Enquanto arrumava o armário, notei que o zíper do jeans chinês estava marcado: três misteriosos símbolos YKK. Por curiosidade, verifiquei a “lingueta” de metal da nova bolsa vinda da Itália e vi as mesmas letras. Interessado na questão, adiei a limpeza e decidi conduzir minha própria investigação.
Quem inventou o relâmpago
O que as compras no mercado e nas boutiques na Itália têm em comum? À primeira vista, nada. Havia apenas um sinal semelhante entre minhas coisas - três letras misteriosas no fecho, então isso significa que é ela? O raciocínio revelou-se correto e rapidamente entendi a trilha.
Acontece que era uma vez, em 1851, a primeira patente de um “fecho automático contínuo para roupas”. O protótipo do relâmpago moderno foi inventado por um americano chamado Elias Howe. Mas ele não trabalhou neste produto, estando ocupado com outras coisas, e ele praticamente caiu no esquecimento.
A ideia foi revivida em 1853, e outro inventor americano participou dela - Whitcomb Judson. O ímpeto foi um pedido de ajuda de um amigo próximo com problemas nas costas.Foi muito difícil para ele amarrar os cadarços. Judson levou a sério suas palavras e projetou um mecanismo que consiste em laços e ganchos escalonados em duas fitas. As fitas foram presas com uma chave especial em forma de língua. O produto revelou-se pouco confiável e inconveniente, com instruções complexas em duas folhas. A produção revelou-se antieconômica e o custo final do produto ultrapassou o preço de uma calça comum.
Isso não impediu a empresa Whitcomb L. Judson de obter uma patente para a invenção em 1890.
Novo impulso
Então o acaso cego e o amor entram em jogo. Jovem engenheiro sueco Gideon Sundback encontra no caminho a filha de um dos gerentes da empresa Whitcomb L. Judson e perde a cabeça. Foi o pai da amada quem não conseguiu organizar a produção e o comércio de fechos. Dizem que naquele momento o maior lote vendido era de no máximo 20 peças.
A biografia conta que ele trabalhou na Westinghouse Electric, onde até o famoso Nikola Tesla foi consultor! Mas não encontrei nenhuma menção ao encontro deles, o que é uma pena, a história poderia ter tomado outro rumo interessante.
Um engenheiro talentoso cria um modelo com uma trava tipo controle deslizante e o patenteia, mas o sucesso nunca chega. Em 1917, Sundbäck finalmente introduziu o zíper que vemos hoje em calças, botas e bolsas.
De onde vem a palavra zíper?
Os zíperes Sundback começaram a ser usados gradualmente e, em 1923, o proprietário de uma empresa de calçados chamada Bertram Rock comprou um grande lote. Ele teve a ideia brilhante de criar uma linha de galochas confortáveis e modernas com fecho. Quando se tratou do nome do novo produto, Rock ouviu o som e, por analogia, apareceu o nome Zipper Boots.A história foi esquecida, mas a gíria “zíper” pegou!
Desenvoltura e meticulosidade japonesa
No final da década de 20 do século passado, o engenhoso japonês Tadao Yoshida entrou na arena.. Na sequência de inventores, ele assumiu a posição de liderança, conquistando o poder nesse nicho do mercado mundial. Foi ele quem começou a identificar escrupulosamente todas as deficiências do fixador. Naquela época, eles frequentemente quebravam, emperravam e deixavam de cumprir sua função. Os japoneses encontraram a solução ideal e melhoraram o design tanto quanto possível.
Tadao mudou o formato dos dentes, introduziu o latão na composição e inventou tintas especiais para fitas. Ele fundou a fábrica Yoshida Company Limited. O sucesso foi fenomenal! A verdadeira qualidade japonesa atraiu a atenção de todos os principais fabricantes de calçados e roupas. E então chega o momento em que o nome abreviado “YKK” aparece em quase todos os lugares.
Hoje "Yoshida Company Limited" em inglês ou "Yoshida Kogyo Kabushikikaisha" (pronunciado mais ou menos assim em japonês) – um líder reconhecido, produzindo mais da metade dos raios em todo o mundo.
Os japoneses estão na palma da mão desde 1934 e não vão entregá-la a ninguém! Estima-se que a capacidade de produção seja suficiente para produzir 7 milhões de peças por dia. As filiais de produção estão espalhadas por diversos países, mas também produzem outros tipos de fechos, por exemplo, o famoso “Velcro”.
A abreviatura YKK conquistou o mundo por direito. É um símbolo de sucesso e gênio da engenharia.
Ontem
7,9 mil leituras
1 minuto.
8,2 mil visualizações. Visitantes únicos da página.
7,9 mil leituras, 97%. Usuários que leram até o fim.
1 minuto. Tempo médio para terminar de ler uma publicação.
A mídia americana voltou a falar sobre o desenvolvimento russo da “Peste Negra” ATN-51. Mas que tipo de lutador é esse?
Os primeiros rumores e fofocas sobre esse desenvolvimento começaram em 2011. O iniciador deste “murmúrio” foram os Estados Unidos da América. Eles argumentaram, embora fosse mais correcto dizer que gritaram ao mundo inteiro sobre o perigo que a “Peste Negra” ATN-51 poderia representar para os países da NATO e para os EUA. No entanto, há oito anos não foi encontrado nada que pudesse apoiar os seus argumentos, mas agora em 2019 estão novamente preocupados com a sua segurança.
"Yoshida Company Limited". O nome da empresa não explica de onde veio a abreviatura YKK. O que significa KK?
Yoshida Kogyo Kabushikikaisha
Victoria, apenas a abreviatura não corresponde ao nome da empresa.
Você está à minha frente.
Victoria, algo não combina com você. A abreviatura YKK não corresponde ao nome da empresa "Yoshida Company Limited". Assim como as iniciais do inventor Tadao Yoshida.
Com que pensamento você escreveu o texto? Eles não queriam explicar a origem dessas cartas?
Quando criança, na URSS, no Mundo Infantil, comprei uma jaqueta mortadela feita no Japão com um grande zíper YKK de plástico. Adorei pela qualidade. O fabricante era a Chory Company LTD. E esta, a propósito, é a SONY !
Então, o que significa YKK?
O autor teve preguiça de descobrir que em japonês a empresa se chama (em transliteração) Yoshida Kogyo Kabushikikaisha (o nome oficial em inglês é Yoshida Industries Limited), é daí que vem a YKK.
“Os japoneses estão na palma da mão desde 1934 e não vão entregá-la a ninguém! ”
Os mesmos Levi's e Lee, dos anos 70, eram costurados com zíperes Talon, a qualidade do Talon naquela época era incomparavelmente melhor. Mesmo visualmente, o YKK apresentava má fixação dos dentes à fita, fecho solto do zíper, divergência do zíper da parte inferior após o fecho, travamento das travas, escorregamento das travas sem fechar o zíper, lascamento dos dentes após um mês ou dois de uso. Havia até uma regra tácita: se as fechaduras são YKK, então os jeans são fufel-muffle.
Afinal, como o nome “Yoshida Company Limited” e a abreviatura “YKK” estão conectados?!
Onde está a explicação em seu artigo sobre o significado das letras YKK?
As duas primeiras letras são claras, mas onde está a terceira letra?
O que significa YKK?
Estranho... Sempre pensei que YKK fosse o diamante Yukunkun... Vi em algum filme há muito tempo..
Leia o artigo até o final...
“Hoje, “Yoshida Company Limited” em inglês ou “Yoshida Kogyo Kabushikikaisha” (pronunciado aproximadamente assim em japonês) é um líder reconhecido, produzindo mais da metade dos raios em todo o mundo.”
Você cutuca todos os estranhos?