Segundo o dicionário explicativo, boina é um chapéu redondo e macio, sem viseira, faixa, aba ou coroa. Cabe livremente na sua cabeça e parece volumoso. Aliás, esse formato casual combina com quase todos os tipos de rosto, principalmente se você escolher a cor certa do cocar.
Até hoje não há consenso entre os cientistas sobre como, onde e quando a boina apareceu na vida das pessoas. Segundo uma versão, foi usado pelos antigos romanos, que lhe deram o belo nome de “beretino”. Os habitantes da cidade trataram este cocar, se não com adoração, pelo menos com respeito. Eles distribuíram estritamente cada boina por cor: os aristocratas usavam chapéus de um tom e os plebeus de outro.
A segunda versão não é menos interessante. Seus defensores sugerem que a boina deve sua aparência aos celtas e ao seu cocar, que continua sendo um atributo obrigatório do traje nacional escocês. Parecia uma meia tampa achatada com um pompom macio no topo.
Seja como for, na Idade Média ocorreu uma nova revolução na história deste acessório.A boina passou a fazer parte do guarda-roupa do clero, mas seu formato mudou: agora passou de redonda para quadrangular.
No final do século XV, entrou na moda o cocar na Alemanha, cuja característica distintiva era a aba dobrada nas costas. Era algo entre uma boina e um chapéu, mas os alemães usaram esse acessório por muito tempo.
No início do século 16, os cocares redondos, em vez de retangulares, tornaram-se populares novamente na Espanha. Porém, essa moda desapareceu rapidamente e a boina ficou esquecida por muito tempo.
Somente no século XVII voltou a ser lembrado: nessa época, esse acessório passou cada vez mais a fazer parte da imagem dos artistas, principalmente dos italianos. No século 19, a moda do chapéu redondo e macio se espalhou pelo mundo. Essa tendência também chegou à Rússia, onde a boina se tornou um elemento do traje festivo.
Na primeira metade do século XX, quando o mundo mergulhou na guerra, não era apenas um acessório secular, mas também militar. Agora a boina era considerada um elemento de equipamento para tripulações de tanques e tropas técnicas individuais.
Porém, um cocar tão interessante não poderia desaparecer para sempre da vida das fashionistas. Foi usado mesmo nos momentos mais difíceis e continua a ser usado até hoje. Apenas os estilos e cores mudam, mas a base permanece a mesma por muitos anos.
Hoje, uma boina não é apenas um cocar. Este é um acessório estiloso que pode transformar a aparência de uma pessoa, tornando-a mais brincalhona ou, pelo contrário, rigorosa e misteriosa. Tudo depende de qual estilo escolher. Então, entre os modelos mais populares estão:
Diferentes materiais são usados para costurar esse acessório. Pode ser lã, feltro, couro, camurça, mohair, algodão, bem como pele natural.