Quando foi inventado o zíper para roupas?

Estamos tão acostumados com as coisas ao nosso redor que não prestamos muita atenção nelas. Mas era uma vez, as pessoas quebravam a cabeça para inventá-los, melhorá-los e aplicá-los na vida.
Isso aconteceu com o zíper usual para roupas, sem o qual roupas e outros tecidos são impossíveis. Permite fechar o casaco com firmeza e firmeza e fixar a capa na cadeirinha ou colchão do carro.
Assim, descobriremos quem teve a ideia de criar um mecanismo sem o qual a vida de uma pessoa moderna é inimaginável.
Zíper

História da invenção do zíper

Um zíper é uma tira de tecido na qual dentes de plástico ou metal são fixados em um padrão xadrez. Em alguns modelos, uma espiral de plástico é fixada em vez de dentes. O fecho possui uma trava, controle deslizante ou lingueta. Ao mover para cima ou para frente, a trava conecta os dentes e eles se encaixam firmemente.

Atenção! Zipper tem outros nomes - zíper, fecho, cobra.A cobra, ao contrário do zíper, não tem dentes, por isso é menos durável e não é usada para roupas.

Sabe-se que em meados do século XIX a patente de fixação automática e contínua foi recebida pelo empresário americano Elijah Howe, que inventou e criou a primeira versão funcional de uma máquina de costura, mas então sua invenção não foi levada a sério e fez não encontrar aplicação.
Mais tarde, um protótipo de relâmpago moderno foi inventado, mas não teve sucesso. E mais alguns anos depois, o zíper foi melhorado e introduzido na vida das pessoas, nas roupas e em outros tecidos.

Quem é o dono da ideia

O desenvolvimento do primeiro protótipo de relâmpago moderno pertence a Whitcomb Leo Judson. Em 1991, ele patenteou um zíper como “fecho de sapato”. Após 3 anos, a invenção foi apresentada ao povo, mas não se enraizou devido à complexidade de fabricação e à falta de confiabilidade. Em vez dos dentes atuais, o engenheiro usou ganchos, que eram inconvenientes de usar.

Importante! A ideia de inventar tal fecho surgiu de Judson a pedido de seu amigo Style, que machucou as costas ao salvar uma criança em um incêndio. O homem teve dificuldade em amarrar os sapatos e decidiu pedir ajuda a um amigo, um inventor, com o pedido de um fecho simples e rápido.

Whitcob Judson

Quem modernizou

Depois de muitas tentativas de melhorar o fecho e quase falir, Jundson escolheu Louis Walker e Harry Earle como parceiros. E Walker trouxe o engenheiro Gideon Sundback para trabalhar.
No século 13, Gideon Swindback inventou e patenteou uma versão melhorada do fixador. Desta vez revelou-se fiável e não tão difícil de produzir como a versão de Jandson.
Mas devido ao fracasso do primeiro zíper, o fecho aprimorado não inspirou confiança nas fábricas.Os inventores precisavam de mais dinheiro e esforço para publicidade e introdução na produção do que para desenvolvimento e produção.

Importante! O zíper foi usado pela primeira vez em roupas pela estilista francesa Elsa Schiaparelli.

O zíper Swindback entrou em produção em massa apenas 10 anos depois de ter sido inventado. E 3 anos antes, em 1918, a empresa vendia 24 mil fechos para cintos de dinheiro, muito procurados pelos marinheiros. Em 1937, o zíper apareceu nas calças masculinas.
Relâmpago moderno

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano