Como costurar strass?

Existem muitas maneiras de transformar algo. Uma delas é a decoração com strass. Cristais pequenos, mas brilhantes e muitas vezes brilhantes, formam um padrão tridimensional iridescente em um objeto. Você mesmo pode criar esse aplicativo. Para isso você vai precisar de uma peça de roupa, conhecimento das características do seu material, uma dispersão de pedras decorativas e paciência.

Como os strass são presos às roupas?

como costurar strassO método de colagem depende das características do tecido com que é feita a roupa, bem como do tipo de strass. Existem cristais sobre os quais já foi aplicada uma camada de adesivo termofusível. Essas decorações são fixadas ao item por meio de aquecimento local.

Por sua vez Você pode aquecer a pedra com um ferro ou aplicador. A escolha entre estas 2 opções é feita tendo em conta as características da peça a decorar. Se o tecido com que é feito tolera bem o engomar, a colagem pode ser feita com ferro. Se for proibido passar a ferro, o trabalho de fixação dos strass é feito com aplicador.

Além do método térmico, é praticado colagem manual. Tudo se resume a aplicar cola na parte de trás do cristal. Às vezes, um agente adesivo é usado na própria roupa.

Importante! Independentemente de como os strass foram fixados, as roupas com eles devem ser lavadas em temperatura de água não superior a 50 graus.

Na cola

na colaMétodo adequado para strass cujo verso não é coberto com um composto de ligação. Esses produtos vêm com a marcação “sem hotfix”. Também é chamado de strass de correção a frio.

O trabalho deve começar com a escolha certa de cola. Certifique-se de ler os ingredientes antes de comprar. Não deve conter dispersões de acrilato, acetona e ácidos acéticos. Esses componentes descolorem os tecidos e suas decorações e, ao mesmo tempo, não proporcionam uma fixação confiável do elemento decorativo e do material.

A seguir, prossiga para preparar roupas. Precisa ser lavado e desengordurado. Remédios populares ou enxágues especializados podem dar conta da última tarefa. Ao escolhê-los, preste atenção à descrição das funções adicionais. Se disser efeito antiestático, procure outro produto. No preparo para colar strass, não há necessidade de retirar a carga elétrica da peça de roupa.

Se for melhor não lavar a peça ou molhá-la muito, a saída é tratá-la com um algodão embebido em álcool. Deve-se prestar muita atenção à área que você vai decorar. O trabalho adicional com o item do guarda-roupa depende de que parte será decorada e de que material é criado. Se o material não esticar e o elemento cortado não entrar em contato com outras partes da peça, faz sentido fixar a área a ser decorada em um bastidor. Eles ajudarão a colar os cristais com mais precisão, segurança e uniformidade.

Importante! O arco funciona segundo o princípio do alongamento. Não use em tecidos que tenham muito estiramento.

Se a área a ser decorada estiver em contato com outras pessoas - por exemplo: a parte da frente está em contato com a parte de trás - então é necessário colocar um pedaço de papelão por baixo dela (de preferência mais grosso). Isso protegerá as partes adjacentes da roupa de ficarem encharcadas de cola.

A sequência de etapas no processo de fixação direta de joias em um item do guarda-roupa:

  • colocar na superfície de trabalho um material que não reaja à cola (isso é necessário para que a peça não grude na mesa);
  • transferir o desenho para o tecido;
  • usando uma ferramenta (alguns usam uma pinça, outros usam uma vela fina levemente derretida, por exemplo, uma vela de igreja), pegue o strass;
  • aplique um pouco de cola (na parte traseira, não frontal);
  • coloque a decoração no lugar (o lado com a cola deve ficar voltado para a superfície da peça e a frente voltada para você);
  • pressione um pouco;
  • repita os passos para as decorações restantes.

A cola pode ser aplicada diretamente na própria peça de roupa, mas sem uma ideia do processo fica difícil determinar a quantidade necessária de produto. Erros podem levar a uma colagem irregular e pouco confiável., bem como a formação de protuberâncias de massa esbranquiçada ao redor do strass - é assim que a cola fica após o endurecimento.

Método térmico

Adequado para strass cujo lado não frontal foi revestido com adesivo pelo próprio fabricante. A camada adesiva é termofusível. Quando exposto ao ferro, amolece e adquire propriedades de fixação.

