A duração de uma mochila depende da qualidade de todos os seus componentes. Como resultado do uso regular, o raio falha com mais frequência. As razões são diversas: má qualidade das ferragens originais, manuseio descuidado, umidade, poeira, danos mecânicos, desgaste...
Possíveis defeitos nos zíperes de uma mochila
Quando ocorre uma avaria, é muito importante determinar o tipo de problema. O algoritmo para ações futuras depende disso.
Lightning é um mecanismo multicomponente no qual qualquer elemento pode quebrar ou ficar inutilizável.
Corredor
Se a trava “perdeu” nas bordas, provavelmente partes do controle deslizante se expandiram. Você pode pressioná-lo suavemente nas laterais com um alicate.
Importante! Você não pode repetir este procedimento novamente ou apertar o controle deslizante no meio. Isso levará ao seu colapso final.
Pontas
Se a fechadura estiver bem fechada, basta lubrificá-la em todos os lados com compostos especiais, lápis de ardósia, sabão ou vela.
O motivo da “divergência” do zíper de metal no meio são os dentes danificados.Eles precisam ser alinhados e pressionados batendo com um martelo. Se cair, substitua-o por outros semelhantes, separando os dentes de tamanho adequado de outro zíper e instalando-os em locais vazios.
Se o zíper for de plástico, uma linha de pesca ajudará. No lugar das partes caídas, fazemos pontos iguais ao tamanho dos dentes e fixamos com isqueiro.
Importante! Todos os métodos acima para ressuscitar raios ajudam apenas temporariamente. Se nenhum dos métodos testados para corrigir defeitos ajudou, você terá que alterar todo o bloqueio.
Trança
Se o zíper sair da mochila, ele é costurado (de preferência na máquina de costura). Se a base estiver desgastada e solta, reforce-a com plástico derretido, cola Moment e esmalte. A composição é aplicada, prensada e deixada secar.
Substituindo um zíper
Se essas manipulações com o fixador não ajudarem, o problema precisa ser resolvido radicalmente. Isso significa que a fechadura terá que ser substituída por uma nova.
Para manter a funcionalidade da mochila, o trabalho deve ser realizado de forma eficiente e confiável. Portanto, serão necessários os serviços de profissionais.
Referência! Para garantir que a fechadura não falhe, você pode substituí-la entrando em contato com uma alfaiataria, oficinas ou centros de conserto de calçados que prestam serviços de conserto de metal.
Aqui eles irão ajudá-lo a identificar e eliminar rapidamente toda a gama de defeitos existentes. Os artesãos profissionais já possuem as peças e equipamentos necessários. Isto é especialmente importante ao trabalhar com couro e mochilas grandes.
O técnico removerá o fixador defeituoso, selecionará os acessórios do tamanho necessário e os inserirá em seu lugar original.
O custo de substituição de componentes individuais é geralmente baixo, mas o custo de substituição de uma fechadura completa é significativamente mais elevado. Inclui o custo dos acessórios, a taxa do artesão e outras despesas.
Referência! Os preços e prazos de trabalho específicos podem variar significativamente devido à complexidade do corte do produto, do material e da carga de trabalho atual dos especialistas.
É possível substituir o zíper sozinho?
Se você tiver desejo e prática adequada, poderá consertar o zíper sozinho.
Dependendo do defeito detectado Você pode precisar de ferramentas improvisadas, uma máquina de costura, uma nova fechadura ou seus elementos.
Se o item for caro, feito de material denso (inclusive couro), é melhor não experimentar.
Importante! Os trabalhos de reparo na mochila são caracterizados pelo acesso limitado ao mecanismo de trava. Uma vez que está costurado com segurança ou escondido por outras partes do acessório.
Nessas condições, é problemático realizar a substituição de maneira correta e precisa. A as máquinas domésticas não têm a mesma capacidade de costura que as industriais. É melhor confiar a sua escolha a profissionais que tenham experiência e equipamentos especiais!