Despreocupada e macia, grossa e quente, rendada e com malha de lombo - tudo isso é uma “bandana feminina”. Esta peça pode facilmente complementar quase qualquer look, desde um vestido romântico até um robusto com jeans boyfriend e jaqueta de couro.
As mãos de um mestre estão prontas para criar obras-primas que nem sempre podem ser encontradas nas prateleiras das lojas. Mas e para um iniciante sempre haverá alguns modelos que ele pode completar facilmente com a ajuda de diagramas e descrições detalhadas.
Neste artigo você encontrará alguns dos modelos de bandana mais simples e trabalhos mais complexos que exigirão atenção e tempo. A descrição detalhada que se segue a cada produto não deixará dúvidas quanto ao seu funcionamento.
Fio e gancho
Uma bandana pode ser feita com diferentes fios. Só que não deve ser espinhoso, pois entrará em contato com a delicada pele do rosto.
Para uma bandana leve e de verão, você deve procurar algo feito de algodão. Pode ser uma íris de espessura variável.Mas uma bandana também pode ser criada para as estações mais frias, e uma variedade de fios acrílicos com adição de lã merino são adequados. Modelos bons e apetitosos são feitos de mohair, não muito grosso.
O gancho deve atender a dois requisitos importantes - ter um tamanho adequado e uma alça confortável.. Ao tricotar um produto grande, a conveniência é sempre um critério importante. As alças não ficarão cansadas se você escolher a alça certa. Muitos iniciantes optam por um gancho com centro plano. Algumas pessoas gostam de trabalhar com cabo grosso e de madeira. Mas os produtos plásticos não ficam à margem: também há comprador para eles.
Medidas
Não existe medida especial para uma bandana. Mas será uma pena se, depois de muito trabalho, ficar difícil amarrá-lo na cabeça. É por isso para o seu trabalho vale a pena medir a circunferência da sua cabeça. Adicione 20 cm ou mais aos laços. Faça deste indicador o lado mais longo do produto.
E agora altura do triângulo (esta é a medida do lado maior até o vértice oposto do ângulo). Este indicador também pode ser medido - é igual à profundidade (medida do lóbulo à orelha sem qualquer divisão). Para este indicador vale a pena fazer um aumento de pelo menos 10 cm.
Amostra
Antes de qualquer produto tricotado, há uma série de coisas que precisam ser feitas. Até os mestres sempre fazem preparativos tão importantes.
Nenhum produto está completo sem uma amostra - isso ajuda a fazer cálculos precisos e tricotar o produto exatamente no tamanho.
Um pequeno tecido quadrado é tricotado e uma régua é usada para determinar quantas voltas existem em 10 cm e o número necessário de linhas. Esses números constituem o medidor de tricô e ajudam ainda mais a determinar os pontos e carreiras de toda a peça.
Bandana para iniciante
O produto mais simples que você pode encontrar na Internet é Este é um produto com um padrão tão simples. Mas ele parece tão adorável. É interessante que inicialmente apenas bolsas e tapetes fossem feitos com ele. Agora, um padrão tão simples pode ser facilmente adicionado a blusas infantis e a muitas, muitas coisas. A estampa não foi exceção, e o fio branco como a neve deixou o produto ainda mais atraente.
Para trabalhar você precisará de:
- fio de íris;
- gancho número 1,75.
Primeira linha
Monte o número necessário de voltas, preste atenção ao tamanho necessário e repita. Tricotar a primeira carreira conforme o modelo e depois começar a diminuir.
Diminui
Diminuir em cada carreira subsequente meia repetição no início de cada carreira. A princípio você obterá uma borda irregular, mas depois esses defeitos serão corrigidos.
Fim do produto
Tricotar assim até acabarem as repetições. Ele irá parar quando houver apenas um relacionamento saliente.
Aproveitar
A amarração é feita com pontos simples de crochê simples.. Eles suavizam todos os desníveis do tecido resultantes do encurtamento das laçadas de cada carreira.
Se todos os tamanhos forem calculados corretamente, a bandana certamente servirá.
Bandana bege
Esta charmosa peça tem um visual luxuoso graças ao grosso fio de algodão e à fibra levemente engomada. O padrão de casca também torna o produto denso e ao mesmo tempo apresenta lindos elementos de renda em cada concha. Muitas meninas sonham em tentar fazer esse cocar. Agora mesmo todos os segredos deste maravilhoso produto.
Para trabalhar você precisará de:
- fio de algodão de espessura média;
- gancho número 2.
Amostra
Para criar este cocar você precisará tricotar uma amostra e contar quantas repetições necessário para comprimento e largura.Calcule tudo e você pode começar a fazer o produto.