Instruções passo a passo para usar esses cristais:

  • método térmicotransferir o desenho para o tecido;
  • coloque papel alumínio, papel ou tapete especializado sob o tecido (isso protege contra a entrada de cola em outras áreas do guarda-roupa);
  • faça o desenho com seixos;
  • coloque o ferro em “dois pontos”, “seda”, “lã” (vapor, desligue a umidificação);
  • cubra o material com strass com ferro;
  • coloque o ferro sobre a área com strass, pressione levemente, segure por 2 a 3 minutos (quanto maior a joia, mais tempo deverá usar o ferro);
  • retire o ferro e o ferro de passar;
  • Deixe as roupas esfriarem.

Importante! Strass térmicos aderem bem a tecidos lisos com ferro, mas não a tecidos felpudos ou que não têm tendência a esticar.

Usando um aplicador

dispersão de strassO aparelho, assim como o ferro, é adequado para trabalhar com strass termofusíveis, mas é muito mais delicado no manuseio de joias e tecidos.. Devido à sua ação suave, o aplicador pode ser utilizado em materiais sensíveis ao calor e a altas temperaturas. Também é utilizado no processo de decoração de tecidos gofrados, elásticos e felpudos. No caso deles, o dispositivo oferece a fixação mais confiável.

O dispositivo em si parece um ferro de solda em miniatura, em cuja cabeça há um elemento de aquecimento em miniatura. Sua circunferência corresponde à circunferência do strass. Deste modo Apenas a pedra é aquecida e o tecido não fica exposto a altas temperaturas.

Importante! O elemento de aquecimento é removível e o aplicador é vendido junto com um conjunto de bicos de diversos diâmetros. Ao trocá-los, torna-se possível colar strass de vários tamanhos com alta qualidade.

O próprio processo de colagem:

  1. o desenho é transferido da imagem para o tecido;
  2. strass são colocados de acordo com o padrão;
  3. o aplicador está conectado à rede;
  4. o aparelho tem um pouco de tempo para aquecer;
  5. o aplicador é levado até o strass colocado em seu lugar;
  6. pressione o dispositivo;
  7. espere o tempo previsto (o tempo depende do tamanho da decoração), retire;
  8. repita a manipulação com outros elementos decorativos.

Gravado

Não estamos falando de papelaria, mas de uma fita adesiva especial que pode ser encontrada em loja de ferragens e tecidos. Para usá-lo para a finalidade pretendida, você precisará de:

  • pinça;
  • fita adesiva (nome mais correto: filme térmico);
  • modelo de padrão em imagem espelhada (pode ser exibido em Point);
  • strass.

O próprio processo de trabalho:

  1. strass brilhantesprenda com segurança o estêncil com o padrão em uma superfície de trabalho plana (por exemplo, usando fita adesiva);
  2. retire o forro do filme térmico (o forro não deve ser rasgado ou jogado fora, será útil no futuro);
  3. Colocamos o filme sobre o molde de forma que o lado adesivo fique voltado para cima e o lado não pegajoso fique em contato com o molde;
  4. Fixamos as bordas do filme térmico na mesa com fita adesiva;
  5. pegamos o strass com uma pinça (pegamos o cristal não como de costume, mas com o verso, ou seja, a pinça deve tocar a parte onde a cola é aplicada);
  6. coloque a pedra (o lado adesivo deve ficar voltado para cima e o lado frontal deve ficar em contato com o filme térmico);
  7. após traçar o molde, pegue o suporte que foi previamente retirado do filme térmico e coloque-o em cima do strass;
  8. pressione (aplicamos pressão uniformemente em toda a área do desenho);
  9. remova todas as camadas de fita que prendiam o trabalho à mesa;
  10. vire a peça de trabalho;
  11. verificamos se deu certo;
  12. se houver erros, remova cuidadosamente o forro e faça os ajustes necessários;
  13. se tudo estiver em ordem, você pode começar a transferir o padrão do filme térmico para a roupa;
  14. coloque a peça de roupa na tábua de passar;
  15. remova o suporte do filme adesivo;
  16. Colocamos um filme com strass em cima da roupa (a lateral com strass deve ficar em contato com a roupa);
  17. Coloque uma folha plana de papel sobre o filme;
  18. pegue o ferro, ajuste o modo “lã”, desligue o vapor;
  19. coloque o ferro em cima do aplique, espere (5–15 segundos para tecido fino, até 30 segundos para tecido denso);
  20. pare de usar o ferro e deixe esfriar;
  21. Após o resfriamento completo, remova a fita.

Importante! Se o padrão for forrado com strass de diferentes alturas e larguras, antes de transferir o padrão do filme para a roupa, é necessário colocar um pano macio sob a peça de roupa. Sob o peso do ferro, ele será pressionado de forma desigual, fazendo com que a aplicação final fique tão gofrada e volumosa quanto o planejado.

Costure um de cada vez

strass enormesA costura só é possível se os próprios strass tiverem furos para passagem da linha. Nesse caso, não se utilizam linhas comuns, mas sim monofilamentos especializados (você pode comprá-los em uma loja de ferragens) ou a linha de pesca mais fina (são adequados tanto os vendidos em departamentos de costura quanto os produtos vendidos em lojas de pesca). Você também precisa de uma agulha especial - a chamada agulha de miçangas.

O processo de costura em si é simples. A única coisa é Deve-se levar em conta que passar uma vez um fio por um orifício de cristal não é suficiente. É necessário passar o monofilamento duas vezes pelo orifício do strass. Em outras palavras, cada cristal é preso com ponto duplo.

Problemas sérios geralmente surgem após a conclusão do processo de bordado. As artesãs simplesmente não sabem como prender a linha de pesca para que ela não se desfaça no futuro e não pique durante o uso. As correspondências irão ajudá-lo a resolver o problema (não um isqueiro). Você precisa dar um nó nas pontas do monofilamento e depois usar o calor da chama (não o fogo em si, mas o calor) para chamuscar as pontas.

Importante! Não escolha strass com bordas afiadas. Eles “serram” a linha de pesca na qual estão amarrados.

Como anexar strass de fita

Para trabalhar, precisaremos das seguintes ferramentas e materiais:

  • strass de fitafita de strass;
  • tesoura;
  • alicate (pequeno);
  • agulha;
  • monofilamento ou lurex prateado;
  • tinta acrílica;
  • escovar.

Para iniciar você precisa determinar o final e o início da fita com strass. Eles diferem na língua. A parte frontal tem, mas o final não. Tendo descoberto onde começa o monte de cristais, aplicamos a fita no local a ser costurado e começamos a trabalhar com a agulha.

Enfiamos a agulha à esquerda do primeiro strass (ou seja, do lado de onde o cacho continua e não quebra). Trazemos a agulha de baixo para cima, fazendo um ponto duplo. Em seguida, a agulha é conduzida até a língua. Como antes, costure com ponto duplo.

Importante! As costuras devem ficar o mais próximo possível dos strass. Após completar o ponto, o cristal adjacente a ele é aproximado da decoração anterior. Devido a isso, a fita desaparece de vista, apenas as pedras decorativas permanecem visíveis.

De maneira semelhante - ponto duplo, enfie a linha na agulha por baixo e retire-a por cima - todo o monte de strass é costurado. Depois de completar o padrão, corte o excesso da fita com um alicate. Outras ações dependem do tipo de desenho. Se o enfeite for circular, os rebites que prendem a última pedra da fileira são costurados na lingueta (um fio é enfiado nos rebites e depois costurado sobre a lingueta). Se o padrão não for circular, o monofilamento passado pelos rebites externos é fixado com um nó na parte de trás da peça.

A tinta é necessária para criar um fundo no qual os pontos não serão visíveis. Em outras palavras, você precisa de uma tinta que corresponda totalmente ao tom do monofilamento. Ela pinta tecido sob strass. Para executar a ação com precisão, a fita fixada é ligeiramente dobrada para o lado ou o material é puxado com os dedos.

Maneiras de costurar strass em tecido de malha

A fixação confiável a uma superfície irregular, por exemplo, a um chapéu de malha, é fornecida por um “ferro de soldar”, também conhecido como aplicador.. Durante a sua utilização, outras partes da malha não são expostas a altas temperaturas, pelo que a sua estrutura não se deteriora. Se você não tiver uma ferramenta especializada em mãos, a melhor saída seria usar cristais costurados.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano