A mochila é um acessório indispensável, utilizado por quase todos os escolares e estudantes. Eles descompactam e fecham várias vezes ao dia, às vezes às pressas, descuidadamente, com muito mais esforço do que o necessário. Isso geralmente leva à deformação e quebra do mecanismo: a lingueta se solta, a lingueta se solta e os elos da trava divergem. Como consertar um zíper se ele se desfizer?
Por que o cachorro “voa para longe”?
Isso pode acontecer pelos seguintes motivos:
- a partir de movimentos repetidos e bruscos, a corrediça “solta”, suas corrediças, por dentro das quais passam os dentes, se afastam. Nesse caso, uma parte do controle deslizante geralmente voa e a segunda permanece no zíper;
- Não há paradas nas extremidades da trava da mochila. Mesmo os fios fortes se desgastam com o tempo (os fios de baixa qualidade simplesmente quebram) e a costura se desfaz. A borda da fita é liberada e o controle deslizante sai completamente.
Se o zíper em si não estiver danificado, você pode colocar o carro no lugar e apertá-lo.
O que posso fazer para evitar que o zíper se desfaça?
A trava se afasta se as partes externa e interna da lingueta não se encaixarem com firmeza suficiente uma na outra. Para garantir que o controle deslizante agarre bem as bordas e fixe a conexão dos dentes, você precisa apertar suavemente suas laterais. Isso pode ser feito com um alicate, trabalhando primeiro de um lado e depois do outro. Mas, neste caso, não se pode garantir que ambos se comprimirão igualmente, uma vez que é quase impossível calcular com precisão a força do impacto. Como resultado Pode acontecer que por um lado a circunferência dos elos seja muito apertada e, por outro, pelo contrário, insuficiente. O procedimento deverá ser repetido, o que é indesejável. Portanto é melhor usar outro método:
- Coloque o zíper no canto de uma mesa ou banquinho resistente, com o lado aberto voltado para você. Você pode colocar um bloco de madeira;
- Use um alicate para agarrar a parte saliente do controle deslizante, na qual o chaveiro é preso paralelamente à superfície;
- bata no alicate com um martelo sobre a área de prensagem. Quanto mais livre for o movimento, mais forte deverá ser o impacto (dentro de limites razoáveis).
Este procedimento simples pressionará ambas as bordas simultaneamente e uniformemente.
Importante! Antes de iniciar a fixação, é aconselhável desapertar a fechadura. Caso não tenha sido possível abri-lo completamente, conecte e fixe os dentes restantes com um objeto de metal duro (tesoura, chave de fenda).
Pequenos reparos, via de regra, não duram muito. Logo o carro fica inutilizável e você terá que substituí-lo por um novo.
Como substituir corretamente o controle deslizante, se necessário?
Para fazer isso você deve:
- pegue um novo controle deslizante. Seu número, estampado no interior, deve corresponder ao “nativo”. Se faltar o número, você terá que comparar visualmente;
- abra a junção do zíper com o tecido da mochila no início do fecho;
- lubrifique os elos da trava com parafina ou sabão seco e remova a corrediça quebrada;
- coloque a nova lingueta nos dentes (se necessário, afrouxe um pouco na base com uma chave de fenda);
- verifique apertando e desapertando várias vezes. Se necessário, aperte o carro;
- prenda a ponta do zíper com vários pontos, criando um limitador para que o controle deslizante não saia voando;
- costure a trança no tecido da mochila à mão ou na máquina de costura, dependendo da espessura do material. No local da costura, os dentes devem se encaixar perfeitamente. As linhas precisam ser fortes e combinar com a cor do restante da costura.
Se você tiver um pequeno problema com o zíper da sua mochila favorita, tente consertar você mesmo. Um problema mais sério - por exemplo, links quebrados - terá que ser resolvido substituindo toda a fechadura. Isso pode ser feito em casa ou confiando o trabalho a um especialista.