Primeira linha
Tricotar a primeira carreira sobre o número correspondente de alças de ar. Assim, ainda não é necessária qualquer redução.
Diminui
As diminuições devem ser iniciadas a partir da segunda carreira e depois feitas em cada carreira no início e no final, para que haja um chanfro simétrico do produto. Se você reduzir toda a repetição, obterá um produto muito curto e o bisel ficará muito perceptível. Neste padrão decrescente, faça 1/3 de todo o rapport.
Etapa: a última linha deve consistir em 1 repetição e sobressair como a ponta de um lenço.
Aproveitar
Para que após o tricô do produto não fiquem chanfros ou irregularidades no tecido. Idealmente, você deve obter um triângulo isósceles par, não necessariamente equilátero. Amarrar é uma etapa de crochê que também é feita com crochê.
O tricô ocorre na direção oposta. O resultado é um cabo muito denso que suaviza facilmente todas as irregularidades caso ocorram durante a diminuição.
Neste ponto o tricô está finalizado e você pode experimentá-lo.
Bandana com rede de lombo
Produtos de malha são muito populares. No tempo quente são muito confortáveis e leves. Um fio fino e um padrão sofisticado tornarão essa coisinha muito elegante. Cones irão adicionar incomum. Apesar de um ponto tão complexo, este lindo chapéu é tricotado muito rapidamente. Você precisa descobrir o padrão e então poderá tricotar sem espiar.
Para trabalhar você precisará de:
- fio de algodão branco, você pode usar fio íris;
- gancho 0,95.
Primeira linha
Faça um conjunto de voltas ao longo do comprimento do produto. Este será o lado mais longo. Para medir, você precisa medir a circunferência da cabeça e levar em consideração o comprimento dos cantos ao amarrar. Complete a primeira linha sem alterações.
Diminui
Faça diminuições diagonais para a malha de filete muito simples. Como a malha consiste em quadrados, basta tricotar não um quadrado, mas uma diagonal, e o resultado é um triângulo em vez de um quadrado.
A última linha
Faça diminuições até restar o último quadrado. Complete e o tricô de acordo com o padrão principal está finalizado. Este quadrado deve sobressair. O resultado será um lindo triângulo isósceles. Alguns podem acabar com um triângulo equilátero, mas isso não é necessário.
Aproveitar
Faça um único ponto de crochê em todo o lenço. Ao longo do lado mais longo você precisa fazer duas dessas linhas, e a última é um passo de caranguejo.
Um modelo semelhante com uma combinação igualmente charmosa de malha grande e cor azul também é bom para o verão.
Bandana grossa
Não só os modelos de verão podem ser executados. Modelos lindos e únicos para as estações mais frias. Muitos complementam bem as jaquetas curtas e se tornam um acessório indispensável. Para as mulheres mais extravagantes, existe um modelo com vários fios e franjas, que com certeza vai deixar o look inesquecível.
Para trabalhar você precisará de:
fio de espessura com pekhorka infantil de espessura média;
gancho número 2.
Chapéu bandana
Esse modelo de chapéu bandana muito interessante. Às vezes é chamada de bandana isca. No centro está um chapéu normal feito de crochê simples.
O gorro é tricotado de acordo com o padrão dado e aumentado até a circunferência desejada, sendo então simplesmente tricotado em carreiras sem alterações até atingir o comprimento desejado.
Blenda
A cauda do gorro é tricotada separadamente. Para isso, a partir de um terço das laçadas, tricotar pontos baixos em carreiras retas e reversas e diminuir em cada carreira, um ponto de cada lado.Faça isso até que reste uma coluna, que funcionará como um canto. Amarre duas fileiras de pontos de crochê simples e faça um canto arredondado no canto.
Importante! Para obter um canto arredondado, é necessário tricotar dois pontos de crochê simples em três pontos do canto em um ponto anterior.
Lapela
Os laços restantes no próprio chapéu também serão úteis. Para a lapela você precisa desses laços e mais 40 laços, 20 de cada lado. Tricotar carreiras em todo o tecido resultante em pontos de crochê simples. Em cada carreira, diminua um ponto em cada borda. Isso criará um pequeno chanfro para simular um lenço. Tricotar apenas 5 carreiras para a lapela.
Experimente o boné resultante e dê um nó na lapela na parte de trás da cabeça, sobre o boné. Este é um produto muito interessante.
Tricotar bandanas não é tão difícil quanto pode parecer quando você vê o padrão. Qualquer pessoa que domine os pontos simples, os pontos duplos e mais algumas laçadas também dominará os padrões médios para tricotar lenços. Não tenha medo e é melhor tentar, porque só o treino te fortalece. Um mestre forte será capaz de criar mais de uma obra-prima. Portanto, um iniciante tem algo pelo que lutar.