Um acessório único – um cordão de couro DIY

Em casa você pode fazer uma infinidade de coisinhas com as quais poderá tornar único qualquer sapato ou peça de roupa. Um item fácil de fazer é um cordão de couro. Pode ser usado para substituir cadarços normais de borracha ou sintéticos em botas, como decoração de bolsa ou mochila, ou como acessório independente - pulseira, pingente de pescoço e outros tipos de joias. Não é nada difícil fazer isso com as próprias mãos.

Quais métodos de fabricação existem?

Existem várias opções para fazer rendas de couro. A escolha de um específico depende da finalidade para a qual foi requerido.

Se você planeja tecer uma pulseira, basta cortar várias tiras estreitas do comprimento necessário de um pedaço de couro. A espessura da peça inicial é selecionada com base na forma da seção transversal necessária para ser obtida. Por exemplo, cadarços quadrados podem ser usados ​​para sapatos.

cordão dentro

O que fazer quando você precisa de uma renda redonda, por exemplo, para sapatos ou para decorar uma bolsa? Existem diferentes maneiras.

O mais simples, mas nem sempre confiável - corte uma tira larga de um pedaço de couro, dobre e cole. Para dar forma, você pode colocar um barbante torcido normal dentro. Feito com cuidado, esse cordão ficará bonito, mas com o tempo pode se desfazer.

Segunda maneira - corte várias tiras muito estreitas da peça de trabalho e faça uma trança com elas. Parecerá incomum e original. A espessura do cordão, neste caso, dependerá do tamanho e da quantidade de tiras utilizadas para a tecelagem. Para evitar que estique durante o uso, pode-se inserir um fio de náilon ou seda encerada dentro da trama. Essa parte, chamada de cordão, aumentará significativamente a vida útil do produto.

trança

Outro método exigirá presença de uma faca de lixa. Para obter um cordão redondo, uma tira de couro é colada ao meio e depois lixada a borda - é o nome do procedimento de corte do material da borda de um produto para dar-lhe determinado formato e perfil.

Fazendo um cordão de couro com suas próprias mãos

Ao que parece - o que poderia ser difícil no processo de cortar uma tira de couro de um pedaço grande? Mas o que fazer quando você tem uma peça pequena à sua disposição, mas o cabo deve ser longo? Aqui um método simples virá em seu socorro, permitindo obter o resultado desejado e minimizar a quantidade de desperdício.

O que você precisará para trabalhar?

Para fazer o cordão você vai precisar de:

  • peça em forma de pedaço de couro;
  • tesoura ou faca com lâmina fina e afiada;
  • caneta ou lápis para marcação;
  • governante;
  • garrafa redonda.

Preparação

O trabalho preliminar inclui a marcação da peça de trabalho. Para diminuir o número de retalhos, a renda é feita em espiral. Portanto, antes de recortar, é preciso desenhar na pele.

Para fazer isso, marque o centro na peça de trabalho e, em seguida, usando uma régua, pequenas seções correspondentes à espessura da renda são colocadas em ambos os lados do centro. As marcas são interligadas e uma espiral é desenhada na pele. Isso pode ser feito de outras maneiras - por exemplo, usando um compasso de desenho comum.

delineamento

Processo passo a passo

Depois que a peça estiver marcada e pronta para o trabalho, inicia-se o processo de fabricação direta do cordão:

1. Usando uma tesoura ou faca, corte cuidadosamente a pele em espiral. A qualidade do produto acabado dependerá da precisão do corte.. Até agora a peça está longe do resultado desejado. A renda parece irregular e dobrada, ou seja, forma dobras em formato de cone. Quanto mais próximo estiver o centro da espiral, mais visíveis serão essas dobras ou dobras.

corte em espiral

2. Na próxima etapa, elimine as dobras do cordão. Para fazer isso, é necessário molhá-lo em água. Nesta posição ele deve ficar lá por uma hora ou um pouco mais.

cordão na água

3. Na fase final do trabalho, o cordão úmido é enrolado na garrafa ou jarro. No processo deve ser apertadopara que as dobras fiquem o mais endireitadas possível. O número de camadas de enrolamento não importa, apenas o tempo de secagem depende disso.

enrolando em uma jarra

4. As pontas do cordão são fixadas à garrafa com fita adesiva simples. Nesta posição ele deve ser deixado até secar completamente. Normalmente 10-12 horas são suficientes. Depois disso, a renda é retirada e utilizada para o fim a que se destina.

Uma opção alternativa para secar o cordão acabado é pendurá-lo em um varal. Neste caso, a extremidade superior é fixada com um prendedor de roupa simples e um peso é preso na extremidade inferior que irá puxá-la para fora. Você pode usar chaves ou outro objeto semelhante como agente de ponderação. Neste caso, deve-se ter cuidado para que a carga não rompa a renda.

Cordão de couro faça você mesmo

Usando este método, a partir de um pedaço de couro de 15 por 15 cm você pode obter um cordão de couro com cerca de quatro metros de comprimento. Uma economia de material bastante decente e um bom resultado.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano