Muitas vezes, os strass caem, deixando marcas desagradáveis nas roupas. Restaurar seus números pode ser uma tarefa impossível, mas é possível remover vestígios e livrar-se de decorações um pouco enfadonhas. Como remover manchas de cola, quais produtos e métodos usar, continue lendo.
Que cola é usada para colar strass?
Para fixar brilho ao tecido de um vestido, blusa ou blusa, diversos adesivos são utilizados na produção. Concluindo a tarefa atribuída – dissolver e remover vestígios de fixação de strass - depende de quão corretamente podemos determinar a composição da cola. Cada tipo possui métodos próprios para remoção de resíduos químicos do material.
Strass podem ser fixados em tecido com diferentes tipos de cola:
- termoplástico. Quando aquecida, a resina epóxi preenche todo o espaço entre fibras e em temperaturas negativas endurece;
- epóxi de correção a frio.Com este método de aplicação, a composição resfriada também torna-se dura, com forte resfriamento torna-se quebradiça e quando aquecida derrete;
- PVA à base de água. É utilizado apenas para a produção de roupas baratas, não segura bem os strass, mas é perfeitamente solúvel em água;
- silicone. Não preenche o espaço entre fibras, retém o brilho que permanece na superfície e derrete durante o tratamento térmico.
Maneiras de remover cola de strass de roupas
Se a composição for conhecida, você poderá determinar facilmente a maneira correta de limpar vestígios de tecido. Mais frequentemente, há casos em que o método de fixação dos strass não é claro, portanto a remoção da cola é feita experimentalmente após exame visual da mancha remanescente no material.
Importante! Ao escolher um método para remover a cola, experimente métodos apropriados nas áreas do tecido que são menos visíveis.
Aquecer
Este método só pode ser aplicado a composições que amolecem e fundem a altas temperaturas. Algoritmo de ações:
- sobre uma tábua de passar ou outra superfície horizontal, coloque um produto com vestígios de strass de forma que uma camada de papel branco cubra por cima e por baixo, e no avesso coloque um pano macio de algodão entre o papel e a roupa;
- comece a passar o material sobre o papel pela face, aumentando gradativamente a temperatura até o valor máximo permitido;
- a cola deve derreter e ser absorvida pelo algodão;
- Use uma esponja, borracha ou pano para remover resíduos.
Importante! Usando o mesmo princípio, você pode trabalhar com um ferro de solda observando as precauções de segurança. Quando a cola amolece, ela é removida, retirando-a cuidadosamente com uma lâmina afiada. Você precisa trabalhar muito rápido - a cola pode esfriar.
Congelar
O ultracongelamento pode destruir a estrutura da maioria das composições aplicadas no estado fundido. O PVA e a caseína são facilmente removidos se os resíduos do tecido forem embebidos em água antes de serem colocados no freezer. Com a exposição a baixas temperaturas, a cola é facilmente removida do material, deixando-o intacto.
A essência do método é colocar o produto no freezer por 6 horas ou mais. Pré-embale suas roupas em uma sacola para que não sujem ou congelem nas paredes. Após este procedimento, bata levemente na mancha com um martelo, a cola deve se desfazer em pedaços. Agora é fácil tirar da roupa. Se permanecerem fragmentos, o trabalho deve ser continuado com uma escova dura.
Lavar
Este método térmico é aplicável se for necessário remover uma composição que derrete em altas temperaturas. O produto é lavado em máquina na água mais quente recomendada para este tipo de tecido.. Coloque as roupas no tambor e execute o ciclo de lavagem por 2 horas ou mais. Ao final do processo, toda ou grande parte da cola deve ser removida.
Os tecidos brancos naturais são limpos de strass lavando-os em máquina automática com detergente e refrigerante. Neste caso, você também precisa escolher o programa mais longo. O refrigerante forma um ambiente alcalino e as marcas de cola desaparecerão completamente.
Trate com solvente
Os tecidos naturais podem ser limpos com qualquer solvente químico, apenas ácidos e líquidos com cloro são proibidos. O primeiro irá corroer qualquer tecido e o cloro irá descolori-lo. Um tipo específico de cola também utiliza seu próprio solvente:
- silicone ou composto acrílico removerão a acetona.Mergulhe a área problemática no solvente por um tempo e depois remova o restante da cola com guardanapos ou pano limpo;
- a resina epóxi é neutralizada pela terebintina. Aplicado por fora e por dentro, remove a cola limpando a mancha com guardanapo ou tampões;
- gasolina, aguarrás e removedor de esmalte são usados de maneira semelhante;
- Para eliminar odores específicos, manchas esbranquiçadas e gordurosas após trabalhar com solventes, enxágue as áreas problemáticas com álcool medicinal, lave o produto várias vezes e areje-o.
Importante! Antes de começar a limpar a mancha, teste o solvente com o tecido em uma área interna imperceptível da peça.
E se o tecido for delicado, como tirar a cola?
Terebintina, gasolina e acetona não podem ser usadas em muitos tipos de tecido. Materiais delicados devem ser limpos usando um método de congelamento suave ou outro solvente - dimexide.. É um medicamento que se vende em qualquer farmácia, mas remove vestígios de adesivo de qualquer tipo de tecido, inclusive os finos e delicados.
Dimexide é diluído em água para uso.. A proporção deve ser selecionada dependendo do tipo de tecido, mas deve-se começar pela solução mais transparente, que conterá a quantidade máxima de água.
Medidas de segurança
Para salvar sua coisa favorita sem se machucar, siga as medidas de segurança pessoal:
- realizar todos os trabalhos com luvas especiais;
- Ao limpar com solventes, não coma, beba ou fume;
- Se o produto químico entrar acidentalmente em contato com seus olhos, lave-os abundantemente com água corrente e lave as mãos com sabão antes de fazer isso. Em caso de queimadura química, procure imediatamente ajuda profissional.;
- certifique-se de ventilar bem a sala em que você trabalha;
- Crianças pequenas e animais de estimação devem ser retirados do ambiente durante a limpeza.