Costurar um zíper não é um processo complicado. Mas quando é preciso inseri-lo na roupa, onde todas as costuras ficam visíveis, a tarefa fica mais complicada. Isso acontece com o zíper de uma saia, principalmente uma justa. Precisa ser costurado para que fique imperceptível e para que a costura não fique saliente. E para fazer isso você precisa usar alguns truques, que discutiremos a seguir.
Como costurar corretamente um zíper em uma saia
Nem todos os tecidos podem ser costurados com esse tipo de fecho sem problemas. É fácil costurar uma mecha em materiais de textura densa sem deformar ou puxar, o que não se pode dizer de tecidos finos ou malhas. Durante o processo de costura, o tecido pode deformar, esticar ou ficar ondulado.
O que você precisa para inserir a fechadura sozinho
Para evitar distorções, use dublerina. Trata-se de uma trança fina feita de material de forro, de um lado possui uma camada de adesivo hot-melt em forma de pequenos grãos. Ela é alinhavada no local da fechadura e, sob a influência da alta temperatura do ferro, a trança é colada no tecido.Isso permitirá que você costure o fecho com cuidado, sem distorções do tecido ou tubérculos.
Em geral, para costurar um zíper em uma saia, você precisará de:
- doublerina;
- zíper – peça única, secreto ou espiral;
- ferro e tábua de passar roupa;
- alfinetes de costura;
- tesoura;
- pé para zíper normal ou oculto;
- máquina de costura.
IMPORTANTE! Em vez de dublerina, você pode alinhavar fita não tecida nas bainhas.
Com cinto
Nesse caso, o fecho é costurado na fase em que a saia (sol ou lápis) está quase pronta - o cinto está costurado, só falta conectar tudo nas costas. Você precisa costurar um zíper oculto para que a junta fique perfeita e a trava fique presa na ponta do cinto.
IMPORTANTE! Você pode costurar um zíper normal, mas precisará de um botão no cinto.
Assim, o cinto deve ser costurado de um lado e passado a ferro na dobra. Para costurar um zíper:
- Desdobre o cós e faça um recorte na margem da saia, não chegando a 1 mm da costura. Distância da borda ao entalhe = largura da fita do zíper. Basta virar a margem do cós para cima e prender ambos com alfinetes. Isso é necessário para retirar o excesso de espessura no local onde é costurado o fecho oculto;
- pegue o zíper com o chaveiro voltado para você e afaste as bordas livres da fita de forma que apenas os dentes fiquem voltados para você. Desaperte a fechadura e vire metade para o outro lado;
- Coloque a metade dobrada contra a dobra do cós, rente ou 1mm abaixo. Solte a borda dobrada e prenda com um alfinete, alinhavendo na saia;
- faça uma costura estabilizadora em qualquer lugar;
IMPORTANTE! Durante o processo de trabalho, o zíper é costurado na frente da saia e depois dobra para dentro.
- Dobre os dentes o máximo possível e costure com um calcador especial. Você pode desparafusá-lo com as mãos se não tiver pata para fechaduras secretas. Mas tome cuidado para não costurar nos dentes, senão terá que arrancá-lo e costurá-lo novamente.Quanto mais você dobrar os dentes, quanto mais próximo deles você colocar o ponto, mais invisível ficará a mecha no produto;
- dobre a saia com a frente voltada para dentro e feche o zíper. Conecte a linha do cinto de forma que fique no mesmo nível em ambos os lados. Prenda a mecha com um alfinete e costure de 1 a 2 cm, isso é necessário para garantir que a linha do cós fique reta quando a mecha for fechada. Se tudo couber, costure até o fim.
IMPORTANTE! Não se esqueça de virar as sobras da saia e do cós do outro lado para tirar qualquer espessura.
- Costure a saia até o fim. Dobre o cinto junto com as pontas da trança, alinhave e costure. Quando você costurar o cinto completamente, deixe um pouco mais de linha. Insira-os na agulha e costure à mão parte do cinto no fecho usando um ponto cego.
Sem cinto
Esta opção é mais fácil de implementar. Depois de costurar 2 partes da saia e fazer marcas, varra o ponto de fixação do fecho, continuando a costura. Passe a costura, vire em diferentes direções e passe a ferro. Coloque o fecho na costura com o chaveiro voltado para baixo e alinhave uma parte dele.
Feche o zíper e alinhave a segunda trança de forma que a parte frontal da saia se encontre em uma linha na junção das peças. Agora abra, costure na frente da saia até onde termina a mecha. Feche e costure uma pequena tira, esta será a transição da costura direita para a esquerda. Vire a saia e costure até o fim enquanto estiver fechada. Por fim, arraste o controle deslizante para baixo para que não interfira na costura.
IMPORTANTE! Este método não é adequado para bloqueios secretos.
