contornos. Se tudo for feito corretamente, a proporção será mais ou menos assim:
- o comprimento de cima para baixo é de 25 cm;
- no ponto mais largo – 18 cm;
- entrada do bolso – 15 cm.
Depois de recortado o molde, é necessário transferi-lo para o tecido, deixando margens de costura de 1 a 1,5 cm.Para um bolso serão necessários dois moldes, para um par - quatro. Então é aconselhável processar todas as peças ao redor do perímetro.
Como costurar
Primeiro você precisa determinar a localização do bolso no tecido do produto. A partir da linha da cintura ao longo dos cortes laterais é necessário medir 7 a 8 cm, depois 15 cm, as marcações devem ficar em ambos os lados do material.
Após a conclusão do trabalho preparatório, as peças são conectadas em várias etapas. Preciso:
- Aplique serapilheira nos painéis frontal e traseiro de cada lado de acordo com as marcas e costure a uma distância de 1 cm da borda. A costura deve ocorrer suavemente e não pode ultrapassar a marca de 15 centímetros.
- Prenda as bordas da base e dos bolsos com ponto ondulado.
- Dobre as orelhas e passe as costuras.
- Faça um ponto com 1 mm de largura. Isso é necessário para que o bolso não caia.
- Conecte cuidadosamente os lados voltados para dentro para que as peças combinem e prenda com vários pinos.
- Costure as laterais e as orelhas.
- Desdobre, passe a ferro e costure os pontos acima e abaixo do bolso com linhas da mesma cor do tecido.
Processamento adequado
Na parte secreta é melhor fazer duas linhas paralelas: a uma distância de 0,5 e 1 cm do corte. Isso dará proteção dupla ao seu bolso.
É necessário enfrentar todas as bordas abertas, caso contrário o tecido começará a desfiar.É melhor usar um overlocker para isso. Se não estiver lá, um zigue-zague servirá.
As seções precisam ser processadas antes ou imediatamente após serem trituradas.
No final, é necessário fazer pequenos pontos transversais com aproximadamente 0,6–0,8 cm de comprimento ao longo das bordas do bolso (remate). Isso ajudará a protegê-lo e evitar rasgos.
O que mais você deve saber
Para garantir que o trabalho seja feito com precisão, há algumas coisas a considerar:
- Se o bolso for de forro, é necessário fazer uma saia com o tecido principal. Além disso, a doublerin pode ser útil para fortalecer a estrutura.
- Antes de se sentar na máquina, todas as peças em cada estágio da costura devem ser fixadas com alfinetes ou varridas.
- Durante a costura, a tensão da linha deve ser ajustada. Não há pressa: o tecido estará recolhido.
- Após cada costura, o “produto semiacabado” é passado a ferro.
O bolso lateral é uma parte muito conveniente de saia, calça, vestido e outras roupas. Se estiver faltando no item comprado, você mesmo pode corrigir a situação: recorte e costure. Se seguir todas as recomendações e fizer tudo com cuidado, não serão visíveis vestígios de intervenção artesanal. Tendo dominado a tecnologia simples, vale a pena experimentar opções de bolsos laterais mais complexas, por exemplo, com zíper ou com lateral recortada.