Você comprou um par de tênis novos com sola alta da moda. Mas quando voltamos da loja para casa e experimentamos novamente as roupas novas, percebemos que os cadarços eram muito longos e estragavam todo o visual estiloso. Não se apresse em correr até a loja novamente para comprar cadarços novos. Seu problema pode ser facilmente resolvido em casa.
Determine quanto vamos reduzir
Cadarços muito longos não apenas parecem feios, mas podem fazer com que você caia se pisar acidentalmente em uma borda saliente. Portanto, só há uma saída - eles precisam ser encurtados. Não vai demorar muito.
Para começar, calce novamente o tênis, amarre-o e amarre-o do jeito que você vai calçá-lo. Meça quantos centímetros extras você precisa remover. Se for inconveniente usar uma régua, use uma fita para medir o comprimento das pontas salientes.
O que você precisa para trabalhar
Antes de começar a encurtar, prepare tudo que você precisa:
- tesoura afiada;
- marcador ou caneta hidrográfica;
- fita transparente;
- cola de poliuretano ou esmalte;
- canudo de coquetel ou tubo retrátil;
- isqueiro ou vela.
Comece a fixar as pontas imediatamente após aparar.
Como vamos encurtar
Após tirar os pés e desamarrar o tênis, aplique a fita que você usou para medir o comprimento do excesso e marque esse local com um marcador. A seguir, você pode proceder de várias maneiras.
Usando fita
A maneira mais fácil de encurtar cadarços é usar fita adesiva. Corte o excesso e prenda as novas pontas com fita transparente.
Para que a operação tenha mais ou menos sucesso, coloque a fita adesiva sobre a mesa com o lado adesivo voltado para cima. Coloque a ponta da renda no meio e enrole bem a fita em volta dela. Para maior confiabilidade, você pode colocar uma gota de cola na agulheta e fixá-la com fita adesiva. A fita irá segurar o tecido com segurança na renda e ele não rolará.
Um problema é que a fita não parece muito impressionante, então se você tem tênis para correr, pode encurtá-los dessa forma, mas se tiver tênis caros para o fim de semana, essa modificação vai estragá-los.
Usando cola
Uma renda em que o ponto de fixação é tratado com cola ficará muito mais elegante. Use uma tesoura para cortar o excesso de cadarços e fixe as pontas resultantes com cola de poliuretano no máximo 1 cm, dê à gota de cola um formato de cone pressionando levemente.
Após a secagem, você pode repetir a operação aplicando outra fina camada de cola - isso deixará a renda mais forte e mais bonita.
Depois desse procedimento, você terá que lavar as mãos da cola por muito tempo, mas vale a pena. E para evitar que as mãos fiquem sujas, você pode usar luvas.
Não é recomendado o uso de outros tipos de cola.
Usando um canudo
Mas o mais atraente serão as rendas tratadas com canudos de coquetel. Corte os cadarços ao longo da linha marcada.Corte 2 pedaços de tubo de forma que o comprimento não ultrapasse 2 cm e enfie as pontas nos tubos para que o tecido rendado não apareça.
Leve um isqueiro até a ponta do canudo e aqueça-o. Faça isso com cuidado para não queimar o plástico preto. O calor faz com que o canudo encolha nas bordas e forme um cone, lembrando visualmente uma tampa. Depois de processar as duas pontas da renda, ela pode ser colocada de volta no sapato.
É aconselhável combinar a cor do tubo com a cor da renda. Mas se você gosta de chocante, pode usar cores contrastantes.
Conselhos de pessoas experientes
Quem já praticou encurtamento aprendeu bem algumas regras:
- é preciso cortar apenas com uma tesoura bem afiada para não desfiar as pontas;
- Não se pode encurtar a renda de um lado, pois neste caso você vai acabar com duas pontas completamente diferentes;
- para não sofrer com as pontas, pode-se cortar a parte desnecessária da renda no meio, depois amarrar as duas partes e fixar com cola para maior confiabilidade;
- não use “Super Moment”, pois vai colar a renda nos dedos e dificultar a formação da ponta;
- a cola à prova d'água pode ser substituída com sucesso por esmalte transparente;
- o canudo pode ser substituído por um tubo termorretrátil, que você pode obter com eletricistas;
- em vez de um isqueiro, você pode usar uma vela acesa ou um miniferro, se disponível;
- aparafuse a ponta da renda no tubo para que desfie menos;
- cadarços sintéticos podem ser derretidos imediatamente em fogo aberto e você obterá uma eglet elegante;
- realizar o procedimento sobre a pia para que em caso de incêndio apague imediatamente o fogo;
- Deixe as pontas secarem completamente antes de amarrar.
Assim que os cadarços estiverem secos, insira-os nos tênis e certifique-se de cortar o suficiente. Mas se voltarem a ser longos, a operação terá que ser repetida.