Com trava lateral
A trava lateral é feita de forma que não seja perceptível, por isso é lógico levar um zíper escondido para ela. Isso não é difícil de fazer se você souber trabalhar com esse tipo de fixador. Aqui está o algoritmo:
- Coloque a saia, com o lado direito para fora, de lado.Costura olha para você. Prenda a fechadura nele, com o chaveiro voltado para você e desaperte-o. Vire uma trança do centro para fora. Coloque esta peça contra a costura, frente a frente.
- A ponta livre da trança se projeta na margem da saia, de modo que a rolha de plástico fique rente à cintura. Alinhave a mecha e depois costure.
- Vire a saia do avesso e alinhave 2 tranças, depois costure. A cauda superior é dobrada e costurada junto com o cinto ou cintura.
IMPORTANTE! Se a saia for forrada, costure à mão por cima com ponto cego, cobrindo a parte interna da trança e deixando apenas os dentes visíveis.
Sem costuras
Ao costurar uma saia sem costura, a trava é costurada no início do trabalho. É necessário costurar um ponto na região da cintura para que o tecido não deforme. Na linha de costura traseira, faça marcas 2 a 2,5 cm acima dos fechos de correr. A costura traseira precisará ser costurada nessas marcas.
Dobre a saia frente a frente e costure a costura traseira nas marcas. Agora alinhave as peças, continuando a linha de costura. Passe a costura, desdobre-a e passe-a em diferentes direções.
Agora vamos começar a costurar o zíper:
- coloque-o voltado para baixo na costura - o chaveiro está voltado para baixo. Coloque os fechos superiores da fechadura perto da linha ao longo da cintura;
- prenda a trança nas margens da costura para que a linha com os dentes fique na mesma linha da costura;
IMPORTANTE! Prenda a trança na mesa. Se você segurar a tela suspensa, ela irá formar ondas.
- alinhave o fecho na margem da costura para que a linha fique rente aos dentes, mas não de ponta a ponta, caso contrário não será conveniente costurar depois;
- remova o alinhavo que foi usado para conectar as 2 partes da saia acima da linha. Não confunda com o esboço que você acabou de fazer;
- desaperte a fechadura.Na junção das 2 partes da saia, abaixe o controle deslizante no buraco e abra o zíper até o fim. Depois de fazer isso, você poderá ver facilmente onde termina a costura traseira;
- costure a fechadura em uma máquina de costura, costurando o mais próximo possível dos dentes;
IMPORTANTE! Costure não no final da trança, mas na costura. Não se esqueça de arrematar no final de cada ponto.
- mova o controle deslizante através do orifício para a frente e aperte a trava;
- faça fixações nas pontas inferiores da trança para que ela não se desvie ao vestir a saia.
Com pregas
Numa saia com pregas em arco, o fecho é colocado numa das costuras laterais se for composta por 2 partes. Se você costurar de uma só peça, a trava será costurada na costura. Você precisa calcular as dobras para que o fecho fique no laço.
Outra opção é costurar uma mecha entre as dobras. É adequado para produtos feitos de tecidos fluidos. O fecho é colocado na costura lateral ou traseira, e as dobras são calculadas para que a costura caiba entre os laços.
IMPORTANTE! A trava é costurada após a fixação de todas as dobras e uma parte do cinto. A tecnologia para costurar uma fechadura neste caso é a mesma de uma saia sem costuras. A parte superior é processada como uma saia com cinto.
Características de trabalhar com zíperes ocultos
Usando um zíper oculto de baixa qualidade, o resultado irá decepcioná-lo mesmo que todos os recursos sejam seguidos. Portanto, o mais importante, mais importante que um pé especial, é uma fechadura de alta qualidade.
Sinais de um zíper oculto de alta qualidade:
- abra e feche várias vezes, o controle deslizante deve deslizar facilmente e sem sentir obstáculo. Caso contrário, ele quebrará rapidamente;
- Quando a fechadura está aberta, a tampa de plástico deve girar livremente junto com os dentes. Se estiver soldado à fita, você não conseguirá dobrá-lo para trás e começar a costurar corretamente;
- rolha de plástico rente aos dentes. Caso contrário, o zíper não fechará corretamente.
Ao trabalhar com zíper oculto, é importante usar um calcador especial. Ele é projetado de forma que, ao colocar uma linha, mova os dentes o máximo possível. Isso é necessário para que apenas uma linha fina conectando as duas partes fique visível na parte frontal da saia. Isso acontece quando a costura é colocada próxima aos dentes do fixador.
IMPORTANTE! O pé para fechaduras secretas está disponível em plástico e metal. Ambos desempenham sua função da mesma maneira, mas o segundo durará mais.
Você pode, é claro, fazer o trabalho com um calcador para zíper padrão, que está incluído nas máquinas de costura modernas. Mas é improvável que você consiga chegar tão perto dos dentes. Afinal, o pé especial possui ranhuras para os elos e, quando eles chegam, giram o máximo possível. E a agulha passa bem ao lado da costura da trança do fixador para que fique invisível no produto acabado. Outra vantagem do calcador especial é que ele abre espaço para costura e o risco de costura ao longo dos dentes é reduzido a zero, ao contrário de um dispositivo padrão.