Qual é o nome do cachorro com zíper?

cachorro com zíperAs pessoas não estão acostumadas a perceber as pequenas coisas do dia a dia. Algum conhecimento vem ao longo dos anos, algo é aprendido durante o estudo ou traz experiência de vida. Para saber o nome de um cachorro com zíper, não é necessário conhecimento. Na verdade, o corredor tem uma definição; até a cauda, ​​pela qual você deve mover o cachorro, tem um nome. Qual é o nome real de um objeto que se move ao longo de longos acessórios de conexão?

Qual é o nome correto para um fecho com zíper?

Importante! O zíper recebeu muitos nomes: slider, slider e “dog”.

Para entender o que significa “cachorro”, você precisa conhecer o conceito e a estrutura do raio.

zíperes coloridos

Definição

Relâmpago, também conhecido como zíper - tira de tecido composta por duas tiras. Costurado em partes opostas de roupas, sapatos, bolsas e outras coisas.

O propósito principal – conexão rápida de duas peças de tecido e couro. Cada fita possui links em um padrão xadrez.Os elos podem ser elementos separados feitos de materiais diferentes ou podem ser anéis da mesma espiral.

zíper na bolsa

Para que ocorra a ligação e separação das peças, existe um dispositivo especial entre as fitas que se move ao longo do zíper. O corredor desliza ao longo das correias, prendendo os dentes de ambos os lados de forma que um deles fique entre os dois do lado oposto.

Do que é feito o relâmpago?

As principais partes do fixador são:

  • duas tiras de trança grossa;
  • limitadores deslizantes;
  • extrator - um chaveiro pendurado em um controle deslizante;
  • bordas livres na trança;
  • um pino inserido em uma rolha destacável com soquete;
  • braçadeira de borda ou fita de vedação;
  • links.

nomes de peças de zíper

Dependendo dessa estrutura, uma definição diferente pode ser dada - duas tranças costuradas na roupa são conectadas por uma corrediça, na qual, por conveniência, há um puxador (uma parte livre da fechadura, que o dono da roupa agarra com seu mãos para fechar o zíper). Para evitar que o controle deslizante salte, o zíper possui uma fita de vedação na parte inferior e um batente no topo.

Este projeto facilita o processo de fixação de jaquetas, blusões, bolsas, botas, bolsos, calças. Hoje, os zíperes são usados ​​​​ativamente para decorar peças de roupa e outros itens.
zíperes em jaquetas

História do relâmpago

A história mostra que a criação de muitos objetos e dispositivos é aleatória. Ou seja, um homem estava sentado e de repente isso me veio à mente, não é mesmo? A mesma coisa aconteceu com o zíper.

A história do zíper é muito interessante. Vários desenvolvedores trabalharam nisso ao mesmo tempo.

  1. Em 1851, o americano Elias Howe, que inventou uma máquina de costura, deu vida à ideia de prender roupas rapidamente usando um dispositivo especial.Mas sua patente não foi aprovada e o relâmpago não encontrou resposta do povo.
  2. Em 1870, um certo cidadão americano Style foi forçado a implementar o projeto de Leo Judson. Durante um incêndio, ele machucou as costas e, para facilitar a vida, sem precisar se curvar para amarrar o cadarço, pediu ao amigo Leo que inventasse um fecho que pudesse ser fechado com uma mão. Este desenvolvimento não é plágio, mas sim um design completamente novo que serviu de protótipo para o zíper moderno. Se apenas uma patente foi registrada em 1981 em um prendedor de sapato.

diferentes tipos de relâmpagos

Essas duas etapas da história serviram como pré-requisitos para o desenvolvimento frutífero e a promoção dos zíperes entre as massas. A primeira menção ao desenho não foi aceita devido ao analfabetismo da humanidade. Eles não podiam usar os acessórios. Quando o segundo americano lançou uma fábrica inteira para a produção de zíperes e lhes forneceu instruções, a partir desse momento é geralmente aceito que a existência do zíper, do zíper e do fecho começou a existir.

