As pedras preciosas são a decoração de qualquer item, sejam brincos e anéis, ou uma capa de telefone e um vestido de noite. Mas a desvantagem é que são caros e nem sempre é conveniente prendê-los na roupa.
Para tornar as pedras mais acessíveis e fáceis de usar, foram inventados os strass. Esta palavra é frequentemente ouvida nas conversas das mulheres, mas nem todos compreendem totalmente o seu significado. E muitas vezes acredita-se que se trata de uma imitação plástica de pedras que custa um centavo.
Então vamos descobrir O que são strass, de que são feitos e para que servem.
O que são strass e por que são necessários?
Os strass receberam esse nome em homenagem à pessoa que os inventou. Georg Strass, da Alsácia, tornou-se famoso por sua habilidade na falsificação de pedras preciosas. Ele foi o primeiro a produzir vidro de potássio com alto percentual de chumbo. Isso possibilitou fazer pedras de vidro o mais próximo possível dos diamantes genuínos, com alto índice de refração de luz e jogo de cores.
Strass imitam pedras preciosas e são usados para decorar roupas, joias, decoração de casa, pratos e manicure.Isso permite fazer algo mais barato, mas ao mesmo tempo com a ilusão de diamantes ou outras pedras preciosas.
Visualizar
Strass podem ser costurados ou colados. Estas, por sua vez, são divididas em strass térmicos e pedras de fixação a frio; para strass com furos e para produtos em tacs. Vamos examiná-los com mais detalhes:
Costurado, usado para têxteis:
- plano com furos para costura. Sua parte inferior é plana para um ajuste perfeito ao tecido, e furos são feitos em ambos os lados onde a linha é fixada. Eles vêm em diferentes formatos - redondo, gota, quadrado, oval, retângulo, etc.;
- em DACs. A pedra tem brilho mais expressivo devido ao seu formato, ao invés de fundo plano, possui corte em formato de cone. Este corte é usado para diamantes e outras pedras preciosas. O strass é preso a uma tigela de metal - um tsap; o tsap tem furos para costura.
A tsapa de strass costurada funciona como suporte e é semelhante a uma casta para prender uma pedra em um anel.
Adesivo, pode ser utilizado em têxteis e superfícies duras, e seu fundo é sempre plano:
- fixação a frio. Uma cola especial é usada para fixar na superfície. Além disso, são necessárias colas diferentes para superfícies diferentes - duras ou têxteis.
- strass térmicos. Placas com cola quente são fixadas na parte inferior. Basta aquecer, a cola será absorvida pela superfície e o strass grudará.
Do que eles são feitos?
Existem apenas 3 materiais para fazer imitações de diamantes:
- vidro;
- cristal;
- acrílico ou plástico.
Os 2 primeiros pertencem ao segmento caro e médio. Mas os strass acrílicos, independentemente do tipo e da cor, continuam sendo o tipo mais barato. Isso aconteceu devido ao baixo custo do material e ao resultado inicial - os strass não brilham nem brilham como seus equivalentes de vidro ou cristal.
Agora vamos olhar para o vidro, porque também aqui nem tudo está claro.Os preços variam nesta área devido à qualidade da pedra resultante. Se for simplesmente derramado de forma facetada, o preço será menor. Porque o jogo de luz e brilho também será menor. Mas pedras de vidro caras, depois de despejadas em moldes, são polidas com uma máquina. Isso dá clareza às bordas, transparência e brilho.
Os strass mais caros são feitos de cristal. Eles estão o mais próximo possível dos diamantes em forma, transparência e jogo de luz. Os cristais mais populares são os cristais Swarovski. São feitos de cristal de alta transparência e pureza, que não é encontrado em nenhum outro lugar do mundo.
A qualidade do cristal Swarovski é explicada por 2 versões:
- Um ingrediente secreto é adicionado ao cristal.
- Altas demandas são aplicadas aos fabricantes de vidro - se pelo menos uma pedra for considerada defeituosa, todo o lote é enviado para fusão.
Qualquer que seja o segredo do cristal perfeito, nenhum fabricante conseguiu replicar a sua qualidade. E se olharmos a longo prazo, os cristais Swarovski superam até mesmo o diamante artificial mais popular – a zircônia cúbica. Isso se deve ao fato de que a zircônia cúbica perde a transparência e desbota com o tempo, ao contrário dos strass de cristal.
Area de aplicação
A área de aplicação mais popular para strass são as roupas:
- vestidos de noite e de noiva;
- figurinos de palco;
- trajes teatrais;
- roupas para dança e esportes - ginástica, patinação artística, etc.;
- roupas de bebê.
Além de roupas, strass são usados em bolsas, capas de celular, sapatos e manicure. Eles podem ser encontrados em chaveiros e joias
Eles são usados para incrustar dentes, decorar carros, cobrir copos de casamento de noivos, e artesãos de todo o mundo os utilizam para fazer cadernos, cartões postais e pingentes.