Botas pesadas, popularmente chamadas de “botas de cano alto”, há muito deixaram de ser prerrogativa dos militares. Sapatos confortáveis ganharam popularidade entre os fãs do estilo militar, fãs dos mais diversos gêneros musicais e amantes da caça e da pesca. Marcas Grinders, Camelot e Dr. Martens tornaram-se verdadeiramente icônicos. No entanto, graças a pequenas coisas como cadarços, os sapatos podem dizer muito mais sobre seu dono do que parece à primeira vista.
“Autoexpressão” através de cadarços – como isso é possível?
O desejo de de alguma forma mostrar aos outros o seu mundo interior, pensamentos e ideias sempre foi importante para a humanidade. Pessoas criativas utilizam instrumentos musicais, tintas e pincéis, caneta e papel para esse fim. Mas e aqueles a quem a natureza não dotou de talento? São utilizados vários truques: tatuagens em partes abertas do corpo, emblemas e listras, combinações de cores nas roupas.
Naturalmente, assim que surgiu a oportunidade de adquirir cadarços de quase todas as cores, eles foram utilizados. Em que essas pequenas coisas se tornaram o destino dos representantes das ideologias e subculturas mais radicais, uma espécie de sinal para os iniciados, cujo significado os estranhos não precisam saber.
O que significam os cadarços dos botins?
Para representantes de diversas subculturas, a cor dos cadarços é uma espécie de marca de identificação, pela qual se pode julgar as crenças de seu dono e até mesmo alguns momentos individuais de sua biografia.
Vermelhos
Esta cor tem vários significados básicos. Pode ser usado por skinheads ultra-direitas, participando ativamente de diversas ações e eventos, mas abstendo-se de violência.
De acordo com outra opinião, este sinal de pertencer ao movimento S.H.A.R.P. - skinheads contra o preconceito racial. Os seus representantes tentam distanciar-se de quaisquer opiniões políticas.
Use cadarços vermelhos e fãs do trabalho de Konstantin Kinchev e do grupo “Alisa”. Vermelho e preto são as cores características da banda, e a música “Red on Black” certamente será ouvida em todos os shows.
Além das opções listadas, cadarços vermelhos podem ser fazer parte do código de vestimenta dos participantes do movimento anarquista ou apoiadores da ideologia comunista. Recentemente, representantes dos antifascistas também começaram a usá-los.
Amarelo
Esses cadarços serviram como distintivo de honra em vários momentos. gangues de hooligans A.C.A.B., originou-se entre prisioneiros em prisões britânicas e alguns grupos nacional-socialistas.
Eles se conheceram e entre os fãs de futebol. Isso se deve ao fato de alguns modelos das famosas botas Dr. Martens serem produzidos com cadarços amarelos.
Nas décadas de 1970-1980, esses calçados começaram a fazer sucesso e em diversas festas musicais. Botas altas com sola grossa eram indispensáveis nos festivais de música, que muitas vezes aconteciam em campo aberto, onde era preciso literalmente amassar a lama.
Branco
Esta cor tem um dos significados mais sérios. Na maioria das vezes, esses atacadores pertencem a apoiadores da ideologia de extrema direita - nacionalistas, fascistas, skinheads.
Importante! Simboliza a cor da pele branca.
Às vezes isso pode significar que seu dono matou uma pessoa de pontos de vista diferentes. Esse simbolismo se reflete na cultura. O livro “White Laces”, de Vasily Fedorovich, conta a história do movimento nacionalista na Rússia na primeira década do século XXI. Além disso, várias músicas são dedicadas a esta peça de roupa.
Hoje em dia é muito menos comum vê-los na rua, porque o dono desses cadarços invariavelmente fica sob a atenção dos policiais.
Verdes
As rendas desta cor distinguem-se por fãs da segunda onda do punk rock, que se originou na década de 1980 e rapidamente se espalhou dos EUA e da Grã-Bretanha para todo o mundo, incluindo a URSS. Eles também são usados representantes de algumas associações antifascistas que operam em São Petersburgo.
Eles também são usados membros de grupos ambientalistas radicais, lutando pela saúde do planeta pela força. Hoje em dia são menos utilizados, evitando ostentar suas crenças e provocar representantes de outras subculturas. Novamente, eles podem mais uma vez atrair a atenção da polícia.
Laranja
Botas pesadas com cadarços laranja foram populares entre os rappers por um curto período de tempo, mas a moda desses sapatos desapareceu rapidamente entre eles.Agora, os representantes desta subcultura preferem um estilo mais livre e esportivo. Portanto, agora esta cor pode classificado como neutrosem qualquer significado simbólico.
Azul
Este é o símbolo dos representantes do movimento Straight Edge ou sXe. Traduzido do inglês, isso significa “borda clara”. Inclui representantes do movimento punk que se opõem à permissividade. Eles se opõem ao uso de drogas, ao fumo e ao álcool e à promiscuidade.
Muitas vezes você pode encontrar vegetarianos ou veganos entre eles. A esfera de interesses dos representantes desta direção amplamente filosófica também inclui a proteção ambiental. Além dos cadarços azuis, o sinal distintivo de seus integrantes é a letra X, que é aplicada em roupas, crachás ou até tatuagens. Ao mesmo tempo, o principal para eles não são os atributos, mas as crenças internas.
Marrom
Esses cadarços são sinal distintivo característico de representantes do movimento neofascista. A escolha da cor é uma referência às tropas de assalto SS, cujos integrantes usavam camisas marrons. Devido ao seu passado, está geralmente fortemente associado à Alemanha de Hitler. Raramente você pode ver esses laços devido às atividades semi-subterrâneas de tais organizações e associações.
Preto
Esta cor não tem nenhum significado especial, uma vez que a grande maioria dos modelos de calçado está equipada com atacadores pretos. É também um atributo integral dos metaleiros e góticos, que raramente entram em conflito com grupos politizados.
Portanto, se você quer ter a garantia de evitar problemas por mal-entendidos com representantes de diferentes subculturas, é melhor deixar tudo como está e diversificar sua imagem com a ajuda de outras peças de roupa ou acessórios.
Roxo
Esta cor, como o preto, não tem nenhum significado especial. Pode indicar o amor do dono desses sapatos por coisas brilhantes e emotividade. Não devemos esquecer que o roxo pode fazer parte dos símbolos das equipes esportivas e, consequentemente, fazer parte do guarda-roupa de seus torcedores.
Multicolorido
Entre as muitas combinações de cores, também existem as simbólicas. Por exemplo:
- Os punks costumam amarrar suas botas com dois cadarços ao mesmo tempo - amarelo e verde, ou usam atacadores multicoloridos para um par de sapatos.
- Rendas de todas as cores do arco-íris deixam imediatamente claro que seu dono adere às ideias do pacifismo e se opõe à violência sob qualquer forma.
- Combinações de preto e outras cores com padrão xadrez são utilizadas por fãs de diversos estilos e tendências musicais.
- Preto e rosa já foram populares entre os emo, mas a popularidade dessa subcultura está agora em declínio.