Muitas pessoas já ouviram falar dos cristais Swarovski, mas nem todo mundo sabe o que são. Algumas pessoas sabem que não são diamantes, mas acessórios e coisas muito caras, assim como bijuterias, são decoradas com eles.
Então, vamos descobrir o que são os strass Swarovski, por que são tão caros e como diferem de outras pedras sintéticas?
O que são cristais Swarovski?
Joias com strass são comuns. Mas existem joias que são o mais próximas possível das joias. É criado com os famosos strass Swarovski. Estes não são cristais de vidro ou plástico. São pedras de alta transparência e incrível jogo de luz, o mais próximo possível do jogo dos diamantes.
As bordas dos cristais são claras e nítidas. É impossível encontrar lascas ou inclusões turvas neles - isso é o resultado da composição cristalina única, que foi inventada pelo fundador da marca. Mais de 100 anos se passaram desde a fundação da empresa, e a receita e a tecnologia para a produção do cristal permanecem em segredo. Este é o único fabricante de cristal desta qualidade no mundo.E não é surpreendente, porque se a receita for divulgada, os cristais Swarovski deixarão de ser tão únicos.
REFERÊNCIA! Os fabricantes de vidro nas fábricas estão sujeitos a altas exigências - se um lote tiver diminuído a transparência, aparecerem turvações ou bolhas, ele é enviado para refusão. A chave para o sucesso dos cristais Swarovski é a transparência absoluta e o corte preciso.
Por que eles são chamados assim, suas características
Os cristais Swarovski têm o nome de seu inventor, Daniel Swarovski. Daniel nasceu na montanhosa Boémia, um lugar que sempre foi famoso pelos seus vidros de alta qualidade.
Daniel trabalhou pela primeira vez como aprendiz na oficina de vidro de seu pai. Mais tarde, porém, ele foi para Paris para se tornar engenheiro. E depois de visitar a Exposição Eletrotécnica Mundial, o jovem pensou em melhorar o processo de moagem do vidro com corrente. Ele logo apresentou o moedor elétrico ao mundo. Isto se tornou a base para o nascimento de uma nova marca – Swarovski.
REFERÊNCIA! Daniel Swarovski inventou a primeira retificadora de cristal baseada em corrente do mundo. Isso aconteceu em 1891 e um ano depois ele recebeu a patente de sua invenção. E 3 anos depois, em 1895, fundou uma fábrica de produção de cristais na Áustria.
A peculiaridade dos cristais é que eles não são feitos de vidro comum, como muitos pensam. A base dos strass é um cristal único e de alta qualidade. Sua receita é mantida em segredo e foi inventada pelo mesmo Daniel Swarovski junto com seus filhos. Sabe-se apenas que a composição inclui areia de quartzo, soda, potássio e chumbo vermelho. Como resultado, o cristal é completamente transparente.
Daniel também criou um corte especial para as pedras - 7 bordas estreitas e o mesmo número de bordas largas.Um substrato espelhado prateado é aplicado na parte inferior do produto. Graças a isso, o brilho das pedras aumenta. E o jogo de luz, próximo ao do diamante, é obtido pela adição de óxido de enxofre à composição cristalina.
REFERÊNCIA! O nome “strass” vem do nome do joalheiro do século XVIII Georges Strass. Ele ficou famoso por sua habilidade de falsificar diamantes com habilidade.
Na década de 50 do século passado, o neto de Daniel criou cristais coloridos que repetem a paleta de 12 gemas populares. Cada cristal genuíno maior que 12 mm é gravado a laser com STRASS®. A exceção são os strass pretos profundos e qualquer coisa menor que 12 mm. A gravação neles só pode ser vista ao microscópio.
Onde eles são usados?
Os cristais Swarovski são usados em joias e bijuterias. Eles fazem pinturas e incrustam figuras decorativas. Muitas vezes você pode encontrar um vestido de noite ou de noiva com cristais Swarovski. Vestidos para dança de salão e esportiva também são decorados com cristais lendários. Eles também são usados para decorar trajes esportivos - patinação artística, ginástica e muito mais.
Os cristais Swarovski são usados para:
- manicure e pedicure;
- mecha de cabelo;
- incrustações de dentes - skyes;
- acessórios – cintos e bolsas;
- sapato;
- equipamentos – telefone, laptop, pen drive;
- enfeites de cabelo – elásticos, grampos de cabelo;
- roupas;
- decorações de carro.
Hoje, a Swarovski AG não fabrica apenas pedras soltas e estatuetas de cristal. Sua linha de produtos inclui lustres e equipamentos ópticos.
Isto é interessante! Os lustres Swarovski são tratados com uma substância antiestática especial, para que a poeira não se acumule sobre eles.