A quebra de um zíper oculto muitas vezes causa confusão, pois sua estrutura é diferente de outros tipos de fechos. Zíperes ocultos são zíperes em espiral, quando em vez de dentes, uma espiral de fibra sintética é enrolada ou costurada em uma fita têxtil.
Por esta razão, uma quebra frequente de tal fixador é a falha do controle deslizante ou da lingueta. Os dentes simplesmente não podem cair, a menos que sejam danificados mecanicamente - cortados ou rasgados.
E acredita-se até que se a lingueta quebrar, todo o fecho terá que ser substituído. Mas isso nem sempre é verdade. O controle deslizante com fecho oculto é fácil de alterar, mas existem algumas nuances que você aprenderá aqui.
Causas de quebras e características de zíperes ocultos
A peculiaridade do zíper oculto é que os dentes ficam na parte interna e o que fica na frente é forrado com tecido. Portanto, no produto acabado com fecho secreto, apenas a linha de ligação das 2 partes do tecido e o chaveiro do cachorro ficam visíveis.
IMPORTANTE! Em zíperes normais, os dentes às vezes também são cobertos com tecido.O secreto distingue-se pelo facto de a parte principal do cão também ficar escondida por baixo do tecido, ficando visíveis apenas o porta-chaves e a parte saliente onde está fixado.
Causas e tipos de falhas de um zíper oculto quando é necessária uma mudança no controle deslizante:
- o fecho se desfaz. O motivo é um cão fraco, ele não aperta bem os dentes e eles não ficam fixos um no outro;
- difícil movimento do controle deslizante e divergência do fixador para baixo. A razão é que a lingueta está muito comprimida, uma pressão tão forte conecta os dentes incorretamente, por isso eles se desconectam;
- o extrator quebrou. Motivos: material da fechadura de má qualidade, funcionamento inadequado, idade avançada da fechadura.
REFERÊNCIA! Extrator – chaveiro, pingente, língua de cachorro. Zíper – relâmpago, cobra, fecho. Cachorro - corredor, castelo.
Materiais de reparo faça você mesmo
Reparar um fecho oculto não requer muitos materiais, o principal é escolher uma fechadura adequada. Você precisará de:
- controle deslizante do tamanho necessário;
- vela ou isqueiro;
- tesoura;
- agulha com linha.
IMPORTANTE! Se o zíper do produto acabado estiver quebrado, leve um isqueiro. Não é seguro queimar as bordas com uma vela, pois será necessário levantar todo o produto e segurá-lo sobre o fogo.
Como inserir uma lingueta em um zíper oculto, instruções
Existem várias opções de reparo e dependem do estado do fecho quebrado. Inserir a lingueta em um zíper com pontas originais exigirá menos esforço do que consertar um zíper com pontas cortadas. Além disso, o algoritmo de ações difere para um fixador separado e outro costurado no produto.
Se o cachorro não estiver deformado
Considere várias situações em que você precisa inserir um controle deslizante em um zíper oculto. Observe que os zíperes às vezes são conectados com clipes e precisarão ser cortados.
O fecho com as pontas originais é retirado separadamente. A vantagem desse zíper é que há sobra de tecido nas pontas. Os dentes ali começam a uma distância de 1 a 1,5 cm da borda, o que permite que a fechadura entre livremente.
Algoritmo:
- pegue o fecho de forma que os dentes fiquem voltados para longe de você, o chaveiro deslizante fique voltado para você e as pontas fiquem no mesmo nível;
- se as pontas estiverem desfiadas, queime levemente com um isqueiro;
- Insira uma extremidade do tecido na corrediça até encostar nos dentes. Em seguida, insira a segunda parte do zíper da mesma forma;
- alinhe as pontas e segure-as firmemente com o polegar e o indicador;
- segure o controle deslizante com 2 dedos. Não pegue o chaveiro porque terá que puxar com força;
- puxe a trava para baixo. No início será difícil movê-lo devido às peças das pinças. Irá mais longe com facilidade e você poderá puxar o chaveiro;
- Costure as pontas no lugar do fecho.
