As festas de fim de ano estão se aproximando e seu filho conseguiu o papel de marinheiro em um concerto escolar? Ou você simplesmente decidiu usar uma roupa tão incomum na matinê? Nesse caso, os pais começam a escolher a fantasia certa. Se normalmente não há problemas em encontrar calça boca de sino preta e camisa branca, bem como lenço de gola azul, essas peças de roupa são muito comuns para outros fins, então o boné é um recurso característico, “altamente especializado”. Não há nada de errado nisso, costurar é bem simples.
Qual é a aparência de uma calota marítima?
Este cocar, como já dissemos, é a forma de boné geralmente aceita na Marinha que não possui viseira. No exército, esse boné começou a ser usado em 1811 e inicialmente também era usado por soldados de infantaria e artilheiros. Com a reforma de 1850, o direito ao uso exclusivo passou para a Marinha e, desde 1874, o estilo, a presença obrigatória de fitas e seu comprimento (pelo menos 40 cm) foram aprovados legislativamente.A partir de 1878, começaram a ser feitas inscrições indicando o local de serviço ou navio, e fitas pretas e douradas de São Jorge foram usadas nos uniformes de gala.
A Rússia Soviética fez apenas alterações formais no formulário em relação à fonte e à borda branca. Notemos que esta é uma invenção exclusivamente russa, embora posteriormente as marinhas de muitos países tenham começado a copiar o cocar confortável e prático.
A versão moderna que faremos para a criança fica assim e tem formatos diferentes para homem e mulher.
O que é necessário para costurar um boné de marinheiro
Serão necessários os seguintes materiais e ferramentas para costura:
- tecido com suporte em cola - dublerina;
- fitas azuis e brancas;
- tecido liso das mesmas cores;
- tesoura, agulha, linhas brancas e azuis, folha de papel, lápis ou caneta, régua;
- uma máquina de costura irá acelerar o processo, mas não de forma crítica – também funcionará muito bem à mão;
- e, o mais importante, a âncora em forma de aplique ou simplesmente impressa em impressora e cuidadosamente recortada.
Padrão para fazer viseira para menino
Primeiro, meça o perímetro cefálico (PC) da criança. No papel precisamos construir um retângulo cuja largura seja igual a este valor e a altura seja 7 centímetros. Esta será a futura banda.
Desenhe também dois círculos - um sólido, doze centímetros maior que o OG (parte superior), e o segundo - dez centímetros maior que o OG, mas em formato de donut, com um furo redondo no meio. O diâmetro desse furo é igual ao OG (ou seja, o comprimento do retângulo; quando dobrado, será costurado exatamente aqui).
Transferimos os padrões resultantes para o doublerin e os recortamos, deixando uma margem de costura de um centímetro, inclusive ao longo da borda do furo interno.Em seguida, com um ferro quente, cole o retângulo no tecido azul e os círculos no tecido branco.
Como costurar um boné de marinheiro com as próprias mãos
A faixa deve ficar bem justa - dobre o retângulo ao meio e passe a ferro. Você pode usar uma inserção de outro tecido denso ou adicionar mais algumas camadas - mas lembre-se que você ainda terá que costurar, então não exagere. Você pode fazer uma inserção de papelão um pouco menor para não precisar furar a vedação ao aplicar as costuras.
Ambos os círculos devem ser fixados ou alinhavados - o principal é que fique liso - os centros devem coincidir. Como lembramos, a parte superior é vários centímetros maior - dobrando-a, costure duas partes ao longo da borda externa. Você pode cortar para que não haja dobras, caso contrário, haverá tubérculos ao longo da borda. A beleza da costura não é crítica - ela vai acabar dentro.
Vire o produto resultante do avesso e passe-o bem.
Agora é a vez da tira - ela é costurada no furo interno. Não se apresse em costurar imediatamente - use alfinetes ou alinhavos para conseguir a posição correta, digamos imediatamente - esta é a etapa mais difícil.
Todas as peças devem caber sem dobras ou distorções, verifique tudo com atenção antes do firmware final.
Resta-nos a ação obrigatória e mais simples - a decoração. Duas fitas de cetim azuis (na altura dos ombros, conforme costume marítimo) precisam ser costuradas nas costas (onde fica a costura da faixa), e a âncora deve ser colada na frente. Em vez de uma âncora, você pode usar outros símbolos marítimos, deixamos isso ao seu critério; até mesmo uma inscrição, por exemplo, “Morflot” ou “Aurora” seria apropriada.