Um nó bem amarrado é a posição natural da renda, pois é para isso que serve. Mas muitas vezes, especialmente nos momentos mais inoportunos, as coisas não acontecem onde gostaríamos. Nesse caso, deve ser desamarrado rapidamente e nem todos conseguem lidar com isso. Não foi à toa que nos tempos antigos o nó górdio, que acabou sendo cortado pela espada de Alexandre o Grande, tornou-se a personificação de problemas e contradições insolúveis. Então, como lidar com um nó traiçoeiro?
Maneiras de lidar com um nó
Existem muitas opções para resolver o problema e cada um pode escolher a sua com base no quão apertado e emaranhado fica, bem como nos itens em mãos. Ao mesmo tempo, uma regra permanece comum a todos os métodos - Antes de começar a puxar em qualquer direção, você deve entender exatamente como funciona, para não agravar a situação puxando a renda na direção errada. Além disso, se o nó estiver molhado, é aconselhável secá-lo primeiro, caso contrário o risco de apertá-lo acidentalmente só aumenta.
Torça e empurre para fora
Para lidar com um nó dessa forma, você deve pegar uma das pontas da renda e torcê-la o máximo possível. Deve ficar curto e rígido, dobrar menos. A extremidade dura resultante é então empurrada em direção ao nó. Devido à sua rigidez, deve passar pelas dobradiças e, se possível, afrouxá-la. Se tudo for feito corretamente e a ideia funcionar, ela simplesmente se solta.
Estique com os dedos
Este é um dos métodos simples que não pode ser utilizado em todos os casos, pois uma das pontas da renda deve ficar livre. Depois de examinar cuidadosamente o nó, você deve entender quais de seus laços você pode tentar esticar para enfraquecê-lo.
Depois é preciso pegar as duas pontas da renda e com cuidado, para não apertar ainda mais, movê-las em direções diferentes. Isso pode exigir empurrá-los para dentro. Essas operações devem ser repetidas até que um ou dois loops sejam descobertos, devido aos quais é realizado. Assim que forem encontrados, ele será facilmente desamarrado. O principal é não se apresse e cometa o erro de apertar novamente.
Pinça ou agulha
Quando um nó se forma em um cordão fino ou outro produto semelhante, pequenas pinças de um conjunto de manicure ou uma agulha de costura virão em socorro. A ponta afiada do objeto é cuidadosamente inserida no laço resultante.
Deve-se ter cuidado para não danificar o material delicado.
Depois, com os dedos, é preciso puxar a ponta da renda que o aperta. Desta forma, o laço é apertado na ponta da pinça ou agulha. Depois disso, a ferramenta auxiliar é retirada e, puxando as pontas da renda em diferentes direções, o nó pode ser facilmente desatado.
Saca-rolhas ou agulha de tricô
Ao desvendar um nó dessa maneira, você precisará de algum tipo de objeto de metal pontiagudo.Sua extremidade é inserida alternadamente entre as alças da renda na tentativa de soltá-las.
Importante! É preciso agir com cautela para não danificar o próprio material, pois ele pode se espalhar.
Uma vez descoberto o ponto fraco do nó, ele pode ser facilmente desembaraçado com os dedos.
Usando água
Apesar do fato de que na maioria das vezes os cadarços molhados só ficam mais apertados quando você tenta desamarrá-los, às vezes a água pode ajudar. Isto se deve ao fato de que Alguns materiais sintéticos ficam rígidos quando secos. Então, uma pequena quantidade de água torna as fibras mais macias e flexíveis. Após esse pré-tratamento, o nó pode ser desatado de qualquer outra forma.
Usando uma colher
Para desamarrar uma renda emaranhada dessa forma, você precisa colocá-la sobre uma superfície plana e dura. Em seguida, ele é batido com golpes suaves de colher de diferentes lados. A vibração faz com que as dobradiças escorreguem e se soltem. Para evitar o reaperto, você pode inserir um objeto pequeno no laço solto.. Quando o nó estiver esticado o suficiente, será fácil desamarrá-lo com os dedos.
Usando uma cunha
Quando a renda estiver bem grossa, você pode desatar o nó resultante usando uma cunha ou um objeto de madeira adequado.
Este método está em uso veio de navios onde era usado para desembaraçar cordas grossas. É inserido entre as alças, a renda é levemente umedecida neste local e deixada um pouco. A cunha é então empurrada mais fundo e a operação é repetida. Assim, em várias etapas, você pode desatar até mesmo um nó grande e volumoso. Este método também é adequado para desfiar cordas ou barbantes finos.
Como evitar o emaranhamento?
Apesar da abundância de formas de desvendar, o princípio mais verdadeiro permanece sempre “é melhor prevenir do que resolver um problema”. Pode aprenda diversas variantes de nós da prática marítima, dos quais escolha o mais preciso e adequado ao comprimento da renda. Eles não se desfazem nos momentos mais inoportunos e seu tricô proporciona a mesma maneira fácil de desamarrar. Tudo isso tornará o uso de calçados muito mais confortável.