Popularidade e demanda Zipper (traduzido do inglês como zíper) foi recebido em 1923. Uma definição interessante veio à mente de Bertram Rock, fabricante de calçados. Ele gostou do som feito quando o zíper se fechava, por isso o zíper foi apelidado de zíper.

Tipos de relâmpagos

Existem vários tipos de fixadores. Eles são divididos de acordo com o tipo de pino e o método de costura nas roupas. Vejamos o que são dependendo do tipo de dente:
tipos de relâmpagos

Fecho espiral (torcido)

Este tipo de fixador consiste em dentes modificados, como voltas de uma espiral. O material para eles é fibra sintética. Eles são costurados nas bordas da trança para formar um padrão xadrez, necessário para facilitar a fixação e desaperto.

É considerado um zíper impraticável, pois durante as ações realizadas com ele, os fios costurados e a trança se desfiam, fazendo com que a espiral se rompa completamente. Não há como resolver o problema.
zíper torcido e trator na jaqueta

Trator

Tenho o nome devido à semelhança externa com esteiras de trator. Possui elos bastante grandes, localizados separadamente na trança, não conectados entre si, mas presos com segurança à trança. Se vários dentes forem perdidos, o zíper não perde suas funções.

zíper de trator

Separado os cravos têm o formato de algum tipo de fungo, tendo capa fina, caule engrossado e sulco, graças ao qual os dentes estão firmemente conectados uns aos outros. A principal área de utilização é o vestuário exterior, pois requer o fecho mais estável.

Metal

A estrutura do zíper é semelhante à de um trator. Tem dentes separados feito de fio metálico. O metal pode ser níquel ou latão. A praticidade de um fixador é medida pela quantidade de movimentos realizados com ele. Quanto mais existem, mais os dentes se desgastam. A parte superior desaparece e o zíper começa a emperrar.

Outras variedades

relâmpagos em lindos cachorros
Dependendo do método de fixação na roupa, as funções dos zíperes são:

Segredo

Os dentes desse fecho não são visíveis externamente, são costurados de forma que parte da trança os cubra por cima. Utilizado para evitar que o fecho fique visível na roupa: para vestidos de noite, saias, calças.

zíper escondido na saia

Com sua ajuda você poderá resolver o problema da falta de semelhança entre a cor do fecho e do tecido. É costurado de forma que apenas um puxador estreito fique visível do lado de fora.

Existem estruturas ocultas especialmente fortes, cuja estanqueidade impede que a umidade penetre sob as roupas. Eles são usados ​​para costurar roupas impermeáveis ​​de proteção.
zíper escondido

Destacável e não destacável

Em palavras simples: zíperes destacáveis ​​são aqueles que, ao serem abertos, se dividem em duas faixas. Isso ocorre devido à presença na parte inferior de uma rolha destacável com um soquete no qual é inserido um pino de outra trança e, em seguida, o fixador é fechado. Adequado para agasalhos, suéteres, vestidos, roupões.

zíper na jaqueta

Os fechos inteiros possuem batentes deslizantes na parte superior e são costurados de forma que a parte inferior do zíper não abra. Usado em calças, saias, botas, bolsas, carteiras, suéteres.

Com proteção contra desaperto

Esta função é executada pontas de metal especiais no controle deslizante localizado abaixo. Ao conectar os elos, eles ficam entre eles e impedem a abertura espontânea de toda a estrutura. Podemos dizer que com a ajuda deles a posição do controle deslizante é fixa.

zíper trator com 2 controles deslizantes

Além dos apresentados, há zíperes bidirecionais, que têm dois controles deslizantes em uma faixa. Com a ajuda deles, o produto pode ser aberto e fechado por baixo e por cima. Existem muitas classificações de zíperes, eles são usados ​​​​por costureiras e sapateiros, além de costureiros de retrosaria.

Tendo estudado a história da origem dos zíperes, sua estrutura e tipos, pode-se argumentar que eles facilitam muito a vida de uma pessoa e dão um certo visual às roupas do que com botões, ganchos, gravatas, etc. posso dizer afirmativamente: “Eu sei, qual é o nome do “cachorro” no zíper?

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano