Os documentos regulamentares prescrevem exatamente como usar uma boina. A partir daí você saberá a que distância dos olhos o cocar deve “assentar” (normalmente são necessários 2 cm), e também entenderá de que lado deve ser feita a dobra. Se você não quer cometer um erro e aparecer de forma inadequada em um feriado, primeiro releia o regulamento e só então comece a “lutar”.
O que é necessário para isso?
Muitas vezes as boinas são literalmente “batidas”, ou seja, para dar o formato correto será necessário um martelo. No caso de produtos confeccionados com tecidos finos, e não com lã grossa, você pode conviver com medidas menos drásticas. Por exemplo, você pode recorrer a água aquecida (doce ou amilácea), parafina ou spray de cabelo.
Como a maioria dos métodos requer lavagem, você terá que encontrar o local certo para secar antes de iniciar as manipulações. Neste contexto, um peitoril de janela definitivamente não é adequado, bem como ambientes com correntes de ar e ambientes com alta umidade. Você não deve colocar itens de lã ou com mistura de lã perto de aparelhos de aquecimento.. Isso está repleto de deformação e mudança de tamanho.
Como você pode consertar o formato de uma boina?
Os métodos de adaptação doméstica são baratos. Todos os itens necessários ao procedimento, com exceção da parafina, podem ser encontrados na cozinha ou no banheiro.
Água com açúcar e prato
É necessário molhar a boina, colocá-la sobre um prato raso (escolha pratos de tamanho ideal) e deixá-la neste estado até secar completamente. Em seguida, coloque o cocar no fundo de uma bacia cheia de água morna e adoçada. Espere 2 horas. Seco.
Importante! A placa é retirada somente após a secagem, ou seja, não há necessidade de retirar o cocar dela.
Parafina
Molhe, coloque sobre um manequim ou bola, dê o aspecto desejado e deixe secar. Quando isso acontecer, derreta a parafina e aplique-a pontualmente nas áreas que necessitam de dureza adicional (o processamento é realizado do lado errado). Corrija, passe a ferro com a mão e deixe secar completamente.
Sabão em pó
O sabão em pó clássico tem um aroma específico. Se você não quer se tornar uma fonte desse cheiro nas férias, compre uma versão moderna de sabonete doméstico na loja (apenas sem corantes, caso contrário aparecerão manchas indesejadas no cocar). Pois bem, ou um produto com o mesmo nome, adequado para lavar roupa de criança.
Molhe a boina pontualmente (somente as partes que sofrerão transformação). Esfregue as áreas molhadas com uma barra de sabão. Em seguida, dobre o cocar para o lado desejado e prenda a borda com um prendedor de roupa ou clipes de papel. Deixe por várias horas.
Moldura rígida
Faça um suporte de papelão. Uma moldura feita de arame ou outro material que mantenha bem sua forma e seja capaz de transferi-la para outro objeto também é adequada.. Em seguida, coloque a boina na moldura ou coloque o forro dentro dela. Fixe no estado desejado com fita dupla-face e guarde sem retirar ou mover por várias semanas.
Camada adesiva
Compre uma base para a camada adesiva (por exemplo, saco Flezelin). Tire as medidas da boina (você precisa de altura e circunferência). Transfira as dimensões da boina para a camada intermediária e recorte. Depois cole com ferro quente.
Laca para cabelo (fixação forte máxima)
Aplicar uma camada espessa do produto no cocar, previamente devidamente “batido”. Não adianta economizar verniz. Quanto mais você borrifar, melhor a boina “ficará em pé”. Ao mesmo tempo, tenha em mente que alguns desses produtos contêm microelementos que dão brilho. Este efeito não é necessário, portanto leia atentamente as instruções.
Nós vencemos passo a passo em casa
O verso deve ser processado, não a frente.
Método 1
O método mais complexo e caro. Porém, se executado corretamente e seguindo rigorosamente todas as instruções, o resultado será um cocar com formato e ângulo ideais.
Para o evento você precisará de:
- água quente (alguns recomendam doce, mas não é necessário);
- cocar;
- laca incolor;
- espuma de barbear;
- tesoura;
- navalha cega;
- cartão de plástico.
Algoritmo de ações:
- rasgue o forro da boina (em alguns casos esta etapa pode ser ignorada) e coloque o cocar em água quente por 2 minutos;
- retire, retire o excesso de água com as mãos (precisamente para dirigir, sem torcer ou apertar);
- depois que a água parar de pingar, insira a cocar (Para posicionamento correto, siga o forro dentro da boina);
- colocar na cabeça, amarrar;
- alise o cocar, dê-lhe o formato correto;
- cobrir a boina com espuma de barbear sem retirá-la da cabeça;
- espere alguns minutos, molhe as mãos e comece a esfregar a espuma;
- dar forma final;
- deixe sozinho por 1,5 horas (não há necessidade de retirar);
- Após este tempo, retire o toucado, limpe os pellets e vestígios residuais de espuma (pequenos sinais de desgaste - pellets - são removidos com uma navalha passada ao longo da pilha);
- preencher o interior com bastante verniz (não se deve poupar o produto, pois dará ao cocar a dureza necessária);
- corte um pequeno retângulo do cartão, depois faça 2 furos na peça para as “antenas” do cocar, insira o cocar e aperte as “antenas” ao seu gosto.
Importante! Os pellets também podem ser removidos com uma máquina especial. Funciona com muito mais cuidado, limpa melhor, causa menos danos às fibras e custa apenas alguns centavos.
Se precisar de recomendações para passar a boina (5º passo), siga as seguintes instruções:
- alise o lado esquerdo da parte de trás da boina (enquanto leva a mão direto para a nuca);
- alise a coroa para a direita;
- Criamos um meio disco na orelha direita.
Método 2
O método é adequado para militares e civis que desejam achatar um lado do capacete (chanfrado para um lado). Para fazer isso, você literalmente precisa quebrar a borda. Você precisará de um martelo e de uma superfície dura forte o suficiente para resistir a repetidos golpes diretos da ferramenta. (banco de quartel, por exemplo).
Instruções passo a passo:
- usando um borrifador, borrife água na boina;
- passe-o por 2 camadas de gaze;
- coloque sobre uma superfície plana e durável;
- Use um martelo para bater na borda desejada.
Os golpes devem ser leves, mas precisos. Se você não tem habilidade para manusear a ferramenta ou tem medo de estragar a peça, use uma colher de aço. No entanto, o processo de envolvê-la demorará mais.
Importante! Alguns militares, que não têm ferramentas em mãos, geralmente se contentam com uma caneca de ferro de quartel.
Método 3
Um método relevante para a boina em forma de lágrima. Pegue um chapéu, molhe-o com água e sacuda-o rapidamente (não precisa se molhar muito). Em seguida, coloque o produto sobre você e dê-lhe a forma prescrita no regulamento. Continue assim até secar completamente (não se esqueça de alisar e ajustar a boina de vez em quando, caso contrário ela não secará corretamente).
Quando a boina ficar seca, pressione a borda com um alicate. Se a ferramenta for manuseada corretamente, a peça ficará tão afiada quanto necessário.
Se a ideia de usar um capacete molhado não é agradável por si só ou há motivos para evitar tal passo, e você tem um manequim ou pelo menos uma bola em mãos, cuja circunferência coincide com a circunferência de sua cabeça , depois coloque uma boina neles. No entanto, você precisa estar preparado para um ajuste não totalmente correto - no entanto, esses objetos não correspondem às curvas e características estruturais de sua cabeça específica.
Método 4
Mergulhe o cocar em água quente, retire a maior parte da água com a mão, coloque o produto e depois dê um formato pontiagudo à borda com os dedos (perfure a borda), clipes de papel ou prendedores de roupa.
Método 5
Lave o produto, polvilhe a costura com amido e bata na borda. Retire qualquer amido restante.
Método 6
Lave e passe com gaze (dupla). Antes de passar, coloque uma toalha molhada enrolada dentro do cocar (ajuda a criar uma forma).Em seguida, bata nas bordas com um martelo.
Método 7
Mergulhe por alguns minutos em água morna. Retire e encha bem com jornais. Certifique-se de que o formulário adotado corresponde ao exigido pelo regulamento. Alise as dobras, “chanfre” o lado desejado e prenda com prendedores de roupa. Deixe até secar completamente (neste caso, o item deve ser mantido longe de dispositivos de aquecimento em funcionamento e da luz solar direta).
Passo final: experimente a boina seca e, se necessário, corrija eventuais imperfeições com os dedos umedecidos em água.
Método 8
- Misture 180 g de água (fria) com 100 g de amido. Homogeneizar. Adicione a mistura resultante a 900 g de água aquecida.
- Mergulhe a boina e dê-lhe o aspecto desejado depois de retirá-la. Depois de atingir seu objetivo, coloque-o na bola ou no boneco. Deixe secar.
Importante! A viseira não pode estar molhada.
Boina de sutura: nuances
Se não encaixar bem, terá que ser suturado. A seguir, o cocar é levemente umedecido e torcido no lado desejado. Não há necessidade de fazer mais nada. Sem passar, sem passar.
Dicas para iniciantes
Notas úteis:
- na hora de bater é melhor usar água doce;
- boinas macias caem bem (tome nota disso se quiser usar uma boina em forma de lágrima);
- os militares da ativa e aposentados, assim como os representantes das reservas, devem usar boina na cabeça, arrumada de acordo com o regulamento (é inaceitável cabelos crescidos e espetados em direções diferentes);
- uma máquina descartável é útil não apenas para remover pellets, mas também para eliminar o excesso de maciez (ao bater, o cabelo começa a sair do cocar e fica feio, mas a lâmina vai ajudar a dar uma aparência decente ao produto);
- alguns usam potes de vidro comuns de 3 litros (é preciso virar o gargalo para baixo) em vez de uma cabeça, um manequim ou uma bola.