O botão se tornou um elemento tão importante na vida cotidiana que agora é improvável que você imagine roupas sem ele. A forma, o tamanho e o design dos fechos modernos podem ser qualquer coisa - do comum ao exclusivo! Do que eles são feitos?
De que materiais são feitos os botões?
Um botão é um dispositivo simples: um disco com furos ou uma haste. A variedade de opções é alcançada pelo formato - do tradicionalmente redondo ao triangular e pela utilização de materiais diversos, baratos e caros. E usando materiais diferentes!
Feito de metal
Com este tipo de ferragens são desenvolvidas diversas opções de uniformes, conferindo-lhe severidade e formalidade. Também é usado em roupas civis. O material vai para:
- cobre;
- aço;
- alumínio;
- latão.
Às vezes, são usados metais preciosos - para roupas de coleções caras. Para dar aos produtos uma aparência mais status, são usados revestimentos de ouro e latão. Os revestimentos “prata” são aplicados com níquel.
Importante! Na hora de escolher botões de metal revestido, lembre-se que seus acessórios entrarão em contato com o tecido! O níquel preto manchará irremediavelmente uma camisa ou blusa.
De madrepérola
Os fechos de madrepérola são usados desde o século XVIII. Agora enfeitam as camisas e blusas mais caras. E por um bom motivo: feitos de conchas de elasmobrânquios, esses produtos brilham com tons de arco-íris à menor luz, dando às roupas um visual luxuoso!
Importante! A indústria de bens de consumo aprendeu a falsificar qualquer coisa, às vezes de boa qualidade! Você pode distinguir a pseudo-madrepérola tocando o botão com os lábios - a madrepérola está sempre fria. O calor do material é sinal de plástico.
Feito de plástico
Agora esta é a opção de acessório mais popular, usada tanto em opções de roupas econômicas quanto caras. Eles aparecem em camisas e jaquetas, casacos e calças. Eles podem ter funções de fixação ou podem ser decorativos.
O domínio indiviso do plástico começou na década de 30 do século passado, quando a empreendedora Elsa Schiaparelli abriu a sua produção em Paris, com o apoio do químico Jean Clément. A união da ciência e da criatividade permitiu criar uma grande quantidade de botões até então inéditos - em forma de frutas e animais, flores e utensílios domésticos!
De conchas
Não deve ser confundido com madrepérola! Neste caso estamos a falar de botões feitos de marisco Troka mais barato. Diferenças:
- mais fino;
- quase nenhuma cintilação;
- o verso está coberto de manchas marrons.
Importante! Os produtos feitos de trok são tão frios ao toque quanto a madrepérola!
Feito de madeira
Simples e ao mesmo tempo elegantes, cabem perfeitamente em roupas boho, country ou étnicas.
A pele deles
Refere-se a um modelo de acessórios quando um produto de plástico ou madeira em uma perna é coberto com couro.São produzidos em escala industrial e artesanalmente, em sinal de exclusividade ou simplesmente feitos à mão. Eles também são usados para decoração de interiores - móveis, painéis de parede.
Do osso
Um dos tipos de acessórios mais antigos. Feito de osso ornamental que passou por um procedimento de clareamento.
Importante! Ao usar um item com botões de osso, manuseie-o com cuidado: o osso tratado quebra facilmente!
Feito de ébano
Assemelhando-se ao plástico, a ebonite revelou-se um material adequado para utensílios domésticos e joias. Os botões feitos com ele parecem nobres e são duráveis.
Importante! Tenha cuidado com alvejantes - a ebonite é destruída ao entrar em contato com substâncias que contenham cloro. E sob luz forte pode ficar verde, oxidante.
Tecnologia de produção
O processo de fabricação é bastante simples e as nuances dependem do material com que será feito o botão. O processo comum a todas as opções é dividido em etapas:
- preparação de matérias-primas;
- dando forma;
- fazer furos ou fazer uma estrutura a partir de uma perna:
- processamento de design do produto.
Os fixadores plásticos são feitos de resinas de poliéster misturadas com fixadores e corantes. A matéria-prima é conduzida através de um tambor, resultando em algo como uma esteira com a espessura necessária. O “tapete” é enviado para um carimbo, onde é recortado um rondel - espaços em branco para futuros botões. Às vezes, um rondel é feito despejando uma mistura plástica em moldes sob pressão.
O rondel endurecido é usinado no formato desejado, após o qual dois ou quatro furos são perfurados. Ou então é feita uma perna, que é bem mais cara: uma quantidade significativa de material vai para processamento.
Em seguida, os botões são polidos em tambores giratórios - girando com água e cubos de cerâmica e pedaços de pedra-pomes ali carregados.Para itens de marca, os fechos são decorados com gravação a laser ou estampas de marca.
Um caso especial são os acessórios exclusivos: eles são vazados em formas especiais, às vezes com miçangas, strass e elementos decorativos.
Conselho! Procurando um lugar no mundo artesanal? Fazer botões pode se tornar não apenas uma forma de passar o tempo de lazer, mas também um negócio lucrativo!
Um botão de madrepérola é mais difícil de fazer - o material para isso deve ser fresco e ter pelo menos 12 cm de comprimento. Os blanks são cortados da casca com cortadores especiais, e as camadas escuras são removidas por lixamento em uma máquina especial que “raspa” o rondel até a espessura necessária. A tecnologia de aplicação do padrão também é específica - para obtê-lo, parte da superfície é cortada. Então os furos são feitos.
Os fixadores metálicos ganham forma através do processo de fundição ou estampagem, os caracteres desejados são gravados e a imagem é aplicada com esmaltes - quentes ou frios. Às vezes - fotogravura.
Conselho! O seu botão de metal está manchado? O latão pode ser facilmente limpo com vinagre e o cobre com água e sabão: após limpar o fecho, esfregue-o até ficar brilhante com feltro ou pano macio. A prata retornará à sua aparência anterior após a limpeza com pasta de dente.