Os botões acompanham uma pessoa ao longo de sua vida. Esses objetos são pequenos e imperceptíveis e, portanto, nem os pais nem os professores falam sobre eles às crianças. É hora de falar sobre o que são, qual a sua finalidade e suas variedades. Leia sobre tudo isso abaixo.
O que é um botão?
Um acessório que serve para prender roupas e conectar partes do produto por meio de um laço é chamado de botão. Esses acessórios são usados em costura, artigos de couro, têxteis e calçados. Fechos interessantes servem como elementos de colares e outras joias. Decorar os interiores dos quartos com acessórios em almofadas macias e painéis de parede está na moda.
Referência histórica
Os primeiros fechos primitivos eram feitos de barro e metal. Eles foram usados muito antes do advento de nossa era. Um pouco mais tarde, as pessoas começaram a usar conchas de moluscos marinhos como acessórios. Os botões tornaram-se mais difundidos no século 13 na Alemanha medieval. Eles começaram a ser feitos de vários materiais caros - ouro, prata, pedras preciosas, marfim. Poderia haver mais de uma centena de exemplos requintados deles nas roupas da época.
Inicialmente, essas joias eram prerrogativa dos ternos masculinos. Logo as mulheres também adquiriram itens luxuosos semelhantes. Acredita-se que os homens se vestiam sozinhos, por isso os botões eram presos no lado direito do cafetã. As mulheres ricas tinham empregadas domésticas que achavam mais fácil e rápido prender as roupas, onde os acessórios eram costurados no lado esquerdo. Daí a diferença no local onde são costurados nas roupas de homem e mulher.
Finalidade do botão
Sua principal função é conectar e segurar peças de roupas. Sem uma fixação confiável das partes de uma camisa ou casaco, é difícil imaginar roupas modernas. Mas o botão nem sempre desempenhou apenas esse papel. No início, na Rússia, tinha a forma de um peso oco preenchido com finos de metal e não servia como fixador..
Nas roupas masculinas e depois femininas, era principalmente uma decoração original. Os botões eram feitos de metais preciosos e pedras naturais. Corais, pérolas, âmbar - tudo serviu para fazer acessórios. Eles demonstraram a riqueza e o alto status social de seu proprietário.
Uma das funções dos acessórios é informativa.. Um botão feito especialmente é um sinal de pertencer a uma determinada profissão, ramo militar ou empresa. No Império Russo, os botões identificavam o departamento, ministério, estrutura militar ou instituição educacional em que o dono do uniforme servia ou estudava.
Do que eles são feitos?
Dezenas de trabalhadores trabalham nas fábricas para criar botões: artesãos, prensadores, moldadores. O processo de fabricação de acessórios não pode ser chamado de muito rápido: Para receber um lote de fixadores, o trabalho dos especialistas não é interrompido por dois turnos.
Os botões geralmente são feitos de resinas plásticas, mas também são comuns metal, madeira, vidro, porcelana e madrepérola. São acessórios feitos de âmbar, couro, osso, ebonite.
Os mais comuns são de plástico. O método de fabricação pode ser estampagem, fundição, prensagem, usinagem, montagem.
O que eles são?
O tipo de botão mais típico é redondo e plano, mas também existem outros:
- quadrado;
- retangular;
- oval;
- triangular;
- trapezoidal;
- cilíndrico;
- esférico;
- convexo;
- formas complexas (por exemplo, em forma de coração, maçã, flor).
Todos os acessórios são presos às roupas ou sapatos com fios. Para isso, durante a produção, são feitos dois ou quatro furos na peça de trabalho, às vezes são três. Outra opção de fixação do acessório é através de um furo na perna. Este fecho tem um visual mais interessante, o furo de fixação fica escondido embaixo do botão, e na parte superior pode haver uma superfície plana da mesma cor, ou um enfeite multicolorido ou uma textura complexa.
Os botões são divididos em linho, terno, casaco, vestido e blusa, calças, botões de camisa. Os menores tamanhos são para fechos de linho, os maiores são para agasalhos.
Importante! Os acessórios não só podem ser costurados ao produto, mas também fixados por meio de um dispositivo macho e fêmea, que conecta peças de jeans há várias décadas. São botões de metal com rebites.
Existem fechos que são presos às roupas por meio de uma tira estreita de couro ou fita adesiva. Em vez de quatro furos, eles têm furos alongados. Um tipo desse botão é chamado fenda canadense. Este acessório sempre fica muito estiloso e é uma decoração do look.
Botão em magia
Na Rússia, o nome do acessório estava em consonância com a palavra “susto”. Inicialmente, o objeto, que nos tempos modernos serve de fecho, servia como um amuleto que protegia seu dono dos espíritos malignos e os afastava de seu dono. Acreditava-se que um botão ajudaria a evitar problemas ao encontrar um gato preto, e encontrá-lo no caminho traria muita sorte e alegria..
Importante! Com a ajuda de um acessório fixado de forma especial, as mulheres “costuraram” em si o seu ente querido. O fecho desempenhou o papel de um feitiço de amor.
Existem crenças populares de que métodos especiais de fixação de acessórios perto do coração podem atrair riqueza para a casa, tornar o proprietário saudável, rico e amado e realizar muitos de seus desejos. Para isso, foram costurados fechos com quatro furos em formato de quadrado, ampulheta, letra I ou Z, entre outras formas.
Mulheres, homens, crianças - diferenças
Convencionalmente, os botões são divididos de acordo com sexo e idade:
- os fechos masculinos têm aparência modesta, cores discretas e design tradicional;
- os acessórios femininos distinguem-se por um formato mais variado, pela presença de uma vasta gama de cores e, em termos de design, tais produtos podem por vezes ser classificados como pequenas obras de arte;
- Os botões infantis podem vir em uma variedade de tamanhos, cores e designs incríveis. Duas ou três flores brilhantes em vez de um fecho em uma blusa ficam lindas no guarda-roupa de uma menina, e várias tesouras prendendo uma camisa se tornarão o orgulho do bebê.