O que poderia ser mais simples do que um zíper nas roupas. Entrou em nossas vidas há relativamente pouco tempo, mas está firmemente arraigado. É usado em roupas, capas de carros, sapatos, bolsas, etc.
Mas os inventores deste dispositivo simples levaram mais de 20 anos para aperfeiçoá-lo e apresentá-lo aos consumidores, e mais 10 anos para conquistar a confiança dos clientes e apresentá-lo às massas.
Como resultado da melhoria, mais de uma pessoa viu tipo de raio. Todos são semelhantes em princípio de funcionamento, mas ligeiramente diferentes em estrutura e finalidade.
O que é relâmpago e seus tipos
Um zíper ou zíper consiste em 2 tiras de tecido, uma espiral ou dentes são presos a elas em um padrão xadrez. O design possui uma trava ou controle deslizante. A trava afunila para baixo e conecta os dentes à medida que se move.
Ao recuar, os dentes passam pela parte estreita da fechadura e se separam na parte larga. Isso ocorre devido à disposição escalonada dos dentes, quando fechado, 1 elo é fixado por 2 dentes localizados em frente.
O design também possui limitadores superiores e inferiores que evitam que o controle deslizante salte e separe involuntariamente as peças.
O protótipo do zíper moderno foi patenteado em 1891. Em 1913, o mundo viu uma versão melhorada do fixador, mas só chegou ao público em 1923.
Os fixadores são divididos em tipos, dependendo do material e estrutura:
- trator;
- espiral;
- metal;
- segredo;
- destacável e não destacável.
Trator
Esta espécie recebeu esse nome devido à sua semelhança externa com esteiras de trator. Os dentes de plástico são presos à fita têxtil e têm o formato de cogumelos. A parte que fica presa ao tecido é larga e quadrada, e o elemento saliente parece uma tampa de cogumelo. Caso contrário, o design não é diferente - há um controle deslizante, limitadores e uma lingueta ou extrator.
Extrator – suspensão de um zíper ou controle deslizante. Uma pessoa agarra quando precisa fechar o zíper.
Os zíperes de trator vêm em tamanhos diferentes, mas devido à menor resistência, são usados principalmente em agasalhos.
Espiral
Um fixador em espiral ou torcido é diferente de um fixador de metal e trator. Em vez de dentes, uma espiral de fibra sintética é costurada na tira têxtil. Às vezes, a espiral não é costurada no tecido, mas enrolada nele.
Área de aplicação: agasalhos, suéteres, bolsas e carteiras, vestidos. Existem outros usos para fixadores em espiral, mas estes são os mais comuns.
O primeiro zíper foi inventado por Elijah Howe em meados do século XIX. Mas o inventor estava à frente de seu tempo e simplesmente não encontrou aplicação. Portanto, a ideia foi esquecida.
Metal
O design é semelhante ao de um trator, mas os dentes são feitos de metal - latão ou níquel.O formato dos dentes também é diferente - em vez de cogumelo, a parte de conexão tem uma saliência de um lado e uma reentrância do outro.
O fecho é o mais forte de todos, mas às vezes ocorrem problemas de funcionamento - em palavras simples, ele emperra.
O protótipo do fixador moderno utilizava pequenos ganchos em vez dos dentes atuais. Portanto, a produção exigia muito esforço, era inconveniente e frágil de usar.
Usado em agasalhos, geralmente jaquetas de couro, carteiras e calças. É esse fecho que costuma ser costurado em jeans.
Segredo
Os dentes do zíper oculto são cobertos com tecido, por isso são quase invisíveis. Ao costurar na roupa, ao conectar as peças, apenas uma pequena tira e um puxador ficam visíveis.
É feito de um fecho em espiral, apenas o controle deslizante não é tão plano como nos zíperes abertos.
Adequado para vestidos, calças com fecho lateral, fatos de mergulho ou fatos de dança, incluindo roupa desportiva.
Estruturas destacáveis e de peça única
À primeira vista parece complicado, mas na verdade o destacável serve para prender jaquetas e o não destacável para calças.
O design de peça única possui limitadores nas extremidades superior e inferior. Apenas os batentes inferiores são conectados entre si para que as partes conectadas da roupa não se separem completamente - zíperes em calças, capas ou bolsas.
O design de um zíper inteiro é mais complicado. Os limitadores são fixados na parte superior em ambos os lados. Mas lá embaixo tudo é diferente. Em vez de um limitador, um pino é preso em um lado, que passa livremente pelo orifício do controle deslizante. No lado oposto, a rolha é alargada e possui furo para pino.
Para fechar o zíper, o pino deve ser inserido no controle deslizante e no orifício da trava oposta.Há mais carga nesta estrutura, por isso os fabricantes a tornam mais resistente. As partes conectadas da roupa são completamente separadas umas das outras - um zíper em uma jaqueta ou suéter.