Às vezes acontece que os acessórios da sua bolsa favorita estão descascando ou quebrados. Na maioria das vezes, as fivelas das alças e alças ficam inutilizáveis. É possível substituir peças desgastadas e não jogar fora a bolsa? Continue lendo para saber como restaurá-lo.
É possível restaurar a fivela de uma bolsa?
Muitas vezes, a trava da alça da bolsa fica inutilizável. E isso, aliás, nem sempre se deve à negligência do fabricante. A vida útil de qualquer bolsa é afetada pela quantidade de peso que carregamos nela. A aparência do produto também pode ser afetada por influências ambientais e simplesmente pelo uso descuidado.
A maneira mais fácil é substituir uma fivela danificada. Você pode fazer isso sozinho, sem recorrer à ajuda de especialistas. Basta desfazer a correia, retirar as ferragens antigas e instalar novas. Mas precisará ser colocado de forma que a alça permaneça ajustável.
Opções de restauração de fivela
As fivelas podem variar ligeiramente em design. Isso tem a ver com o material de que são feitos e onde são usados.
Restaurando uma fivela de metal
Eles são colocados em quase todas as bolsas: tanto de couro quanto de couro sintético ou tecido. Quanto mais fino o material, mais fácil será o processamento.. Com alguma habilidade você também pode lidar com couro. Então:
- Primeiro, arrancamos a pequena costura da tira, que prende o laço com a fivela velha.
- Pegamos um novo, adequado aos acessórios principais e de tamanho adequado à largura do próprio cinto, e prendemos-o a uma extremidade da alça pelo jumper do meio.
- Costuramos a costura novamente, tentando entrar nos buracos antigos. Desta forma, os vestígios de reparos não serão visíveis e será mais fácil perfurar a pele dura. A principal dificuldade aqui provavelmente não está nem na seleção dos acessórios, mas na escolha dos fios que combinem com a cor do restante das costuras.. Se não forem tom sobre tom, compre-os um pouco mais escuros.
- Agora puxamos a segunda ponta do cinto para uma das “orelhas” da bolsa, onde ela fica presa ao cinto.
- Em seguida, o cinto precisa ser enfiado de volta na fivela, por cima do laço costurado e preso no “olho” oposto na lateral. O cinto está pronto.
Se você fizer tudo com cuidado e combinar todas as peças metálicas, ninguém notará a substituição.
Fivelas de plástico
Na verdade, o algoritmo de substituição é o mesmo. Vale a pena notar que acessórios de plástico são mais frequentemente instalados em mochilas; eles podem ser trocados de acordo com o mesmo princípio das fivelas de metal. Apenas não se esqueça de costurar a costura transversalmente - será muito mais forte assim. Afinal, mochila não é uma bolsa pequena e o peso da carga nela transportada será muito maior.
Mas o verdadeiro problema com essas fivelas é o desaperto espontâneo. Isso acontece principalmente devido ao afrouxamento do mecanismo de travamento. Mas não se apresse em fazer uma substituição radical de acessórios. É bem possível consertar os fixadores de maneira muito mais simples:
- Desapertamos os fechos e, com uma lima ou faca, tornamos as fendas dos dentes laterais mais pronunciadas se estiverem desgastados.
- A seguir, ajustamos os grampos laterais na parte do encaixe do fixador. Para isso, aqueça-os levemente com um isqueiro ou maçarico.
- Pressionamos um pouco para dentro, o que dá um formato melhor para fixar os dentes e esfria.
A fivela está pronta. Agora ela segura com força e não desata sozinha.
Qual é o melhor momento para substituí-lo por um novo?
Não espere a fivela estourar na rua. A bolsa (mesmo que apenas por um tempo) ficará inutilizável em tal incidente. Não será possível utilizá-lo. Além disso, você corre o risco de deixar cair e danificar não apenas a bolsa em si, mas também tudo que está nela. O mesmo conselho pode ser dado aos proprietários de mochilas. No entanto, viajantes experientes nunca farão caminhadas com uma mochila com defeito.
Se você notar que o hardware da sua bolsa está desgastado: Aparecem rachaduras no metal, deformação no plásticoe substitua as peças danificadas o mais rápido possível.