O bordado com strass (diamante) ganhou grande popularidade recentemente e praticamente eclipsou os métodos usuais que envolvem o uso de fio dental e miçangas. A técnica do bordado permite criar lindas pinturas, decorar roupas, sapatos e itens de interior.
Bordado de strass como forma de arte
Quem ainda não conhece o bordado com diamantes terá interesse em saber que com o bordado em si, que envolve o uso de agulhas, fios de fio dental ou miçangas, é não tem nada em comum. A essência da técnica é dispor pequenos diamantes (quadrados ou redondos) de diferentes cores e tonalidades sobre uma base desenhada de acordo com um determinado padrão. O resultado são pinturas de beleza indescritível que podem ser consideradas verdadeiras obras de arte.
Os trabalhos feitos com cristais Swarovski ficam especialmente bonitos.
A história da tecnologia remonta aos tempos da Grécia Antiga. No século V a.C., artesãos faziam desenhos de mosaicos em paredes e pisos, utilizando pedras preciosas como materiais para o trabalho. Os motivos populares da época eram imagens de flores e animais.
Um pouco mais tarde, eles aprenderam sobre o mosaico de diamantes na Itália. Com a sua ajuda, palácios e templos foram decorados e utilizados para decoração interior e exterior de edifícios residenciais e instalações administrativas.
A ideia de substituir materiais caros por strass baratos de plástico e vidro pertence aos chineses engenhosos e econômicos. Graças a eles, todos podem adquirir um conjunto e tentar criar pinturas com diamantes.
Como bordar – técnicas para iniciantes
Você pode adquirir um kit de bordado em qualquer loja de artesanato.. Para trabalhar é necessário proporcionar condições adequadas - uma superfície perfeitamente plana e boa iluminação. O processo de layout passo a passo é o seguinte:
- O conjunto é desembrulhado e seu conteúdo colocado sobre a mesa. Para maior comodidade, a tela pode ser fixada na mesa com fichários ou colada em fita dupla-face macia.
- Pacotes com strass devem ser colocados na sua frente por números ou despeje seu conteúdo em recipientes especiais, vendidos separadamente.
- Não há necessidade de retirar todo o filme da tela, o lado adesivo pode ressecar, o que fará com que os strass fiquem desiguais. O filme deve ser dobrado gradualmente a partir do canto onde o trabalho começou.
- Os strass são agarrados com uma pinça e aplicados na tela em padrão xadrez. com o mesmo número. É necessário garantir que as linhas sejam uniformes, caso contrário a aparência geral da imagem será prejudicada. Uma régua longa e larga irá ajudá-lo a alinhar as linhas, você precisa aplicá-la tanto na horizontal quanto na vertical.
- Depois que todas as células estiverem preenchidas com strass, A imagem precisa ser coberta com gaze e passada várias vezes com um rolo para fixá-la.
Os iniciantes podem prestar atenção às seguintes recomendações de profissionais:
- os cristais podem ser dispostos em fileiras, listras ou em padrão xadrez;
- é necessário pressionar os strass contra a tela até ouvir um clique, sinalizando que o elemento está bem preso;
- pinturas com preenchimento parcial parecem piores do que aquelas totalmente dispostas.
A pintura acabada deve ser colocada em moldura e coberta com vidro anti-reflexo. Caso contrário, acumular-se-á poeira, o que estragará toda a aparência.
Onde o bordado com strass é usado?
Usando kits prontos para bordar com strass, você pode fazer o seguinte:
- Uma foto. Paisagens, naturezas mortas, imagens de animais e até reproduções de obras de artistas famosos Você mesmo pode “bordá-lo” usando pequenos strass brilhantes. Essas pinturas cabem em qualquer interior de cozinha, decoram a sala e diversificam a decoração de um quarto infantil.
- Um ícone. Os conjuntos para colocar ícones com diamantes envolvem preencher o espaço ao redor do rosto de um determinado santo. O rosto, as mãos e outras partes do corpo geralmente permanecem intocadas – impressas em tela. Um ícone criado na técnica do bordado com diamantes pode ser um excelente presente para pais ou afilhados, ou ocupar um lugar de destaque na iconostase doméstica.
- Decoração para roupas ou sapatos. Os strass que sobraram do trabalho nas pinturas podem ser usados para decorar roupas. Eles podem ser usados para “bordar” roupas de adultos e crianças. Os strass podem ser dispostos em um padrão ou de maneira caótica.
- Decoração de cartões, enfeites para árvores de Natal, etc. Strass pequenos são um excelente material para decoração. Com a ajuda deles, você pode transformar antigas decorações de árvores de Natal, atualizar molduras de fotos, decorar vasos e vasos de flores e outros itens de interior.
Imagens feitas de strass feitas a partir de fotografias parecem especialmente interessantes. Usando um programa especial, qualquer imagem pode ser convertida em um padrão colorido ou preto e branco que pode ser usado tanto para ponto cruz quanto para desenho de diamantes.