Zíper separado com pontas cortadas. A peculiaridade desse tipo de fecho é que ele não possui mais tecido nas pontas para inserir a lingueta. Começa imediatamente pelos dentes e isso complica o processo de inserção do controle deslizante para que todo o zíper não deforme.
Algoritmo:
- alinhe as pontas no mesmo nível e chamusque-as para torná-las mais duras;
- posicione o zíper com os dentes voltados para você;
- corte um lado em 0,5 centímetros;
IMPORTANTE! Se o comprimento do fixador permitir, corte 1 cm, será mais conveniente. Você precisa cortar um lado para que o zíper não torça na parte inferior.
- pegue a fechadura com o chaveiro voltado para você. Insira o lado comprido do zíper nele de forma que a extremidade do controle deslizante e o fecho fiquem no mesmo nível;
- Agora insira o lado mais curto do fecho na lingueta. Isso será mais difícil, pois o espaço dentro da fechadura já foi ocupado pelos dentes, mas quando 1-2 dentes do lado curto entrarem no controle deslizante, pare;
- pegue as pontas do fecho com 2 dedos, pegue o chaveiro com a outra mão e comece a puxá-lo para baixo.Puxe até que os dentes de ambos os lados engatem na lingueta e ela se mova livremente;
- costure as pontas para formar um retentor.
Zíper oculto no produto acabado. O algoritmo para reparar um zíper oculto em um produto acabado é o mesmo de um produto separado. Mas há uma ressalva - o controle deslizante precisa ser inserido de forma que fique na parte frontal do produto, e inicialmente é inserido na parte traseira.
Algoritmo para reparar um fixador com bordas originais:
- apare as bordas com uma tesoura e chamusque levemente;
- retire a ponta do fecho com os dentes afastados de você e insira o controle deslizante, com o chaveiro voltado para você;
- puxe a lingueta através dos grampos;
- Agora o chaveiro precisa ser trazido para a frente. Passe-o pelo orifício que fica entre o fecho e o tecido do produto;
- Puxe a lingueta até o fim e costure o local do fixador manualmente ou na máquina.
Algoritmo para reparar um fixador com bordas cortadas:
- retire o zíper com os dentes afastados de você e encurte um lado em 0,5 cm;
- chamusque as bordas com um isqueiro para torná-las mais duras;
- insira a lingueta na metade longa do fixador, nivelada com a borda. O corredor olha para você;
- coloque o chaveiro entre as tiras de fixação;
IMPORTANTE! Devido ao fato das pontas serem curtas, o chaveiro não poderá ser enfiado no furo. Portanto, agora ele precisa ser transferido para a parte frontal.
- comece a colocar o cachorro no lado mais curto. Segure as bordas com dois dedos e puxe o chaveiro para baixo com dois dedos. Depois de esticar levemente a lingueta, enrole 4 dedos ao redor do zíper em ambos os lados - polegares e indicadores. Use o dedo médio para empurrar a lingueta para baixo até que ela se mova livremente;
IMPORTANTE! Certifique-se de que o zíper não deforme; suas extremidades devem estar no mesmo nível em que você as cortou. Se o fecho estiver torto, remova a trava e tente novamente.
- Costure a ponta do fixador para formar um retentor.
Se o controle deslizante estiver quebrado
Se a lingueta estiver quebrada, ela deverá ser removida do fecho antes de ser substituída. Para fazer isso, corte a braçadeira inferior e retire o controle deslizante. Coloque um novo e costure bem o fecho. Em alguns casos, o produto acabado deverá ser levemente rasgado na parte inferior, pois o puxador fica na parte frontal, e para retirar o controle deslizante deve ser retornado para o lado avesso.
Agora você sabe como inserir um zíper em um zíper oculto. Resta apenas praticar. E lembre-se de que isso pode não funcionar na primeira vez, principalmente no caso de bordas cortadas. Você só precisa melhorar e, no futuro, essa manipulação não exigirá muito tempo e esforço.